Mostra Sonhos de Ninar conta com 14 ambientações para quarto infantil

Marca inglesa de produtos infantis intensifica operações no Brasil
20 de outubro de 2023
7 em cada 10 familias brasileiras ficaram endividadas em setembro
20 de outubro de 2023

Referência nacional em decoração para quartos infantis, a Sonhos de Ninar inaugura uma nova mostra no dia 24 de outubro em sua unidade do bairro Batel

São 14 ambientes assinados por arquitetas e designers de interiores renomadas de Curitiba que apresentam tendências em cores e composições junto do lançamento de duas linhas de berços e cômodas: “Aquarela” e “Fio”, da Cia. do Móvel.

A mostra ocupa os dois andares da loja e traz quartos para recém-nascidos e crianças de até 10 anos, incluindo layouts para quartos compartilhados por gêneros e idades diferentes. As dez profissionais que projetaram os quartos escolheram crianças – de sua família ou de influenciadoras – para homenagear, e contaram com a personalização da Sonhos de Ninar em papel de parede, marcenaria, enxoval e itens decorativos para deixar os ambientes ainda mais especiais e únicos.

“Passamos a personalizar a parte de serralheria em nossa fábrica. Nesta mostra, a designer de interiores Bruna Justi assina um quarto em que os pés do berço “Sonhos” e da cômoda estão em metal dourado”, adianta Gisele Carrão, sócio-proprietária. O berço é um dos modelos mais vendidos em todo o Brasil por sua configuração 4×1 – miniberço, berço, minicama e mesa com cadeira.

Outra novidade na mostra da Sonhos de Ninar são os lançamentos da Eucatex, marca parceira que forneceu chapas em cores e acabamentos novos para a parte de marcenaria, trabalhando tonalidades mais suaves e superfícies acetinadas e brilhantes.

O uso de cores neutras e em tons pouco saturados também se destacam na mostra, uma solução para projetar quartos divididos por crianças de gêneros diferentes. O quarto de gêmeos projetado pela arquiteta Ângela Russi é um desses casos. Ela usou o mobiliário da linha “Aquarela” nas cores verde e branco para os berços, com um tecido na cor rosa antigo para o enxoval da menina e o tema de cachorrinhos para decorar o quarto.

Sonhos de Ninar: 25 anos

Quando começou a bordar seu primeiro enxoval, Gisele Carrão estava grávida da primeira filha. Era 1999, e ela trabalhava na feira de domingo do Largo da Ordem, vendendo cúpulas para abajures e bonecos para decoração de quartos infantis, ela aproveitou para levar algumas peças extras para mostrar à clientela. Foi um sucesso: por anos, entregava semanalmente uma média de dois enxovais completos, totalmente personalizados por ela.

Em 2007, Gisele deu um passo importante: deixou a feira do Largo e apostou em seu primeiro ponto comercial. De lá para cá, a Sonhos de Ninar virou sinônimo de decoração infantil em Curitiba e o cuidado com o acabamento dos bordados seguiu o mesmo. Hoje, com duas lojas e uma fábrica, a marca produz cerca de 30 enxovais personalizados semanalmente, e também conta com uma área para produção em marcenaria, serralheria, tapeçaria, bichos de pelúcia e papel de parede. “O que a mamãe imaginar, a gente consegue transformar em realidade”, diz Gisele.

A trajetória de empreendedorismo e sucesso de Gisele foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Curitiba em 2018, quando ela foi uma das 18 mulheres empreendedoras homenageadas. “Não é um caminho fácil nem curto. É longo, mas recompensador olhar para trás e ver tudo o que realizamos”, finaliza.

