Mostra Sustentável encerra 2018 com entrega do prédio do reformado

Horário de verão começa neste fim de semana
31 de outubro de 2018
Nutricionista revela protocolo exclusivo de sucos para turbinar o bronzeado
1 de novembro de 2018

Evento teve aumento de 150% no número de visitantes com relação à edição passada

Com a finalização das atividades da 2ª edição da Mostra Sustentável, o prédio do Serviço de Saúde Cândido Ferreira será entregue com todas as intervenções e benfeitorias geradas pela exposição, no dia 30 de outubro. A edição 2018 recebeu mais de 5 mil visitantes em seis semanas de exposição, representando um aumento de 150% com relação ao número de visitantes da primeira edição. A Mostra é um evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que reuniu, neste ano, mais de 70 expositores para a revitalização de 40 ambientes em prol de uma causa social. O evento recebeu visitantes de 8 estados brasileiros, além de Canadá, EUA e Austrália.

“Estamos ansiosos para devolver o prédio reformado aos dirigentes do Cândido. Acreditamos que eles ficarão muito satisfeitos com os resultados da reforma que realizamos através da Mostra Sustentável e que será uma fonte de recursos por meio do aluguel de salas e eventos que poderão ser realizados ali”, explica o idealizador e realizador do projeto, Fernando Caparica Santos.

Ao todo, a Mostra proporcionou a revitalização de 3 mil metros quadrados, sendo 2 mil de área construída e mil metros de paisagismo. Foram utilizados materiais e conceitos sustentáveis, inclusive nas obras de arte e decoração, provando que sustentabilidade, sofisticação e bom gosto podem ser partes de um mesmo projeto de design de interiores. Com as intervenções, foram geradas mais de 100 toneladas de resíduos e 20% deste montante já foi reaproveitado nas construções de ambientes e o restante foi utilizado para pavimentação de outras áreas do Cândido.

“O investimento estimado para uma reforma como a realizada pela Mostra é superior a R$2 milhões. Além do reparo em estrutura e execução de novos revestimentos em pisos, paredes e forros, foram projetadas e executadas novas instalações elétricas e hidráulicas. Sistemas de geração de energia por painéis fotovoltaicos e de reuso de água de chuva também ficam como legado à instituição”, explica Fernando.

O legado social é a principal herança da Mostra Sustentável que, de forma direta, contribuiu para que o Serviço de Saúde Cândido Ferreira tenha maneiras de melhorar a arrecadação de fundos. Segundo a Superintendente do Cândido Ferreira, Kennia, a princípio o prédio não será ocupado para assuntos administrativos e deverá assumir o perfil de fonte de renda para que consigam qualificar os atendimentos.

“A sede vai ter um local onde poderemos realizar a captação de recursos. Já temos o Pátio das Artes reservado para sediar um grande bazar para captação de recursos. Também alugamos o salão onde aconteceram as Sustentalks por oito finais de semana para uma empresa realizar palestras e workshops. De modo geral, queremos disponibilizar o prédio para grandes eventos e como espaços para co-working. Queremos ser referência em eco espaço, pois, temos estacionamento, restaurante e a estrutura completa para receber essa demanda”, pontua Kennia Oliveira.

Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE

O Brasil é um dos países que mais emitem Gases de Efeito Estufa e com o objetivo de compensar os impactos gerados com as obras, deslocamento de palestrantes e todas as atividades da Mostra, já foram plantadas 400 mudas de árvores compensando as emissões das duas edições. Em parceria com a Secretaria do Verde de Campinas, responsável pela realização do cálculo da quantidade de emissões com a quantidade de mudas, a organização da Mostra juntamente com o Cândido Ferreira e a subprefeitura de Sousas, realizaram o plantio das espécies nativas dentro de uma área da própria instituição.

“Apesar da compensação de emissões de gases de efeito estufa não ser uma exigência legal, esta ação faz parte da Mostra desde a sua concepção. A questão ambiental é um dos pilares da sustentabilidade”, finaliza Caparica.

Sobre a Mostra+Sustentável

Evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 executando uma transformação social positiva, reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando a revitalização de uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão. Em sua primeira edição, o projeto selecionou o Lar dos Velhinhos de Campinas e, em 2018, revitalizou o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira. O projeto também realiza ativações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.