Mix de texturas e mobiliário assinado marcam apartamento de 200 m²

Especialista aponta quatro comportamentos ligados aos transtornos alimentares durante a pandemia
28 de julho de 2021
Número de animais de companhia nos lares brasileiros aumenta cerca de 30% durante a pandemia, conforme pesquisa Radar Pet 2021
28 de julho de 2021

Criar uma atmosfera industrial sem deixar de lado o conforto que o morar exige foi o escopo para o desenho desse apartamento curitibano de 200 m², lar de um jovem casal – ele juiz de direito e ela advogada e chefe de gastronomia

Assinado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, à frente do escritório UNIC Arquitetura, o projeto abusa de referências urbanas, que reverberam, em cada escolha, o estilo e preferências dos moradores, grandes apreciadores de design brasileiro, arte, plantas, viagens e gastronomia, é claro.

A linguagem unificada é um dos grandes diferenciais do apartamento, que ganha um pórtico estendido por todo o living, conectando-se com o túnel em madeira no hall de entrada e transformando-se em um pano de fundo para a sala de estar e jantar. O contraste entre os tons madeirados, preto e branco garante equilíbrio e aconchego, permitindo, ainda, um destaque para obras de arte.

Elementos desenhados pelo escritório também assumem protagonismo no ambiente, como os cabos de aço que saem do rasgo de iluminação do pórtico e estruturam as prateleiras e o aparador branco. O aparador da sala ganha ainda parte do revestimento em aço corten cinza, com efeito que se repete na lareira da varanda, com acabamento em Dekton Radium

Na varanda, um jardim vertical quebra a rigidez do concreto. O espaço ainda ganha poltronas Doty, assinadas pelo designer Jader Almeida.

Outro acabamento que auxilia na coesão da residência são as ripas em concreto, que se repetem no living, churrasqueira, suíte master e escritório, agregando uma textura bruta e arrojada aos espaços.

O projeto é repleto de peças assinadas por desginer brasileiros, como a poltrona Licci.

A iluminação natural invade todo o projeto, com grandes aberturas de vidro no living e na suíte master. No espaço íntimo, o estilo clean e minimalista é coroado pela armário de vidro, que também leva a assinatura do escritório e era um dos grandes desejos dos moradores. O elemento ganha estrutura metálica, que também é usado como apoio e cabideiro, e iluminação indireta.

O armário ainda une estética e funcionalidade, dividindo o quarto e o closet de maneira sutil e quase imperceptível. A cama, em ilha, complementa o conceito jovem e autêntico do projeto.

O banheiro da suíte segue a linguagem do projeto, mantendo a sofisticação e personalidade do casal