Confira as profissionais presentes na Mostra Sonhos de Ninar 2023:

  • Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura) – Sonho de Alice (quarto da moça), homenagem à filha de Mariana Almeida Bastos
  • Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura) – Aventura Espacial (quarto de menino)
  • Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura) – Jardim Secreto (quarto de bebê menina)
  • Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura) – Na Era dos Dinossauros (quarto para irmãos meninos)
  • Bruna Justi – Quarto Urso Polar (História de Davi)
  • Mari Saltini – Arca de Noé, homenagem a seus filhos, Noah e Leon
  • Nonnie Fenianos – Fundo do Mar, homenagem ao seu neto Natan
  • Bruna Justi, Mari Saltini e Nonnie Fenianos – Brinquedoteca (Jardim do Éden), homenagem a Beni e Nina, filhos de Sil Piragine.
  • Quilze Travagin – Quarto Arco-Íris (um menino e uma recém-nascida), homenagem a seus filhos, Benício e Betina.
  • Quilze Travagin – Quarto Jardim (menina recém-nascida)
  • Juliana Marques e Roberta Lanza (Griff Arquitetura) – Jardim da Bailarina,homenagem à Antonella, filha do hairstylist Robson Souza.
  • Indira Macedo – Quarto dos Esportes
  • Angela Russi – Quarto dos Gêmeos (um menino e uma menina recém-nascidos), homenagem a Maria Victoria e Antônio, gêmeos recém-nascidos de Maria Victória Mansur
  • Vitrine – Cogumelos

Confira detalhes sobre cada quarto:

Vitrine: Cogumelos

Equipe Sonhos de Ninar

O tema cogumelos tem tudo a ver com a macrotendência de reconexão com a natureza. O quarto da vitrine, montado pela equipe da Sonhos de Ninar, leva cores neutras terrosas, como o terracota, o amarelo queimado, os marrons e beges, além de outros tons neutros que dialogam com o papel de parede temático da Sonhos de Ninar. O quarto montado é para um recém-nascido, e traz no enxoval, roupinhas e acessórios outros elementos da natureza, como o sol, e bichos que têm cores parecidas com os tons terrosos, como leão e macaco.

Quarto Sonho de Alice

Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)

Pensando no momento de transição da infância para a adolescência, as arquitetas da Kids Arquitetura fizeram um “quarto da moça” em homenagem à Alice, de 10 anos, filha da influencer de estilo de vida e maternidade Mariana Almeida Bastos.

O destaque do cômodo é o armário de portas de vidro e perfil dourado, produzido pela Sonhos de Ninar a partir do desenho da Kids Arquitetura, em que uma iluminação embutida no móvel valoriza as peças expostas. Os demais móveis estão na cor branca, em estilo contemporâneo, como a cama e uma penteadeira que pode ser também uma bancada para estudos.

Alguns itens do quarto remetem à infância e ao mundo de fantasia, como as borboletas e flores do papel de parede, que podem ser trocados quando o quarto precisar assumir uma cara mais “adulta”.

Quarto Aventura Espacial

Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)

O quarto lúdico projetado para um menino explora o tema espacial no papel de parede e foi composto com a linha “Play” da Quater, uma collab da Kids Arquitetura com a marca em 2022. Os móveis do cômodo são cama, armário, nicho organizador e escrivaninha.

A cama vem com a possibilidade de fazer uma casinha, e tem mesa, gaveta na parte inferior, uma escadinha e um escorregador. O armário pode ser montado sem portas, como um closet aberto, e a escrivaninha tem a altura ajustável da bancada, e acompanha o crescimento da criança.

Quarto Jardim Secreto

Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)

Neste quarto para menina, as fadas estão por toda parte: penduradas na árvore feita em marcenaria em um dos cantos do quarto, elas compõem o ambiente junto de flores e borboletas. A cama da linha “Paglia” traz detalhes de um trançado na cabeceira, seguindo a tendência de materiais naturais e tramas que lembram as feitas manualmente.

Os tons de rosa contrastam com detalhes em verde do enxoval e nos detalhes da cadeira e da escrivaninha do cômodo. Um dos papéis de parede da Sonhos de Ninar foi personalizado especialmente para o ambiente, com a pintura de borboletas em aquarela. Nas almofadas, detalhes bordados à mão, como as flores em alto relevo, e uma aplicação de borboleta “pousada” no acessório.

