Mostra Artefacto Curitiba “O Essencial para Morar Bem”

Tudo o que é preciso saber para deixar os fios brancos bem cuidados durante a primavera e o verão
5 de outubro de 2020
Violência contra a mulher é tema do Movimento UMA
5 de outubro de 2020

São 20 ambientes assinados por 29 profissionais

As previsões para os próximos anos apontam para residências capazes de relaxar e reconectar com o que importa de verdade. O que é “Essencial para morar bem”? O tema da Mostra Artefacto Curitiba não poderia ser mais acertado. Hoje, ela abre as portas com 20 ambientes capazes de materializar os anseios do público por conforto, design e elegância. “Os tempos mudam cada vez mais rápido e a Artefacto, com o compromisso de se manter atualizada para superar as expectativas dos nossos clientes e amigos, continua apostando na evolução da tradição. Para isso, interpretar a casa contemporânea e os novos hábitos de consumo, assim como fazer um uso mais racional dos recursos ambientais em cada etapa do processo de construção de uma peça, é tão fundamental quanto a valorização do fatto a mano, principal característica do DNA Artefacto , que aposta alto na integridade do desenho e no respeito aos designers com produtos totalmente patenteados”, conta Paulo Bacchi, CEO da marca.

Sobre a Artefacto

Com quase 45 anos de história, a Artefacto hoje se tornou referência em mobília de alto padrão. Agora a marca dá outro passo importante apresentando a terceira geração da família Bacchi. “Meus filhos estão sendo preparados assim como fui preparado pelo avô deles, o Albino Bacchi. Cresci na indústria, passei por todos os processos, convivi de perto com grandes arquitetos que escreveram capítulos importantes dos interiores no Brasil confiando na nossa marca, para depois montar a operação lá́ na América do Norte – hoje a Artefacto é líder de mobília no sul dos Estados Unidos. Formados pela Universidade de Miami, cada qual com suas características e qualidades especificas, eles entram de forma permanente: Pietro na área de Vendas e Marketing; Bruno tocando Logística e Investimentos”, explica Paulo Bacchi. “Convidamos você̂ a vivenciar a coleção Artefacto Edition 2020, que mais uma vez prestigia a integridade do desenho em móveis 100% patenteados. Essenciais também são nossos parceiros em mais uma edição da mostra Artefacto, evento que há́ algum tempo já́ foi absorvido pelo calendário das exposições de décor mais importantes do país. Muito mais do que furniture, a Artefacto representa mesmo um estilo de vida cool, confortável e elegante”, conclui o CEO.

Patricia Anastassiadis para Artefacto

Quando convidou Patricia Anastassiadis para assumir a direção de criação dos produtos, seis anos atrás, Paulo Bacchi sabia bem o que queria. Àquela altura, a marca já́ contava mais de quatro décadas como sinônimo de excelência no mercado nacional, com um público fiel tanto final, quanto de especificadores, incluindo as grandes estrelas da arquitetura desta e de outras terras. A Edition 2020 conta com 20 peças que reforçam o compromisso com a atemporalidade e o propósito em desenvolver produtos de design que rompam com a sua linha do tempo sem perder a relevância estética e a funcionalidade. As formas elementares constituem um dos pontos de partida de seu traçado. “O ângulo reto é uma invenção humana, não existe na natureza. Por isso, buscamos uma relação mais direta com o corpo, a curvatura da anatomia, o que proporciona uma maior relação de afeto”, conta a arquiteta, que se inspirou em três moods complementares que podem ser notados conceitualmente nas peças, nos seus formatos, texturas e cores.

Japan-Ness – Simplicidade, elegância, leveza e conforto. Esse mood resgata a potência do design por meio dos traços limpos e das linhas retas, puras, acionando fundamentos sobre essencialidade/elementaridade que embasam o minimalismo japonês, cujas estruturas se sustentam sobre a dinâmica poética entre vazios e preenchidos – o espaço ocupado e o espaço livre de ocupação. Modularidade, movimento, Yin-Yang, complementaridade.

ARP – Colhido direto na fonte do Abstracionismo alemão do século 20, é uma homenagem ao artista Jean Arp, reconhecido pela organicidade das formas e padronagens livres, soltas, pluriformes. A ergonomia e a funcionalidade são resultado de um complexo estudo de relevos escultóricos, geometrias desconstruídas, luzes e sombras. Ângulos imponderáveis transportam o imaginário coletivo para o mundo natural limpo das artificialidades da civilização industrializada.

