Monte Dictis traz para o Brasil vinhos do Peloponeso – região conhecida por alguns dos vinhos mais requintados da Grécia

Em iniciativa inédita, Azul anuncia venda de passagens para os EUA sem data definida
21 de julho de 2021
Padaria Pet supera 20 unidades no Brasil
22 de julho de 2021

Focada no segmento de supermercados e empórios a importadora Monte Dictis especializada em vinhos gregos apresenta rótulos produzidos na península grega

Historicamente, o Peloponeso é conhecido pelo seu temido exército espartano que, na Antiguidade venceu os persas. Hoje, a região é famosa pelo seu cultivo de azeitonas, em especial na região de Kalamata e também pela sua produção de vinhos requintados.

As regiões de Nemea e Corinto, que estão localizadas a nordeste da península do Peloponeso, são famosas pelos vinhos que recebem a Denominação de Origem produzidos exclusivamente com a uva autóctone grega Agiorgitiko. Rótulos produzidos pela vinícola Douros Antonis já podem ser encontrados no Brasil através da importadora Monte Dictis, especializada em alimentos e bebidas gregos.

As novidades trazidas pela importadora com sede em Santa Catarina são os rótulos: Monopati Agiorgitiko – vinho tinto seco, Monopati Agiorgitiko Rosé, ambos produzidos com 100% com a uva Agiorgitiko e o rótulo Monopati Roditis branco produzidos pela Douros Antonis. As uvas Agiorgitiko, um varietal de uva de vinho tinto e o Roditis, que abrange algumas castas de uvas brancas, são tradicionalmente gregas amplamente cultivadas na região do Peloponeso.

Conheça as características de cada um desses rótulos que chegam ao mercado brasileiro:

MONOPATI – Roditis – Vinho Branco (IGP) – Indicação Geográfica Protegida Peloponeso

O vinho é produzido a 450 m em uma região montanhosa do Peloponeso em um solo predominantemente arenoso com clima caracterizado com invernos frios com muita chuva e neve, primavera fresca e verões secos.

O resultado é um vinho com cor é branco-amarelado pálido com reflexos verdes. No nariz é complexo com predomínio de caracteres florais frescos, seguido de notas de casca de limão e

aromas de frutas tropicais e abacate. O paladar é caracterizado pelo equilíbrio total com sabores cítricos dominantes, toques de jasmim e menta. No acabamento, a acidez leva o paladar a um final limpo e alongado.

Harmoniza com comida mediterrânea, pratos leves, queijos brancos, frutos do mar e peixes

grelhados, saladas frescas e massas. Servir a 10°C – 12°C.

MONOPATI – Argiorgitiko – Rosé (IGP) – Indicação Geográfica Protegida Peloponeso

Produzido em vinhedos na região montanhosa de Coríntia a uma altitude de 850m em um solo

preponderante calcário com clima caracterizado por invernos com muitas chuvas e neve, verões com chuvas e tempestades frequentes e temperaturas relativamente baixas.

A produção é um vinho rose com 100% de uva Argiorgitiko com cor é uma cereja clara e brilhante com reflexos rosados. No nariz a pureza de aromas de cerejas maduras e framboesa com notas de flores e pétalas de rosa. O paladar é de corpo médio com acidez média a alta e uma leve sensação de taninos muito maduros.

Harmoniza com cozinha mediterrânea, saladas frescas e massas com molho de tomate.

Queijos brancos de médio teor e intensidade de gordura, peixe e frutos do mar grelhados.

Servir a 14°C – 16°C.

MONOPATI – Argiorgitiko – Tinto (IGP) – Indicação Geográfica Protegida Peloponeso

Este vinho é produzido nos vinhedos na região de Nemea a uma altitude de 500m em um solo totalmente argiloso e com clima da região é caracterizado por invernos com muitas chuvas e neve, verões com chuvas e tempestades frequentes e temperaturas relativamente baixas.

Surge um vinho de cor violeta brilhante de intensidade média com uma tonalidade rosada. O nariz é animado e intenso com aromas de cerejas pretas e amoras com notas de ameixa, menex e ervas secas. O paladar é de corpo médio com acidez moderada e taninos suaves e

redondos – tudo em harmonia. O acabamento é de média intensidade com um final de semente de anis.

Acompanha e enfatiza pratos de carne e legumes, pratos com frutas vermelhas ou escuras,

cogumelos grelhados. Servir a 15°C – 17°C.

Sobre a vinícola Douros Antonis

Primeiramente, não confundir o nome da vinícola com a famosa região portuguesa. A vinícola familiar Douros Antonis foi fundada em 1976, por Fotis Douros, em Dervanakia, em Corinto. Em 1987 juntamente com seus filhos, Fotis Douros deu o grande passo para mudar a vinícola para instalações privadas, muito maiores e totalmente modernas . O objetivo era aumentar a produtividade da vinícola e utilizar tecnologia avançada em face da concorrência acirrada.

Os anos se passaram e o negócio passou para a segunda geração na pessoa de Antonis Douros, cuja carreira enológica trilhou uma trajetória ascendente. Com a sua experiência e principalmente com a sua paixão e amor, aliada à tradição e ao carácter familiar da empresa, garante a excelente qualidade do nosso produto.

A filosofia da Adega Douros Antonis, para além da manutenção e melhoria da qualidade dos vinhos, é a produção de novas castas e também de vinhos locais, capazes de competir no mercado grego e internacional.

Monte Dictis Importadora

Rua Emilio Blum 131, Torre B, Sala 708, Conjunto 03, Centro, Florianópolis – SC,

Telefone +55 48 3220 0909 / +55 11 995432087

www.montedictis.com | @montedictis_