Quarto Na Era dos Dinossauros

Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)

Pouco usual na organização dos móveis em quartos divididos por irmãos, a disposição das camas em um canto, formando um L, é uma otimização de espaço sugerida pelas arquitetas da Kids Arquitetura, Keyla Kinder e Fernanda Viero. O dormitório duplo é em tons neutros para acomodar um casal de irmãos em idades diferentes, e o modelo da cama “Arcos” permite que o móvel seja montado de várias formas, usando as “cercas” como cabeceira, grade protetora ou ainda em uma configuração de sofá.

Ao contrário das camas paralelas, que limitam a área livre para brincar, no ambiente Na Era dos Dinossauros, o meio do quarto fica livre para que as crianças usem o miniescorregador que acompanha a cama, e o quarto acomoda uma escrivaninha e um armário sem prejuízo de espaço. O modelo também pode ser montado como uma cama montessoriana, ou seja, em uma altura que a criança, mesmo que ainda esteja engatinhando, possa subir e descer da cama sem riscos.

Da linha “Arcos”, o quarto tem ainda o armário, feito sob medida para o ambiente. Espelho, papel de parede e outros acessórios e acabamentos seguem a mesma linha do mobiliário, com formas geométricas e tons de verde e cinza dentro da paleta dos móveis. Um painel em marcenaria com iluminação embutida ilumina indiretamente o ambiente e valoriza o papel de parede com mapa-múndi.

Quarto e Brinquedoteca Jardim do Éden

Mariana Saltini (Mariana Saltini Arquitetura + Design), Bruna Justi (Bruna Justi Interiores) e Nonnie Fenianos (Nonnie Fenianos Arquitetura)

O ambiente Jardim do Éden é um quarto com brinquedoteca criado a seis mãos pelas arquitetas Mariana Saltini, Bruna Justi e Nonnie Fenianos. Com base na história bíblica do Jardim do Éden, as arquitetas usaram frutas e animais para montar o quarto que conta a história do mundo perfeito, em que todos os seres viviam em harmonia. As cores escolhidas foram as primárias e secundárias, com uma mistura de elementos e de ambientes para estimular a criatividade e brincadeiras das crianças.

O quarto foi montado para dois irmãos de gêneros diferentes e para um bebê recém-nascido, por isso traz um beliche da linha “Twin”, uma cama em formato de casinha e um berço da linha “Fio”. Um mezanino foi montado para acomodar a brinquedoteca na parte debaixo, com nichos organizadores e uma escadinha. No centro do ambiente, uma árvore feita em marcenaria traz um “esconderijo” dentro de seu tronco, e por meio dos galhos passa um escorregador que sai de cima do mezanino.

No enxoval, almofadas de tricô em formato de frutas e animais, tema que se repete no papel de parede feito exclusivamente para o ambiente e produzido pela Sonhos de Ninar.

Em tons pastel e estilo aquarelado, a artista Veronica Fukuda retratou árvores, frutas e outros elementos da natureza de forma bastante lúdica, usando frutas como abacaxi, uva e melancia “brotando” de árvores.

Quarto Urso Polar

Bruna Justi (Bruna Justi Interiores)

Fazendo referência à história bíblica de Davi, que lutou com um urso para proteger as ovelhas de seu pai, a designer de interiores Bruna Justi escolheu o tema do Ártico, colocando o urso polar como personagem principal e um cardume de peixes fazendo alusão ao rebanho. A marcenaria, cores e estampas em azul, cinza e branco dão a ideia de movimento, como as ondas do mar.

O quarto para recém-nascido leva em conta a funcionalidade do espaço e a adaptação da decoração conforme a criança cresce. Três papéis de parede foram escolhidos pela atemporalidade de suas cores e texturas: linho cru, azul aquarelado em degradê e chevron em branco e azul claros. O papel de parede em degradê foi uma personalização feita pela Sonhos de Ninar especialmente para aplicar no painel em L que sobe da parede ao teto do ambiente. O enxoval, nos tons cinza, azul e branco, foram igualmente personalizados pela marca.