Food for Thought – A busca por uma reconexão entre o ser humano e suas origens ancestrais lidera esse mood que, traduzido, significa “alimento para a mente”. A nutrição do corpo, fundamental para a preservação/evolução de toda espécie, transborda para o cérebro e ativa o campo sensorial com intensidade ao provocar o pensamento a desbravar limiares antes inimagináveis, porém intuitivos e indissociáveis de quem somos. Forma, função, emoção.

Confira mais sobre os ambientes da Mostra Artefacto Curitiba:

Ana Sikorski, Kátia Azevedo e Flavia Glanert

Um mix de experiências aguarda os visitantes na primeira loja Artefacto Home em Curitiba. Essa é a promessa de Ana Sikorski, Kátia Azevedo e Flavia Glanert. Para receber todos os objetos de decoração da marca, elas criaram nichos moldados na própria parede em formatos orgânicos dando a sensação fluida e natural e criando um plano de fundo suave e harmônico, onde os produtos Home ganharam ainda mais destaque. O uso de formas orgânicas com essência mediterrânea, partiu do princípio de valorizar a linha de mobiliário e objetos da marca. “Priorizamos o uso de tons naturais e terrosos, além de formas orgânicas e retas, em sintonia com materiais nobres, como o granito exótico Vogue, a madeira Louro Preto, laca e a soleta SKIN, exclusiva da linha Artefacto”, contam as profissionais.Os objetos da linha Home aparecem em diferentes momentos, decorando ou expondo, ou fazem vezes de prateleira, como foi proposto o uso da bandeja. O espaço é leve, único e criativo.

Destaques no mobiliário: carrinho de chá Semai em acabamento louro mate.

André Bertoluci

Para 2020, André Bertoluci propõe um ambiente imponente e leve ao mesmo tempo. Com base nesse princípio, ele apresenta um Loft amplo, integrado e clean, que é essencial para morar bem e ter momentos com a família e amigos. Sem luxos excessivos, mas com sofisticação, o espaço é invadido pela base branca, que ajuda a destacar a grande lareira em Corian. Os sofás Argand, em formas curvas e fluidas, trazem simetria e equilíbrio. A vista para o jardim interno oferece luz natural na medida certa. A composição de tons sóbrios, mesclando branco com cinza e preto, coloca a atenção nas obras de arte e quadros em diversas composições. “Meu desejo é que as pessoas se sintam acolhidas no espaço com mobiliário cheio de design e personalidade”, conta o arquiteto. Para ele a atmosfera criada pelo pé direito alto e as lindas treliças de madeira branca aparentes deixam o ambiente ainda mais agradável para usufruir de todas as maneiras, seja para um jantar, para receber amigos ou relaxar.

Destaques no mobiliário: poltrona Carrie, sofá Argand, pela elegância do design, curvas suntuosas que encantam e trazem muito charme para o ambiente.

Caroline Andrusko

O essencial é se sentir bem nos ambientes onde vivemos. E perceber que a arquitetura reflete como somos. Com esse olhar, a arquiteta Caroline Andrusko apresenta uma suíte master luxuosa e requintada. “Eu quis criar um conceito diferente. Para isso, projetei espaços dentro de um mesmo ambiente para que o usuário pudesse fazer várias atividades. Assim, se encaixando dentro do objetivo de morar bem, a pessoa tem o espaço de dormir, de relaxar, de estar, de trabalhar, de meditar, entre outras possibilidades”, conta a profissional. Para ela, o destaque deste espaço é a integração de diversos usos em um ambiente de maneira fluida. Com predominância de tons claros, o mobiliário ganhou revestimentos naturais e suaves ao toque: linho, camurça e couro. Outro destaque são as obras de arte de Ryan Hyrz, que acrescentam personalidade e humanizam o ambiente.

Destaques no mobiliário: Adoramos a composição do todos os móveis do nosso espaço, mas os preferidos são: sofá Harrison com braços em couro, cria um jogo de textura monocromática.

