Cerveja é uma das grandes paixões do brasileiro
Com o crescimento da cerveja artesanal no país muitos mitos e dúvidas surgiram. Flávio Athayde, responsável pela Cervejaria Votus, localizada no ABCD de São Paulo, elencou algumas curiosidades sobre a bebida.
– Cerveja é sempre amarga (mentira)
- O amargor da cerveja depende da receita, existem diversos fatores que podem deixar ela amarga ou doce.
– Cerveja deve ser sempre translúcida (mentira)
- As cervejas dos estilos Weizenbier, Witbier e Dubbel, por exemplo, são alguns exemplos de cervejas que podem ter aparência mais turva. Isto é uma condição normal, decorrente do processo de produção.
– Bolhas nas paredes internas do copo são indício de boa carbonatação (mentira)
- As bolhas nas paredes internas podem ser indícios de que a higienização do copo não foi muito bem feita ou que ele está guardado há um tempo e precisa ser higienizado novamente.
– Não existe diferença para o produto entre garrafas âmbares, verdes e transparentes (mentira)
- A cor da garrafa interfere na durabilidade do produto. Quanto mais clara for, maior a exposição da cerveja à luz e consequentemente maior o impacto negativo nos aromas e sabores da bebida. Entre garrafas transparentes, verdes ou âmbares, a melhor opção é a âmbar, pois oferece maior proteção ao líquido.
– Cerveja artesanal é muito alcoólica (mentira)
- Depende do estilo. Há as mais alcoólicas e as menos alcoólicas, as mais amargas e as menos amargas, as mais e as menos encorpadas. Isso vai depender do estilo da cerveja. O fato de ela ser artesanal relaciona-se apenas aos processos de produção e à variedade e qualidade dos insumos nela utilizados.
– Cervejas escuras são mais intensas (mentira)
- A cor de uma cerveja é influenciado, por exemplo, pela variedades de malte utilizadas em sua receita. Quanto mais intensa a tosta do malte, mais escura será sua cor e isso será transmitido ao produto final. Por isso o espectro de cores das cervejas vai do amarelho-palha ao preto opaco, passando pelo avermelhado e marrom. No entanto este é apenas um aspecto sensorial, e existem cervejas claras muito potentes como as Belgian Tripel, e cervejas escuras mais leves e resfrescantes como as Schwarzbier.
– Cerveja engorda (mentira)
- Alguns estilos de cerveja são menos calóricos que outros, dependendo do processo de produção e do teor alcoólico. O impacto na cintura de quem está degustando vai depender também da quantidade ingerida. Porém, fazendo um comparativo com doses iguais, a cerveja geralmente tem menos calorias do que o vinho, a cachaça ou até mesmo o suco de laranja. O ideal para quem evitar engordar é beber com moderação, dar preferência a estilos menos encorpados e com teor alcoólico mais baixo, além de optar por petiscos leves para acompanhar, como palmito com azeite e orégano, queijos brancos e rolinhos de peito de peru com rúcula.
– Cerveja deve ser consumida só muito gelada (mentira)
- Cada estilo de cerveja tem a sua temperatura ideal de serviço. Há aqueles em que o indicado é beber em temperatura de adega, entre 12°C e 16°C, como as inglesas do estilo Barley Wine, que são potentes, complexas e encorpadas. Já outros estilos menos intensos mas igualmente aromáticos, como as India Pale Ale ou Bock, atingem seu maior potencial na faixa dos 7 a 10°C. E mesmo as American Lager, comumente chamadas de tipo Pilsen no Brasil, não devem ser consumidas a 0°C. Isso porque, em temperaturas muito baixas, as papilas gustativas ficam anestesiadas e os aromas da bebida menos voláteis, fazendo com que deixemos de sentir características importantes da bebida.
– Não existe diferença entre chope e cerveja (mentira)
- A origem do produto é de fato o mesmo. Mesmo processo de fabricação, mesmos insumos utilizados. Mas o armazenamento e o tipo de serviço são diferentes, o que interfere nas características da bebida. A maioria das cervejas, diferente do chope, são pasteurizadas. Por isso, tendem a ser menos frescas e com sabores e aromas menos presentes.
– O local de origem da água influencia no produto final? (Mentira)
- As características da água influenciam, sim, no produto final. Contudo, a origem da água em nada influencia. Isso porque é possível trabalhar todos os aspectos relevantes da água, modificando a quimicamente, deixando-a mais alcalina, por exemplo, favorecendo a produção de certos estilos de cerveja e, assim, influenciando produto final.
– Cerveja preta é só pra tomar no frio? (Mentira)
- O que vai dizer se uma cerveja é mais indicada para o frio são as preferências de quem bebe.