As arandelas e luminária em metal foram projetadas pela F2 Iluminação e trabalham uma luz mais difusa no quarto. O guarda-roupa com quatro portas foi feito a partir das chapas Blue Sky e Branco Max da Eucatex, e o espaço em que fica o berço Sonhos acomoda uma cama de casal, sem necessidade de alterar a estrutura do armário no futuro. A cômoda foi projetada por Bruna, com um detalhe em serralheria dourada no pé do móvel e do berço, dando um tom mais clássico à decoração contemporânea do quarto.

Quarto Fundo do Mar

Nonnie Fenianos (Nonnie Fenianos Arquitetura)

A arquiteta projetou um quarto em homenagem ao seu neto recém-nascido, Nathan, e se inspirou na história bíblica de Jonas e a baleia para escolher o fundo do mar como tema. O ponto de partida para a criação da paleta de cores foi o desenho do papel de parede e do adesivo aplicado no piso, criados pela artista e sobrinha de Nonnie, Luiza Paladino Fenianos, de 15 anos. Os materiais foram produzidos pela Sonhos de Ninar especialmente para o quarto.

Peixes, algas e bolhas são os elementos presentes na decoração, em tons de verde escuro e azul claro. O leiaute do quarto acomoda uma cama-barco em marcenaria e um berço da linha “Fio” e a poltrona de amamentação Daiana.

Nonnie projetou uma estrutura de barco em marcenaria curva para a cama, com duas gavetas na parte debaixo para guardar brinquedos e outros itens. A altura do móvel foi propositalmente baixa para facilitar o acesso da criança quando ela começar a andar.

O enxoval e os bichos de pelúcia ajudam a criar a atmosfera de fundo do mar, juntamente com as “bolhas” coloridas em marcenaria aplicadas na parede, retiradas das placas Eucatex que formam o guarda-roupa.

Quarto Arca de Noé

Mariana Saltini (Mariana Saltini Arquitetura + Design)

O quarto para irmãos projetado pela arquiteta Mariana Saltini conta a história bíblica da Arca de Noé através da marcenaria nas paredes e mobiliário lúdico. O espaço homenageia seus filhos Noah (6 anos) e Leon (1 ano), em um ambiente em que cores intensas e suaves se complementam.

O painel em marcenaria com um arco-íris e mar se destacam na parede em que está o berço “Sonhos”, que leva um detalhe personalizado para lembrar um barco à vela, e a poltrona de amamentação em bouclé branco. Na parede oposta, a cama “Kids” foi personalizada pela Sonhos de Ninar, com marcenaria que lembra uma arca. A partir do desenho da arquiteta, a multifuncionalidade do móvel é uma solução para manter o quarto com mais espaço quando o bebê crescer. Além de camas, o móvel tem uma estante para guardar brinquedos de um lado e uma escrivaninha do outro. A personalização pela Sonhos de Ninar também foi feita nas cortinas, no enxoval para as duas crianças, e no tapete assimétrico que contorna o berço.

Para integrar a cômoda da linha “Sonhos” ao ambiente, Mariana Saltini projetou um armário com um nicho para encaixá-la e assim garantiu que o trocador estivesse próximo dos itens necessários para a troca do bebê.

Quartos dos Esportes

Indira Macedo (Indira Macedo Arquitetura)

Com o tema esportes, o ambiente projetado por Indira Macedo apresenta cores claras para um quarto de menino recém-nascido. As cores, papéis de parede e o enxoval foram pensados para acompanhar a criança até o fim da infância, podendo ser adaptados pequenas transformações no futuro: uma parede offwhite, outra com papel de parede bege e branco.

O enxoval traz elementos do futebol americano, basquete, futebol e beisebol ilustrados em bordados com ursinhos, e as almofadas produzidas pela Sonhos de Ninar exclusivamente para o ambiente são em forma das bolas dos esportes. O berço, a cama e a cômoda são da linha “Paglia”, com detalhes em ratan na cabeceira e nas gavetas. Os tons dos móveis estão dentro da paleta de bege, branco e cinza claro, que predominam no quarto, com alguns detalhes em caramelo.

