Ministério da Cidadania, Bradesco Seguros e Dell’Arte apresentam Compañía Antonio Gades

Paul McCartney: ingressos esgotados em Curitiba
28 de março de 2019
Grand Hotel Rayon: 26 anos de história e tradição na hotelaria
28 de março de 2019

Companhia do grande mito da dança espanhola se apresenta dias 09 e 10 de abril no Teatro Guaíra

A Temporada Dell’Arte de Dança 2019 leva para Curitiba a turnê da Compañía Antonio Gades. A trupe, considerada ainda hoje o principal ícone da dança espanhola e principal representante da dança flamenca no mundo, apresenta o espetáculo Carmen no Teatro Guaíra. O balé será apresentado nos dias 09 e 10 de abril – terça e quarta, às 21h.

As apresentações, que já aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, seguem para Belo Horizonte (Teatro Sesc Palladium).

A turnê tem patrocínio do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais, como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições literárias e grandes musicais. Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Bibi – uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis – A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão” e “Wicked”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição inaugural da Japan House, “Bambu – histórias de um Japão”.

Para conhecer o calendário 2019 do Circuito Cultural Bradesco Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br, clique na opção “Outros Portais” e “Circuito Cultural”.

Antonio Gades | Bailarino e Coreógrafo

Antonio Gades (1936-2004), lenda da dança, é uma figura das mais importantes na dança e no teatro europeu do século 20. A obra de Gades buscava restaurar a essência de cada passo, definido pela tradição, pelo folclore, pelo povo. Seu trabalho pode ser visto como uma tentativa de estudar a cultura clássica e popular espanhola em profundidade, para glorificá-la, honrando suas raízes e suas fontes.

Ele estava sempre ciente de que seu trabalho representava a herança cultural de seu povo e que ele deveria agir com cuidado para respeitar sua integridade, a fim de não a alterar. Sua maior conquista foi transformar o flamenco em uma arte dramática, desconsiderando a bravura chamativa e gratuita que, às vezes, ameaça invadir a cena.

Seu encontro, em 1981, com o cineasta Carlos Saura seria decisivo na promoção da coreografia de Gades e, juntos, trouxeram o balé Bodas de Sangre (1974) para a telona. O filme teve enorme sucesso em todo o mundo. Seu próximo projeto foi o filme Carmen, que foi seguido por um balé de mesmo nome, e então El Amor Brujo e o balé Fuego fecharam essa frutífera parceria que popularizou o flamenco em todo o mundo.

Depois veio Fuenteovejuna (1994), ainda considerado o ponto alto da Dança Espanhola hoje e, infelizmente, o último trabalho de Gades. Ele morreu em 2004. Apesar de deixar uma parte de sua obra imortalizada no cinema, a Fundação Antonio Gades trabalha para passar o legado estilístico e a coreografia de Gades para uma nova geração de bailarinos, estudantes e o público em geral.

Caso contrário, seu trabalho teria desaparecido. Junto com esses esforços, a Fundação reuniu um importante arquivo documental. Este arquivo reflete uma época em que a dança assumiu importância monumental na visão que o mundo teve da Espanha depois que o país se tornou uma democracia.

Compañía Antonio Gades

Após a morte do coreógrafo, a Fundação Antonio Gades mantém e promove seu legado. Dirigida por sua viúva Eugenia Eiriz e sob a presidência de María Esteve (atriz e filha de Gades), a Fundação patrocina a Compañía de Dança Antonio Gades, que continua sendo uma das grandes referências da dança espanhola e do flamenco.

A direção artística da companhia leva a assinatura de Stella Arauzo, que começou a dançar com Gades aos 17 anos e, assim como vários bailarinos, faz parte do elenco original e que agora ajuda os novos membros a internalizar a filosofia, a estética e a ética de Gades.

Nos últimos 15 anos, a companhia se apresentou nos mais renomados teatros, incluindo o Teatro Real de Madri, o Teatro da Zarzuela, o Palau de les Arts em Valência, o Liceu Opera Barcelona e o Centro Niemeyer na Espanha, Sadler’s Wells em Londres, City Centro em Nova York, Herodes Atticus em Atenas, Arena di Verona na Itália, Gran Teatro Alicia Alonso em Havana, Bunkamura Orchard Hall em Tóquio e Müpá Budapeste.

A participação da companhia na ópera Ainadamar, de Osvaldo Golijov (1960), com coreografia de Stella Arauzo, estreou na Espanha com ótimas críticas. Em colaboração com o Teatro Real, a Compañía de Dança Antonio Gades produziu a filmagem e transmissão da trilogia de Gades (Carmen, Blood Wedding e Fuenteovejuna) em cinemas do mundo todo.

