Microapartamento de 45m² recebe decoração industrial personalizada e acolhedora

Mais ousadas e modernas, lingeries viram tendência e ajudam a esquentar o momento de intimidade do casal
3 de março de 2022
Luxo em dose dupla: flores e joias encontram-se em nova coleção da VINGT em collab com Nádia Gimenes
3 de março de 2022

O arquiteto combinou o estilo do morador, que prefere tons mais escuros, com acabamentos que traziam harmonia e acolhimento para os ambientes

O microapartamento de 45m², localizado no bairro do Butantã, em São Paulo, foi um dos desafios de decoração do arquiteto Glaucio Gonçalves, especialista em studios e microapartamentos. O arquiteto recebeu o imóvel como tela em branco, da mesma forma que foi entregue pela construtora, e tinha a missão de torná-lo a cara do morador.

Uma das principais dúvidas e receios do cliente era de que o uso de cores escuras e texturas pudessem deixar os espaços carregados e sem iluminação. “Nós tivemos uma conversa e foi levantada a hipótese de o apartamento não ficar acolhedor, mas, se decorássemos de qualquer outro jeito, perderíamos a personalidade do morador. Por fim, conseguimos trazer um bom equilíbrio para os ambientes e entregamos um projeto harmônico e, principalmente, aconchegante”, explica Glaucio Gonçalves.

Logo na entrada, somos surpreendidos pela sala de jantar. O espaço recebeu uma mesa com seis lugares e um banco baú, que permite a utilização dupla. A parede recebeu o acabamento que se repete em todo o imóvel, em cimento queimado. Também foi escolhido um painel em serralheira na cor preta, feito sob medida, que dá o tom de toda a decoração, e combina o estilo industrial e a personalidade do morador.

Toda a tubulação do apartamento é exposta, devido a uma questão estrutural, que logo foi incorporada em todos os cômodos como um detalhe decorativo. Na cozinha, foi removida parte da parede para que um balcão integrasse o cômodo com a sala. Na pia, o tampão do balcão e os azulejos da parede foram escolhidos em tons mais claros para equilibrar e contestar as cores escuras presentes na casa.

Na sala, é possível observar nichos abertos suspensos em serralheria, além do móvel de apoio também no mesmo estilo. “Fizemos essa brincadeira em todo o apartamento, sempre trazendo elementos que se repetem nos vários cômodos. Aqui, podemos ver três ambientes integrados e balanceados de forma confortável”, explica o arquiteto.

Com dois dormitórios disponíveis, o arquiteto optou por priorizar a cama e um móvel de apoio no quarto principal. Assim como em todos os cômodos, as paredes são em cimento queimado e o teto foi pintado de azul, além da parede atrás da TV, fazendo o papel de um painel. O segundo dormitório tem duas funções: de closet e escritório. Na lateral, foi instalado um armário planejado e, do lado oposto, a bancada.

Por fim, o único banheiro foi decorado que forma que pudesse ser lavabo e banheiro principal. Todo o revestimento foi trocado, assim como a cuba da pia. No box, optaram por um revestimento geométrico nos tons de cinza, presente na casa toda. “Aqui, não fizemos um armário com espelho, como é o comum. Trouxemos novamente a serralheria em um móvel com nichos que abriga objetos de decoração e serve como apoio para o lavabo”, finaliza Glaucio.

Sobre Glaucio Gonçalves – Atua há mais de 20 anos no mercado é arquiteto, pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP. Maior especialista em projetos de Studios e micro apartamentos e idealizador do curso online Meu Primeiro Studio. Com espírito empreendedor, em 2007 fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design (www.glauciogoncalves.com). Em 2015, foi premiado como personalidade do ano – destaque arquitetura e design – pela Associação Brasileira de Liderança.