Ministério do Turismo, Ball e Evoluir apresentam o projeto Mundo da Leitura em Extrema (MG)

Sucesso nos estúdios de Hollywood e no mundo, a base de altíssima cobertura da Dermacol já é umas das queridinhas no Brasil
10 de novembro de 2020
Magia do Natal é levada para bairros de São José dos Pinhais
10 de novembro de 2020

Projeto educacional encerra sua temporada no município, beneficia mais de 1700 alunos e capacita 35 professores da rede pública da cidade

Aumentar o acesso aos livros e incentivar o hábito de leitura em crianças e adultos através do lúdico: essa é a missão do projeto Mundo da Leitura, que chegou a Extrema (MG), para doar 500 livros e capacitar 35 educadores da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, tem patrocínio da Ball, empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e é executado pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Extrema.

O objetivo do Mundo da Leitura é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de oralidade e interpretação de textos, na formação de cidadãos conscientes, e estimular a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos de crianças e adolescentes. O projeto chega ao município com uma novidade agregada: a proposta de um acolhimento digital, que será um auxílio tecnológico oferecido aos professores, para atender a essa demanda e quebrar as barreiras do universo online.

Cada escola recebeu um mini baú em madeira contendo um kit de 100 livros com obras de variadas editoras e autores. Pensando na inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do acervo foram audiodescritos. O baú acompanha ainda um projeto pedagógico com sugestões de atividades para os educadores realizarem com as crianças durante o ano letivo, e um vídeo com três contações de histórias abordando as temáticas do Meio Ambiente, Preservação ambiental, Brincadeira Segura com a Pipa e Bullying.

Por conta da pandemia de COVID-19, todo o conteúdo do projeto foi adaptado para o ambiente online. Professores receberam orientações tecnológicas, incluindo informações que vão do básico até as principais funções necessárias para manter a qualidade de ensino no ambiente virtual. O projeto encerra sua temporada no município, capacitando 35 professores da rede pública e beneficiando mais de 950 alunos diretamente e mais de 1.700 alunos indiretamente na cidade.

“A Formação no formato online me trouxe muitas contribuições, as vivências de cada um, as experiências com riqueza de detalhes, que nos remete a lembranças boas, e é assim que transformamos nossos alunos, trazendo práticas de leitura como algo que encante, que leve o aluno a amar a leitura. Muito bom, agradeço a todos pela oportunidade. Vai ser muito útil na minha profissão, que Deus abençoe a todos, para que continue essa linda jornada”, conta a professora participante do projeto, Maria Ivanilda.

“Por fabricar a lata, a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, a Ball acredita que podemos contribuir na formação de consumidores mais conscientes. E nada melhor do que o investimento na educação e leitura para criarmos cidadãos mais críticos, preocupados em construir um mundo melhor. É um orgulho apoiar esse projeto!”, comemora Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

O projeto pedagógico do Mundo da Leitura está organizado a partir dos temas abordados dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), Todo o conteúdo dos baús está voltado a ampliar o conhecimento dos professores e crianças sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre o tema Energia e Meio Ambiente.

“Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, conseguimos rapidamente nos reinventar, para entregar às crianças um projeto com a mesma qualidade que entregamos antes desta situação se estabelecer no Brasil e, obviamente, sempre com muita sensibilidade, entendendo as necessidades específicas e os tempos necessários para cada município se restabelecer perante tantas perdas importantes. Cada livro que compõe o acervo do projeto Mundo da Leitura foi pensado para instrumentalizar o educador durante o período de isolamento e na volta às aulas. O time de profissionais, que em suma maioria são mulheres, esposas, mães, chefes de família e professoras, têm uma missão linda e generosa de ensinar tudo que sabem ao próximo, por isso, durante as formações, todas foram ouvidas e apoiadas em todas as suas dificuldades, desde a mais básica até a mais complexa. Nossa missão é cuidar do próximo, e a do livro é cuidar de nosso espírito, com ele podemos ser e chegar onde quisermos”, conta o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Junior Ribeiro.

Sobre o Mundo da Leitura

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são doados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

Sobre a Ball

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 18.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 11,5 bilhões em 2019. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o Vá de Lata – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no Instagram e no Facebook.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br