Cymara e Camila Largura e Jacy Ebrahim

Em um espaço com 110 m2, Cymara e Camila Largura e Jacy Ebrahim criaram um ambiente capaz de encher os olhos do visitante. “Interpretamos o tema da Mostra com conforto, carinho e abraço, um ambiente de aconchego pronto para receber e conviver com que amamos”, conta Cymara. Para elas, o Essencial é a família, seja ela de sangue ou coração. Projetado em tons claros e uso de muito material natural, como linho, camurça e fibras, o espaço possui uma adega, área de home theater e homeoffice. Uma das surpresas é a mesa de jantar que pode ser usada, também, para jogo de bilhar. Ou seja, tudo pronto para atender todas as necessidades”, pontua Cymara.

Destaques no mobiliário: O balanço Apuí, assinado por Sérgio Mattos, e a mesa La La Land, que traz duas opções de uso em uma só peça, abraçando a diversão com a funcionalidade.

Deborah Nicolau

Deborah Nicolau faz sua estreia na Mostra Artefacto em um espaço cheio de personalidade. “Sempre dou início aos meus projetos prezando por conforto, bem estar e funcionalidade. Nesse momento de recolhimento, ficou ainda mais nítido que realmente é essencial investir nesse local de intimidade, que é o nosso lar”, afirma a profissional. Foi assim que o estar íntimo com lareira, e sala de jantar, nasceram. Com a proposta de apresentar um ambiente intimista e aconchegante, Deborah apostou na mesa de jantar Halston, composta com as cadeiras Carrie em tom ameixa. O resultado é um espaço que torna prazerosa a sensação de estar em casa.

Destaques no mobiliário: cadeira Carrie, com suas linhas curvas, super confortáveis e valorizadas pela camurça ameixa.

Elaine Zanon e Claudia Machado

Para Elaine Zanon e Claudia Machado, menos é mais e melhor. Por isso, quem visitar o espaço vai se deparar com um ambiente leve e sutil. “Nossa proposta é oferecer uma experiência de conexão do ser humano com a natureza e consigo mesmo”, contam as profissionais. Para isso, elas abusaram da luz natural, que serviu como base para o mobiliário Artefacto. As peças, com design limpo, ganharam revestimentos naturais e são apresentadas em tons essencialmente brancos. Assim, em conjunto com as fotografias de Charly Techio, todo o ambiente converge para a conexão do ser humano com a natureza e consigo mesmo.

Destaques no mobiliário: mesa Milpa – com tampo retirado de uma fatia de árvore inteira, e os módulos Kadan pelo seu conforto e leveza.

Eliza Schuchovski

“Naturalmente, envelhecemos com o passar dos anos e o momento atual me inspirou a conceber um ambiente em torno do resgate do essencial em uma atmosfera sem excessos materiais e com novo propósito.” É assim que Eliza Shuchovski apresenta sua proposta para um loft com amplas e integradas áreas de convivência. No mobiliário estão peças atemporais, que conversam com os últimos lançamentos da Artefacto, como a cama Harrison e a mesa de jantar Bloom em louro. Outra proposta é a mistura de materiais e cores que influenciaram positivamente para a valorização da brasilidade. “Além da pluralidade de referências na arquitetura, o projeto se preocupa em atender às necessidades das pessoas, mesclando estilos de viver e pensar”, completa Eliza. Para ela, a ergonomia e plástica oferecidos pelas peças exclusivas do grande portfólio Artefacto foram aprimorados pela ousadia e originalidade dos elementos vazados em madeira freijó, desenhados pelo seu escritório.

Destaques no mobiliário: módulos Maddox usados soltos e dando fluidez ao espaço; e a composição de mesas de centro Pandia em louro em conjunto com as leves Carlo Mix encaixadas e sobrepostas criam movimento para a proposta.

Ivan Wodzinsky

O arquiteto Ivan Wodzinsky apresenta um projeto de arquitetura e paisagismo principal da loja, criando uma grande varanda aberta. Um espaço luxuoso, sóbrio e atemporal, que se conecta a cidade e o seu charmoso urbanismo. A varanda coberta, mas não fechada, é repleta de texturas, com a predominância da madeira, brilhos e reflexos das peças e o verde que circunda toda a área. São quase 100m2, em um espaço que forma ligação visual com o público passante em frente à loja, levando a marca para mais perto das pessoas. Do lado oposto ao terraço, Ivan criou um jardim para a loja, composto de diferentes espécies de vegetações. No mobiliário, peças da linha Beach & Country criam uma atmosfera de contemplação, conforto e beleza com módulos estofados Kondey – onde é possível sentar de qualquer lado – e as confortáveis poltronas Kalasi, completam o grande lounge.