A Compañía foi convidada a atuar com Plácido Domingo, primeiro em homenagem ao Estádio Santiago Bernabéu (2016), bem como nas galas dedicadas à Zarzuela e Arte Espanhola. E ainda na Arena di Verona, Itália (2017), Royal Opera House Muscat, Omã (2018) e no próximo verão em Orange, França (2019).

Stella Arauzo | Diretora Artística Compañía Antonio Gades

A companhia é dirigida por Stella Arauzo que, aos 17 anos, ingressou na então companhia de Gades e foi sua parceira por mais de 20 anos. Desde 1988, Stella encarna a Carmen de Gades, sendo considerada inigualável no papel da carismática heroína.

Considerada atualmente uma das maiores bailarinas do mundo, Stella foi escolhida pessoalmente por Gades para dirigir sua companhia. Aliás, a companhia é integrada por pessoas da total confiança de Antonio, e em boa parte indicadas por ele mesmo para a Fundação, antes de sua partida.

Sob a liderança de Stella, a empresa reformulou produções como Carmen, Bodas de sangre, Suíte Flamenca e Fuenteovejuna. Em 2014, nas comemorações do 10º aniversário da morte de Antonio Gades, a diretora recuperou um dos balés icônicos do artista, Fuego, nunca encenado antes na Espanha e que estreou no Teatro de la Zarzuela, em Madri.

Além dos cursos, workshops e palestras organizados pela Fundação Antonio Gades em colaboração com outras organizações do mundo da dança, Stella leciona na Espanha e no exterior. Sua lealdade e conhecimento da filosofia artística de Gades levou a companhia às fileiras de elite da dança espanhola.

Programa

Carmen

Inspirado livremente na obra do romancista francês Prosper Merimée, o balé Carmen foi a primeira obra cênica da mítica colaboração de Antonio Gades com o cineasta Carlos Saura. A dupla partiu da intensa música criada por Bizet para sua ópera homônima e a contrapôs à sensualidade, paixão, amor e rivalidade reverberados no mais autêntico flamenco.

Os artistas da Compañía Antonio Gades vivem e respiram o balé, revelando as múltiplas facetas de um personagem lutador, apaixonado e amante da liberdade. A magistral transição entre as cenas traz a assinatura cinematográfica de Saura.

A inconfundível clareza na exposição do drama reafirma a característica marcante das obras de Gades. Os acontecimentos se sucedem de tal forma, que ao final o espectador fica em dúvida, sem saber ao certo se assistiu ao ensaio de uma companhia de flamenco ou a uma autêntica tragédia.

Vinte e oito anos depois de sua criação, a Carmen de Antonio Gades e Carlos Saura continua impactando os espectadores de todo o mundo. Obra revolucionária em seu tempo acabou por converter-se em um clássico da dança espanhola e em principal cavalo-de-batalha da atual Compañía Antonio Gades.

Mais um evento Verinha Walflor – a assinatura dos bons espetáculos.

Serviço

Curitiba

Carmen

Teatro Guaíra Grande Auditório – R. XV de Novembro, 971 – Centro

Capacidade: 2.167 lugares

Terça e quarta, 09 e 10 de abril

Horário: 21h

Classificação livre

Duração: 1h20m sem intervalo

Local: Teatro Guaíra Grande Auditório

Preço dos Ingressos

Platéia: R$200,00

*Ingresso promocional R$160,00 inteira / R$80,00

*Ingressos Minc no valor de R$ 75,00 são lugares determinados. Neste valor não incidem outros descontos nem mesmo a meia-entrada.

DESCONTOS:

30% de desconto no preço de inteira e não cumulativo com outras promoções ou descontos beneficiados por lei na compra de até 02 (dois) ingressos para o Clube Gazeta do Povo, válido somente para o titular do cartão.

Desconto válido em todos os pontos de venda.

30% SITE DELL’ARTE Regras: Desconto de 30% para compra de até 02 ingressos exclusivo para site Dell’Arte (mediante apresentação do email na entrada do teatro). O cliente pode imprimir ou salvá-lo em seu celular.

Desconto válido em todos os pontos de venda.

VENDAS:

Aceitam-se cartões de débito, crédito e pagamento em até 3 parcelas com acréscimo. Não serão aceitos cheques. Ingressos já à venda na bilheteria do Teatro ou nos Quiosques do DiskIngressos nos Shoppings Mueller, Palladium , Estação e São José, pela internet www.diskingressos.com.br ou telefone DiskIngressos 3315-0808.

©-Stanislav Levshin