Morretes recebe segunda edição do Nhundiaquara Jazz Festival

Festival da Burrata movimenta Curitiba nos próximos dias
18 de outubro de 2018
GOL serve mais de 80 mil mini-hambúrgueres em happy hour da ponte aérea
18 de outubro de 2018

A cidade histórica do litoral paranaense se transforma em um enorme palco ao ar livre nos dias 20 a 21 de outubro. Grande atração é o baterista Airto Moreira, recém-indicado ao Grammy deste ano, numa homenagem à épica banda Weather Report

Após três anos, um dos eventos musicais mais legais realizado na última década no Paraná está de volta: o Nhundiaquara Jazz Festival. Nos dias 20 e 21 de outubro, a histórica cidade de Morretes será o centro das atenções para quem curte música instrumental de alta qualidade.

À beira do rio Nhundiaquara, num ambiente onde transborda toda a beleza da Mata Atlântica, o ?Corredor do Jazz? irá receber 19 shows – incluindo apresentações inéditas.

Estilos como samba jazz, bebop, dixieland e latin jazz farão companhia ao rhythm & blues, world music e rap. Serão mais de 90 músicos convidados de várias linguagens e vertentes jazzísticas. O Nhundiaquara Jazz Festival é uma realização da LABMOL produções através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura ? PROFICE.

Airto Moreira em homenagem a Weather Report 

O ponto alto desta edição certamente será a apresentação especial em homenagem a Weather Report. A banda que revolucionou e basicamente criou o estilo fusion será reverenciada sob o comando do Helinho Brandão Quarteto e com a participação especialíssima de Airto Moreira ? músico da formação original da Weather Report nos anos 1970.

O baterista e percussionista foi criado no Paraná e aos 15 anos veio morar em Curitiba. Em 1961 integrou o Sambalanço Trio, juntamente com César Camargo Mariano e Humberto Cláiber. Entre 1966 a 1969 integrou o Quarteto Novo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal e, no fim dos anos 1960, mudou-se para os Estados Unidos. Lá participou da gravação do álbum Bitches Brew de Miles Davis na faixa Feio, que definitivamente o colocou no cenário da música internacional. E foi nesta ocasião que o tecladista austríaco Joe Zawinul e o saxofonista norte-americano Wayne Shorter, que já trabalhavam com Davis nos anos 1960s, o chamaram para o novo projeto.

No decorrer da década a Weather Report permaneceu como uma das maiores influências do o jazz, ganhando o prêmio de melhor álbum do DownBeat cinco vezes seguidas. Juntamente com as bandas elétricas de Miles Davis, a Orquestra Mahavishnu, Return to Forever e Headhunters, o Weather Report é considerado uma das mais proeminentes bandas iniciais de jazz.

No início de setembro, Airto Moreira teve o seu último álbum, Aluê, indicado para o Grammy Latino como melhor disco de música instrumental.

A história do músico se confunde com todos os movimentos do jazz contemporâneo e o concerto promete ser memorável.

Base & Brass – O saxofonista francês Idriss Boudrioua traz pela primeira vez ao Paraná o show que é a base da sua orquestra, no Rio de Janeiro. Com três CDs gravados, o grupo tem arranjos de extremo bom gosto, marcados pelo sotaque carioca e sonoridade universal. Participação da cantora curitibana Iria Braga.

Para encerrar, Filó – A voz que vai fechar o Nhundiaquara Jazz Festival 2018 é conhecida nos quatro cantos do mundo. Na estrada desde os anos 1970, já compôs músicas com os mais destacados nomes da MPB. Participações especiais de Thiago Espírito Santo (contrabaixo), Felipe Rosa (teclados) e de seu neto Felipe Machado (violão).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO, 20/10

>> PALCO DO LARGO

15h CESAR MATOSO Quinteto | Compositores Paranaenses

16h30BRAZUCA | Gegê Felix & banda

18h Especial WEATHER REPORT | Helinho Brandão Quarteto + Airto Moreira

20h IDRISS BOUDRIOUA & Grupo | Base & Brass + Iria Braga

>> PALCO DO CORETO

13h U.T.I. JAZZ | De Coltrane a Villa-Lobos

14h MARÍLIA GILLER TRIO| JazzMania FUSION

15h30JAZZBOP | Jazz Latino

17h RAUL SAMPAIO MELODIA SEIXAS | Três Queridos Malditos

DOMINGO,  21/10

>> PALCO DO LARGO

13h30 HARP ATTACK ! | Mister Jack + OHC

15h DANIEL MIGLIAVACCA & Grupo | Alma Lúdica

16h30DIZZY ALL STARS | BebopTOTAL

18h30FILÓ MACHADO & Banda | Canta Morretes

 

>> PALCO DO CORETO

12h30 GRINGO?S W BAND | Dixieland e Mais

13h30 SEGUNDA AUTORAL 1 | Leo Fressato + Comboio Saci + Ni Salles & Grupo

15h30 SEGUNDA AUTORAL 2 | Operários Dub + SantaRima + Tatára e Jordana

17h30 SNAP JAZZ | Jazz Pop + Soul Music

S E R V I Ç O 

Nhundiaquara Jazz Festival

20 e 21 de outubro

Morretes, Paraná. Às margens do Rio Nhundiaquara e no Coreto da cidade.

Shows gratuitos.

No trajeto entre os os palcos haverá praça de alimentação e serviços.

crédito foto: Victor Kobayashi