Destaques no mobiliário: Destaque para o balanço Angatu, assinado pelo designer Sérgio Mattos, com inspiração na cultura indígena brasileira.

Jayme Bernardo e Glei Tomazi

“Morar bem é ter conforto, fazer boas escolhas, apreciar arte, bons quadros na parede, envolver-se com tudo que te agrada, que traduz sua personalidade. É com prazer que fazemos a leitura de um briefing e colocamos em um ambiente adequado, sempre com muito conforto, beleza e personalidade”. Para Jayme Bernardo e Glei Tomazi, esse é o significado do essencial para morar bem. A tradução desse conceito pode ser acompanhada na vitrine da loja, uma área continua com pé direito alto que, naturalmente, se divide em dois importantes ambientes. No maior deles está um living espaçoso que possibilitou soluções inusitadas. O segundo ambiente, mais intimista, ganhou uma adega climatizada envidraçada. O tapete desenhado especialmente para a Mostra inspirado nos traçados lineares da arte de Carlos Eduardo Zimmermann (in memorian) é um dos destaques do projeto.

Destaques no mobiliário: sofá Illi, poltronas Desert, que são constantemente usadas pelos profissionais em seus projetos.

Jocymara Nicolau e Andréa Posonski

O loft de Jocymara Nicolau e Andréa Posonski é amplo, claro e fluido. A ideia é que o visitante sinta paz e relaxamento ao entrar no espaço. “Pensamos em um lugar onde a pessoa fosse estimulada a olhar para dentro de si mesma, sentindo uma conexão com seu interior”, contam as arquitetas. Para que isso acontecesse, elas apostaram em uma paleta de cores claras e no mobiliário super confortável e leve. A grande instalação no teto permite a entrada de luz natural que, junto com as texturas do ambiente, promovem essa conexão com o essencial e o desejo de “olhar para o alto”.

Destaques no mobiliário: cabeceira Piet, com fibra natural em sua composição e mesas de cabeceira Dean, leves e funcionais.

Jorge Elmor

Para Jorge Elmor, o “morar bem” está em um ambiente amplo, claro e fluido, onde é possível sentir paz e relaxamento. Para isso, o arquiteto usou tons pastéis, suaves e neutros, pontuados com toques leves de cor. A composição do mobiliário foi feita para acolher com conforto, beleza e leveza, seja na textura dos materiais, ou na luz que vem do teto, por meio de uma grande instalação luminosa que invade o ambiente. “Nos despimos dos excessos para nos reconectar com o que nos faz bem e reforça nossa essência. A atmosfera plácida e acolhedora coloca o usuário como protagonista e oferece todo o conforto para realizar as atividades cotidianas”, conta o arquiteto. Ele ainda destaca a bancada em granilite, e as obras de arte da galeria Sérgio Gonçalves como complemento de todo o conceito.

Destaques no mobiliário: O Sofá Lounge, pela sensação de conforto expressada – a primeiro momento – através do contato visual e confirmada na utilização. Poltrona Kan, mesa Lateral Nambu, chaise Indiana, cadeira Sassen, cama Brasília, mesa Bergé II, cômoda Greta.

Juliana Meda

O ambiente de Juliana Meda sugere convivência e integração com a natureza, convidando as pessoas a se conectarem com suas origens. Para isso, ela usou cores que remetem aos elementos naturais, como terracota, cinza e laranja. Outra clara alusão às origens são os bonecos de argila, colocados todos juntos, representando a falta que sentimos de viver em comunidade. “Para mim, essencial é viver bem com outras pessoas, ter paz, intimidade e amizade”, conta a arquiteta. Por isso, o espaço gourmet oferece cores, materiais e mobiliário vibrantes. “É um contraste com a calmaria proposta para os mobiliários de lazer e descanso”, completa Juliana. O resultado é um espaço integrado por área de estar, contemplação, lazer e convivência.