Quarto Arco-Íris

Quilze Travagin (Quilze Travagin Arquitetura)

Praticidade e decoração em cores terrosas são a tônica deste ambiente. O quarto é uma homenagem da arquiteta a seus filhos, Benício e Betina, um menino na primeira infância e uma menina recém-nascida. O arco-íris, que dá nome ao ambiente, foi aplicado em uma das paredes em marcenaria, e predomina no quarto o tom terracota, uma escolha neutra para acomodar as particularidades da decoração de cada filho.

Em estilo contemporâneo, Quilze mesclou a linha Sonhos e a linha Link, no ambiente, trazendo cômoda e berço da primeira e a cama da segunda. A personalização feita pela Sonhos de Ninar foi no revestimento da poltrona de amamentação, nos tapetes orgânicos, desenhados por Quilze, e no enxoval para cada uma das crianças.

Os detalhes para cada gênero estão presentes nos enxovais, com um bordado de arco-íris se desmanchando em flores para a menina e tons de verde nas almofadas e demais elementos da cama do menino. Nas paredes, a pintura perolizada off white da DecorColor traz um efeito etéreo, como se nuvens envolvessem o espaço. Na entrada do quarto, uma aquarela da artista Vanessa Almeida, da Vane Almeida Art, traz um efeito esfumado que dialoga com o enxoval criado pela Sonhos de Ninar.

Quarto Pequeno Jardim

Quilze Travagin (Quilze Travagin Arquitetura)

Neste quarto de 8 metros quadrados, a decoração parte do papel de parede que estampa uma grande árvore. Para dar a sensação de amplitude, a arquiteta trabalhou com cores claras e padronagem pequena e delicada no enxoval, em salmão com detalhes em verde folha e off-white.

Elementos como borboletas, cogumelos, flores e folhas compõem a decoração, que é delicada e feminina. Para o mobiliário, a escolha foi por móveis da linha “Classic” para cômoda e cama e a linha “Sonhos” para o berço , o que faz com que o ambiente tenha uma unidade e fique harmônico.

Quarto Jardim da Bailarina

Juliana Marques e Roberta Lanza (Griff Arquitetura)

Na paleta desse quarto para uma menina na primeira infância, verde menta e rosa se complementam em um ambiente lúdico. O cômodo tem uma cama da linha “Play” com uma estrutura de casinha, e um miniescorregador e escadinha para auxiliar a menina a subir. A ideia das arquitetas foi dar um toque feminino nas cores e divertido na funcionalidade, para estimular a imaginação e brincadeiras no ambiente.

Um balanço feito em cordas, produzido pela Hako Móveis, é o ponto de destaque do ambiente, pendurado entre dois nichos organizadores. A marcenaria foi feita com chapas Eucatex em acabamento laca gloss em verde metalizado, que dialoga com as cores do papel de parede e enxoval personalizado da Sonhos de Ninar, em rosa e verde. No papel de parede, uma bailarina dança em meio a um jardim, formando um cenário bucólico atrás da cama da criança.

Quarto dos gêmeos

Angela Russi (Angela Russi Arquitetura e Decoração)

Pensando em gêmeos recém-nascidos de gêneros diferentes, a arquiteta Angela Russi projetou um quarto em tons de verde e branco com a linha Aquarela, lançamento de 2023 na Sonhos de Ninar. O estilo contemporâneo dos móveis torna o quarto moderno e a escolha de padronagem atemporal permite que os gêmeos continuem dividindo o quarto quando os berços forem adaptados para minicamas.

As cores aparecem nas estampas de papel de parede em xadrez e também bolinhas, com elementos decorativos de cachorrinho, e uma pintura personalizada sobre a aplicação.

Os enxovais, personalizados pela Sonhos de Ninar, trazem um rosa pálido para os tecidos do berço da menina, com detalhes em verde e branco. No enxoval para o menino, o verde claro e o branco predominam, em harmonia com as cores do ambiente.

Serviço

Abertura da Mostra de quartos infantis: 24 de outubro na unidade da Sonhos de Ninar Batel

Sonhos de Ninar – em dois endereços:

Unidade Batel

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.742, Batel

Abre de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h

Unidade Juvevê

Rua Augusto Stresser, 1.035, Juvevê

Abre de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h

crédito fotos: Marcelo Stammer