Montblanc High Artistry, Um Tributo à Grande Muralha da China

Contribuintes já podem iniciar a preparação para a entrega do imposto de renda
8 de fevereiro de 2021
Profissionais explicam como usar rodapé e como definir o modelo para cada ambiente
9 de fevereiro de 2021

Uma nova coleção de instrumentos de escrita inspira-se na arte dos raros métiers d’art para contar a fascinante história do maior monumento feito por mãos humanas no mundo e símbolo nacional da China

Com cada edição do High Artistry, a Montblanc expande os limites da excelência técnica e design criativo para transformar instrumentos de escrita funcionais em objetos de arte. Fascinantes temas históricos e culturais são artisticamente expressos ao explorar o artesanato requintado de métiers d’art antigos e inovadores, e a beleza e refinamento de materiais raros. A mais recente edição High Artistry homenageia a Grande Muralha da China, o maior monumento feito pelo homem e uma das Oito Maravilhas do mundo. Uma celebração do artesanato tradicional chinês e da cultura antiga, a coleção Montblanc High Artistry, Um Tributo à Grande Muralha articula a influência cultural deste feito impressionante da arquitetura de defesa antiga e das três dinastias que a construíram – de Qin a Han e a Dinastia Ming.

Como um dragão retorcido, a Grande Muralha da China serpenteia por cumes, colinas e estepes, estendendo-se coletivamente por 20.000 km – metade da circunferência da Terra. As origens da Grande Muralha – que na verdade é um sistema de muros de várias dinastias – remontam a mais de 2.200 anos. Cada uma das cinco edições diferentes que compõem a coleção Montblanc High Artistry, Um Tributo à Grande Muralha tem sua inspiração de design em temas culturais associados à longa história da muralha, trazidos à vida através de várias formas de artesanato antigo, incluindo ourivesaria, gravura à mão, envernizamento, esmaltagem, bordados, incrustação de pedras preciosas e escultura de esqueleto de metal.

Considerada uma das maiores e mais puras artes, a caligrafia ou a arte da bela escrita é uma habilidade altamente respeitada na China, até hoje. Durante séculos, as pessoas se maravilharam com a estética dos personagens e a arte dos calígrafos. A Montblanc High Artistry, Um Tributo à Grande Muralha, com edições limitadas a 1, 5, 10 e 88 peças, homenageia essa forma de arte antiga. Além de a forma geral do instrumento de escrita ser inspirada em um pincel de caligrafia, a edição apresenta uma pena curva com uma ponta que tem um ângulo de 45 ° que permite criar linhas de diferentes espessuras, em vários ângulos. Apresentando uma nova tecnologia, usada pela primeira vez pela Montblanc, a pena de ouro maciço de 18K feita à mão é adornada com um relevo 3D da Grande Muralha.

Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 1 Imperial

Uma magnífica caneta-tinteiro evoca uma visão dramática da Grande Muralha girando como um enorme dragão de pedra sobre uma vasta paisagem. Inspirada na tradicional arte da dinastia Ming, a metáfora do dragão ganha vida na tampa e corpo de ouro amarelo maciço Au750 cravejado com um pavé de safiras, rubis, turmalina e diamantes que variam em cores de amarelo e vermelho a tons de azul e turquesa. Como uma homenagem ao tradicional instrumento real usado em rituais chineses e música da corte, uma caixa de música em miniatura feita à mão que toca música inspirada pelo som de sinos foi magistralmente colocada dentro do cone do instrumento de escrita e é decorada com um pavé de safiras azuis. Um diamante de corte brilhante de 4,69 ct coroa a edição no topo da tampa de ouro maciço Au 750 esqueletizado e gravado à mão, simbolizando as garras de um dragão segurando o diamante. Um leão guardião chinês, símbolo tradicional de proteção tão poderoso quanto a própria Grande Muralha, é representado em uma gravura 3D à mão no clipe móvel de ouro amarelo maciço Au 750.

Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 5 Imperial

A edição captura toda a beleza e habilidade da dinastia Ming (1368-1644), um período que mudou a face da China, assim como a própria Grande Muralha. A arte e a cultura chinesas floresceram nessa época, dando origem a muitas obras de arte tradicionais associadas hoje à alta cultura chinesa. Uma expressão dessa tradição, as técnicas de cloisonné e champlevé de esmalte foram usadas para obter as decorações coloridas na tampa e no corpo do instrumento de escrita, evocando vasos Ming com suas elaboradas pinturas esmaltadas. O topo da tampa esqueletizado e gravado à mão, inspirado nos chapéus imperiais da época, abre-se para revelar um precioso diamante de corte brilhante de 1,8 quilates. Como destaque da edição, o cone contém um pincel de caligrafia feito de cabelo de esquilo estabilizado com laca translúcida. Esta parte pode ser trocada por um pincel real, para que o instrumento de escrita possa ser reaproveitado como um pincel de caligrafia chinesa. Símbolo tradicional de proteção tão poderoso quanto a própria Grande Muralha, uma gravura 3D do leão da guarda chinesa adorna o clipe móvel de ouro amarelo maciço Au 750. Como uma referência a um dos muitos contos da Grande Muralha, o anel giratório do corpo de precioso jaspe Kalahari é delicadamente gravado com a lendária história do tijolo que mantém a muralha unida.

Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 10

Ao construir a muralha, o imperador da dinastia Han pretendia evitar ameaças constantes ao seu império e proteger a incipiente Rota da Seda da China, uma ponte cultural e comercial entre o Oriente e o Ocidente. Dedicado ao material que deu o nome à antiga rota de comércio, o corpo da Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 10 destaca o artesanato de bordados de seda, com delicadas costuras de ouro feitas à mão bordadas no corpo, representando a Grande Muralha da dinastia Han. A madrepérola, outro material transportado ao longo da Rota da Seda, adorna a tampa como pratos presos por pinos de ouro maciço em um design que ecoa as mortalhas reais da dinastia Han. A tampa é coroada com uma interpretação de um tinteiro, como tradicionalmente usado por calígrafos. O pote revestido com PVD contém o emblema Montblanc em Teflon branco cercado por tinta flutuante e coberto com vidro safira. A parte superior do cone é cravejada de safiras negras e diamantes, e o cone é remodelado como uma escova de caligrafia, feita de pelo de cabra e sintético, estabilizada com laca translúcida. O clipe de ouro maciço Au 750 em tom champanhe com incrustações de madeira é gravado a laser com símbolos chineses que lembram as estreitas tiras de bambu que os escribas costumavam usar para escrever ou desenhar. A bela gravura no precioso anel de jaspe Kalahari é dedicada ao conto de Lady Meng.

Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 88

Qin Shi Huang, o fundador da dinastia Qin e o primeiro imperador da China, ordenou que, no lugar de várias pequenas paredes, uma longa parede fosse construída para defender o império contra os cavaleiros nômades do norte. O desenho da tampa e do corpo da Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada 88, feito de ouro branco maciço Au 750, é inspirado na armadura dos guerreiros que defenderam o Império Chinês. A superfície áspera da edição é uma reminiscência das superfícies típicas da arte em bronze trabalhada durante a dinastia Qin. A importância da caligrafia é destacada pela forma geral do instrumento de escrita; o cone lacado à mão espelha a aparência do pelo do pincel de caligrafia, assim como a tampa coroada com a interpretação de um tinteiro, com o pote revestido de PVD contendo o emblema da Montblanc em Teflon branco. O clipe de ouro branco maciço Au 750, com símbolos chineses revestidos de PVD preto e incrustação de laca vermelha, descreve as estreitas tiras de bambu que os escribas costumavam usar para escrever ou desenhar. O precioso anel de jaspe Kalahari é gravado com um design inspirado no conto das Torres de Farol.

Montblanc High Artistry Um Tributo à Grande Muralha Edição Limitada Meisterstück Skeleton LE333

Costuma-se dizer que a Grande Muralha dá voltas e mais voltas na China como um dragão gigante, protegendo o país da mesma forma que um imperador protegeria seu império. Simbólico da forma como a muralha se enrola protetoramente ao redor da China, o esqueleto de ouro amarelo maciço Au750 se enrola como um dragão ao redor da caneta-tinteiro Meisterstück 149, decorada com nove motivos de dragão – um bom número na cultura chinesa e fortemente associada ao dragão chinês, um símbolo de magia e poder. A primeira High Artistry Meisterstück Skeleton com limitação de 333 peças incorpora as cores simbólicas vermelho e amarelo em um efeito multicamadas, criado por uma base de laca translúcida vermelha profunda sob uma cobertura de esqueleto de ouro maciço Au 750. O vermelho representa o fogo, assim como felicidade, beleza, vitalidade, boa sorte, sucesso e boa fortuna. O amarelo simboliza a realeza e é tradicionalmente reservado para o imperador. A pena de ouro amarelo maciço Au750 feita à mão traz a gravura de uma torre inspirada nas famosas torres de sinalização da Grande Muralha, enquanto o emblema Montblanc em madrepérola coroa o topo da tampa da edição.

Estrutura imponente e fonte de admiração em todo o mundo, a Grande Muralha e sua rica história fazem parte do tecido cultural da China. Como diz o ditado chinês: “Pergunte onde fica a Grande Muralha, ela está no coração das pessoas”. A Montblanc revisita os contos inesquecíveis da Grande Muralha, mais uma vez, transmitidos através da habilidade precisa e criatividade efervescente de seus artesãos.

Sobre Montblanc

Sinônimo de excelência em artesanato e design, a Montblanc tem expandido os limites da inovação desde que a Maison revolucionou a cultura da escrita em 1906. Engenhosidade e imaginação continuam a ser as forças motrizes da Maison hoje, à medida que avança sua expressão de excelente artesanato nas diversas categorias de produtos: instrumentos de escrita, relógios, artigos de couro, novas tecnologias e acessórios. Refletindo sobre sua missão contínua de criar bons companheiros para toda a vida, nascidos de ideias ousadas e habilmente elaborados pelos artesãos da Maison, o icônico Emblema Montblanc se tornou o selo definitivo de desempenho, qualidade e uma expressão de estilo sofisticado. Como parte de seu compromisso contínuo de elevar e apoiar aqueles que se esforçam para deixar sua marca, a Montblanc continua a afirmar seu incentivo a programas de educação em todo o mundo e à iniciativas que inspiram as pessoas a expressar todo o seu potencial.