Destaques no mobiliário: as poltronas Corumbau, trançadas a mão e o buffet Kep, com gaveta refrigerada, acabamento em couro e multifuncional.

Larissa Loh

A retomada do sentido primitivo de morar, a reconexão com memórias afetivas somadas a elementos naturais foram as principais motivações no processo criativo de Larissa Loh. Para alcançar este objetivo, a ideia foi trazer um clima rústico, com referências ancestrais, e toques contemporâneos. A ideia é que, ao entrar no ambiente, as pessoas sintam calma, segurança e acolhimento, se identificando com o projeto. A paleta de cores transita entre tons terrosos, rosados, amadeirados e neutros. As texturas escolhidas, como o papel de parede estonado, pedras e madeira natural, fazem referência a elementos da arquitetura vernacular de diversos lugares ao redor no mundo.

No mobiliário, a arquiteta utilizou tecidos com texturas confortáveis e toque macio para os estofados. Na chaise long Kamari, o linho saint barth ameixa se destaca e faz composição com o sofá em linho Leblon Ivory. Já as poltronas Mayu ganharam revestimento de camurça dark cherry para trazer um tom vibrante. Outro destaque é a composições de mesas Lamai em mármore Salak, que também aparece no aparador Manui. O material traz a energia da pedra natural e dialoga com o revestimento em pedra na parede e os tons terrosos e rosados do ambiente.

Destaques no mobiliário: Chaise Long Kamari, pela sua forma orgânica, que remete as boas memórias aliadas ao conforto e bem-estar. A escrivaninha Vell, assinada por Ronald Sason, elegante e leve, tem um desenho que cria a permeabilidade visual com o jardim do espaço.

Margit Soares

living para reunir família e amigos de Margit Soares é um convite a diversão. Funcional, confortável e neutro, o espaço tem muitos lugares graças aos módulos e puffs Maddox. Para oferecer apoio, a profissional lançou mão das mesas de centro Lena – lançamento da nova coleção, acabamento louro radiance – compostas com as mesas de centro Oro dando movimento e sofisticação ao projeto.

Destaques no mobiliário: as poltronas Times, versão baixa, mais largas e harmonizando com a grande composição dos módulos Maddox.

Priscilla Mueller

Em um espaço de 90m2, a arquiteta Priscilla Muller projetou um Lounge, com áreas para living e jantar. “Nesse ambiente pontuamos nossas peças e revestimentos favoritos da Artefacto”, conta Priscila, que coloca simetria e harmonia de tons em cada detalhe do espaço. “Acredito que, além da forma, a função é fundamental. Além de um ambiente visualmente agradável, acho importantíssimo que ele seja útil e confortável para os usuários”, completa.

Aqui, o tema essencial para morar bem aparece em uma proposta acolhedora, que sirva como refúgio. Afinal, a casa, além de ser um lugar de convivência familiar, precisa ser prática e agradável. “No nosso ambiente tentamos refletir esse conceito, com um grande living e jantar fazendo com que os clientes da loja se sintam em casa ao visitar o espaço”, finaliza Priscila.

Destaques no mobiliário: mesa de centro Modi, inspirada no pintor Modigliani, com suas linhas sinuosas, textura de mármore nero em uma lapidação orgânica dão fluidez ao layout. Temos que enfatizar também a poltrona Lena, que da leveza e design ao ambiente.

Renan Mutao, Ary Polis e Bianca Moraes

“Toda vez que pensamos em projetar um ambiente que se conecte com os inúmeros visitantes de uma mostra de decoração, especialmente as mais longas, entramos num grande processo de reflexão que nos faz analisar múltiplos perfis na tentativa de desenvolver traços que nos conectem a esses visitantes e que, por sua vez, os conectem ao nosso projeto”, contam os profissionais Renan Mutao, Ary Polis e Bianca Moraes. E, nessa edição da Mostra Artefacto, eles trazem uma pluralidade de estilos arquitetônicos, onde os elementos clássicos coordenados com mobiliário e obras de arte modernas estão posicionados em um espaço de cores neutras. O azul ultramar foi eleito para trazer a vibração da cor para o ambiente, e aparece em obras de arte e objetos decorativos. Nos revestimentos naturais destaque para o Legno de Macassar e o mármore Nero Serrano. A seda rústica em tom de pérola ilumina o ambiente e o couro neblina, que reveste o sofá, mimetiza com a tonalidade do painel laqueado de boiserie, deixando evidente o elegante capitonê do sofá. O resultado é um espaço cosmopolita, com originalidade nas composições, personalidade marcante, conforto e sofisticação capazes de chamar a atenção do mais jovem ao mais experiente cliente da marca.

