Mistura: Festival de Sabores em Lima, capital do Peru

Chef Fogaça, embaixador da Triumph no Brasil, recebe uma New Tiger 1200 XCa
16 de julho de 2018
Looks Oversized por Juliana Gevaerdi
17 de julho de 2018

De 06 a 16 de setembro de 2018,  a Costa Verde, de frente para o mar de Lima, volta a abrigar o Mistura, um dos festivais gastronômicos mais reconhecidos da América Latina, que esse ano chega à sua 11ª edição

Todos os anos, em Lima, no Peru, é realizado o Mistura, um dos festivais gastronômicos mais reconhecidos da América Latina. Uma boa desculpa para viajar em setembro para a capital peruana e aproveitar os benefícios de uma das melhores e mais premiadas cozinhas do mundo.

Desde 2008, o Mistura é realizado anualmente, se consolidando como um grande encontro culinário onde se pode aproveitar o melhor da cozinha local. O nome vem das antigas “mistureras”, às quais se encarregavam pela combinação de diferentes aromas. Esse é o reflexo do que representa o Peru, um país onde todas as raças e culturas se misturam e se destacam. A ideia do Mistura é, justamente, expressar a variedade gastronômica que o país oferece.

A importância que a feira conquistou nos últimos anos, combinada com o reconhecimento culinário internacional do Peru, fez do Mistura a feira gastronômica mais importante da América Latina, que abrirá suas portas no mês de setembro para que cidadãos locais e visitantes estrangeiros desfrutem do melhor da cozinha e da cultura peruanas.

Este ano, a 11ª edição do Mistura será realizada na Costa Verde, de frente para o mar, de 06 a 16 de setembro, e a previsão é ultrapassar o número de 302.139 visitantes registrados no ano passado, no evento realizado em Rímac.

O Mistura, sem dúvida, é um panorama imperdível para qualquer gourmet – ou simplesmente qualquer pessoa que goste de comer e/ou de cozinhar. A feira será dividida em 14 ruas e avenidas, entre os quais estarão reunidos bares, tabernas, fusões, chocolatiers, caminhões de sabor e comida (food trucks), confeiteiros, entre outros. Alguns dos pratos típicos que certamente serão encontrados na feira são o Cebiche, os Anticuchos Peruanos, o Arroz de Pato, o Cabrito a la Norteña, a Papa a la Huancaína, o Arroz com Mariscos, o Rocoto Recheado e o obrigatório Chancho al Palo (porco assado).

Igualmente saborosos – e facilmente encontrados no Mistura – são os sanduíches peruanos, como os de Chicharrón, de frango grelhado, de porco marinado e de Anticuchos. Para acompanhar, Pisco Sour, Chilcanos, Chicha Morada, Aguaymanto com tangerina e uma grande variedade de cervejas artesanais, entre outras bebidas.

A feira também é uma ótima oportunidade para se deleitar com sobremesas tradicionais como: Picarones, Arroz com Leite, Mazamorra Morada, Ponderación, Guargueros, Ranfañote e Sanguito. O Mistura também é uma oportunidade para fazer aulas de gastronomia e aprender as melhores receitas de cozinhas variadas com prestigiosos chefs, além de curtir o melhor da música peruana com apresentações de grandes músicos, cantores e bandas nacionais.

O evento é organizado pela Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega), associação civil sem fins lucrativos fundada pelo chef Gastón Acurio, e atualmente liderada por Bernardo Roca Rey, reconhecido jornalista peruano, considerado bon vivant e crítico gastronômico, além de precursor da cozinha “novoandina”.

Lima x Mistura = o melhor do turismo gastronômico

Capital do sabor e da comida boa, Lima possui uma grande variedade de pratos típicos, oferecidos em inúmeros lugares, desde hotéis 5 estrelas, restaurantes e cevicherias, aos estabelecimentos mais informais como as casas de frango assado, mercados, “huariques” e chifas (especializados na fusão chinesa e peruana). Convertida na mesa principal da cozinha regional, a cidade é sede da feira gastronômica mais importante da América Latina: o Mistura.

Conhecida também como a Feira Gastronômica Internacional de Lima, ela foi criada em 2008 com o nome “Perú Mucho Gusto” (na tradução: Peru, muito prazer). Esta festa da arte culinária abre suas portas não só à cozinha, mas também à cultura, à tradição e à diversidade. Anualmente, todos os comensais nacionais e internacionais comparecem a este evento para provar os deliciosos pratos peruanos, preparados com ingredientes autóctones e com os temperos herdados pelos antepassados peruanos.

Mais informações: http://mistura.pe/

Fotos: Hugo Curotto / PROMPERÚ