Destaques no mobiliário: Sofá Raja em couro natural Houston, a poltrona Lakor em seda Hassan offwhite e a poltrona Maros em veludo Hamburgo Sand.

Samara Barbosa

Um espaço para conviver, jantar e relaxar em frente a lareira. Para Samara Barbosa, essencial é usar formas e cores que traduzem o dia a dia das pessoas, um estilo de morar. “Nesta nova fase que estamos vivendo, percebemos o que realmente importa: estar bem, com saúde e a família unida”, conta a arquiteta. Com essa premissa, ela projetou um ambiente aconchegante, com uso abundante de madeira, cores sóbrias e elegantes. Outro destaque é o espaço com área verde, para integrar a natureza a decoração. O estar íntimo para família – ou mesmo para receber alguns poucos amigos – tem mobiliário confortável para apreciar uma boa conversa regada a vinho.

Destaques no mobiliário: Mesa de jantar Asti, com base revestida em couro, tampo em cristal para o efeito visual e a valorização da coluna. Sofá Jaen, que integra e acolhe no lounge, e o carrinho de chá Semai, que dá o toque final.

Suelen Parizotto

O loft de Suelen Parizotto tem jantar com adega, living e quarto. “Nossa ideia era trazer a luz para dentro do espaço, e transmitir a sensação que os elementos naturais trazem para dentro de casa”, conta a arquiteta. Foi assim que a araucária em cima do quarto ganhou destaque: a arquiteta criou brises que mantém a entrada de luz, ao mesmo tempo que o morador pode enxergar a bela espécie nativa. Para deixar tudo mais sofisticado e elegante, Suelen compôs o espaço com acabamentos mate, que aparecem nas microtexturas e nos móveis. A mesa de jantar, por exemplo, possui cristal acidato extra clear italiano, super elegante que garante, além do branco puro, um toque aveludado na superfície. O mesmo acabamento está presente na moldura Munique, mesas laterais Kobe, feita em couro soleta. Os módulos Discovery tem espaldar mais baixo e conforto bem descontraído, que se integra ao ambiente de forma linear.

Destaques no mobiliário: poltrona Times alta com acabamento em camurça natural olive.

Talita Nogueira

No espaço de Talita Nogueira, tudo foi escolhido com muita atenção. “Acredito que o essencial para morar está na escolha certa de cada cor, textura, e nas formas. Ambientes equilibrados e com personalidade nos dão a sensação de pertencimento e criam uma conexão de afeto com o espaço que vivemos”, conta a arquiteta. Por isso, a natureza, a arte e o conforto são os principais elementos que conduziram o projeto apresentado na Mostra. A natureza, encontrada no jardim da área externa, serve, também, de cenário para a área interna. A cor entra com força no espaço, em tonalidades amarelas, como um raio de sol invadindo o lugar. Já o mobiliário foi cuidadosamente escolhido para criar áreas integradas, funcionais e leves. E a arte coroa essa composição vibrante e, ao mesmo tempo, calma.

Destaques no mobiliário: O sofá Renzo, com encostos retráteis, que permitem configurações diferentes, as mesas laterais Louise em vidro soprado artesanalmente.

Viviane Loyola

O tema da Mostra 2020 impulsionou Viviane Loyola a criar um espaço que traduzisse elegância e aconchego. A proposta era um espaço para se reconectar, que tivesse uma atmosfera de bem estar, de bem morar. Para isso, a arquiteta usou um mix de materiais, que despertam diferentes sensações. A madeira aparece em alguns pontos para aquecer. Já o mármore ao fundo da mesa de jantar traz o requinte, e as paredes revestidas em espelho trazem leveza e reflexão para o espaço. Cada peça do mobiliário solto foi escolhida com muito critério, numa paleta de cores que vai do off white ao cinza escuro, alguns pontos na cor camelo e muito verde.

Destaques no mobiliário: buffet Constantin e a mesa de jantar Halston, em louro mate e rose.