México: onde provar seus melhores pratos

Kidy participa da Expo Dubai e leva calçado sustentável para o mundo
3 de novembro de 2021
Novo Actros é destaque na Caravana de Natal da Coca-Cola
4 de novembro de 2021
Além de visitar praias cristalinas, outra das vantagens de passar férias no México é poder descobrir um mundo de iguarias típicas
Quais são os sabores da tradição culinária do Yucatán? Por que experimentar seus melhores pratos na Riviera Maya, onde o chef Lula Martín del Campo marca a tendência.
Pensar no México é visualizar as suas cores, aromas e sabores. É sentir o ritmo de uma cultura vibrante que pode ser vista através da forma como seu povo se trata, a sensibilidade da sua arte e a impressão dos seus pratos típicos, reconhecidos como Patrimônio da Humanidade.
Dentro da sua gastronomia, também é possível distinguir uma variante que se destaca por seu próprio mérito. Esta é a tradição culinária de Yucatán, definida nos tempos coloniais a partir de uma fusão entre a cozinha maia e os alimentos preferidos pelos espanhóis que chegaram à região.
Os sabores resultantes desta combinação estão ligados ao milho, um componente fundamental dos pratos mexicanos. O cereal é consumido em abundância junto com outros ingredientes característicos, como pimentas, feijões e abóboras. Todos provêm de vegetais domesticados pela cultura milenar que dominou a península.
Outro elemento distintivo desta tradição é o “antojitos”, um tipo de comida de rua acompanhada de molho picante, conhecido localmente como “chiles”. Destas últimas, as variedades secas, como os guajillos, estão entre as mais populares do país.
Também ale a pena mencionar os “esquites”. Em resumo, são um tipo de “antojito” feito com grãos de milho cozidos com sal e epazote, que é uma erva aromática fina que proporciona um sabor excepcional e é benéfica para a digestão.
Onde provar pratos típicos mexicanos
Aqueles que esperam descobrir a cultura mexicana através de seus sabores, têm opções de primeira classe entre as alternativas gastronômicas da Riviera Maya. Entre eles está o Cueva Siete, um restaurante exclusivamente dedicado ao prazer dos pratos tradicionais locais.
Localizado dentro do UNICO 20° 87° Hotel Riviera Maya, Cueva Siete trabalha com milho, feijão e pimentão, ou seja, os ingredientes característicos da região. Recentemente, o espaço acrescentou o talento da chef Lula Martín del Campo, que liderará esta experiência durante dois anos, dentro de um conceito de autores rotativos que proporciona esta proposta.
Vale destacar a trajetória da “Chef Lula”, famosa por seus livros de receitas e um estilo minimalista marcado que visa respeitar o meio ambiente e celebrar a herença culinária mexicana. Esses objetivos podem ser vistos em seus menus, que priorizam os ingredientes locais em uma apresentação inspirada na tradição maia e na diversidade cultural do país.
Seu projeto no Cueva Siete, dentro do resort da cadeia RCD Hotels, sugere degustar pratos como carne de porco assada no forno de terra, com uma clara herança yucateca, assim como camarões acompanhados com esquites de guajillo, ancho e mulato, que é um dos típicos antojitos.
Esta experiência também inclui alternativas com “quelites”, outra das marcas registradas da região. São folhas, rebentos, caules, brotos e até mesmo flores que não são cultivadas, mas coletadas por serem parte de vegetais silvestres.
Doces, licores e outras iguarias do Caribe
Na península, você também pode desfrutar de produtos típicos como os “recados”, que são o resultado da moagem e posterior mistura de várias especiarias, com o objetivo de acrescentar sabor e identidade a um prato em particular. Um dos mais populares é o “Recado Rojo” ou “Recado vermelho”, que é usado em carnes para aumentar a acidez.
Além disso, é possível encontrar uma variedade de doces regionais como maçapão de amêndoa, bolas de ovo, zapotitos e alfeñique. A maioria destas iguarias foi concebida na esfera religiosa, pois, na época coloniais, o pão só era feito em conventos, onde se faziam bolos, pastelaria e sobremesas.
De fato, as primeiras professoras de confeitaria foram as freiras de Mérida. Foram elas que, entre outras tarefas, ensinaram a seus alunos a confeitaria crioula. Mais tarde, os estudantes levaram esta arte para suas casas e mais tarde a difundiram comercialmente.
Finalmente, na região, outras opções notáveis podem ser as diferentes bebidas alcoólicas de renome, como o rum de cana de açúcar, um dos produtos emblemáticos do Caribe. Também, licores ou mistelas feitas de legumes locais, sejam flores, ervas aromáticas ou frutas, entre outros ingredientes.
Sobre a RCD Hotels
RCD Hotels®️ é a empresa de marketing e merchandising de imóveis de luxo no México, Caribe e EUA, incluindo o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana (o primeiro Hotel Hard Rock do mundo) na República Dominicana, e sete propriedades no México: Hard Rock Hotel Cancun, Hard Rock Hotel Vallarta, Hard Rock Hotel Riviera Maya e Hard Rock Hotel Los Cabos, Nobu Hotel Los Cabos e UNICO 20º 87º Hotel Riviera Maya o primeiro conceito de luxo com tudo incluído e suas mais recentes inaugurações do Residence Inn by Marriott®️ em Mérida e Cancun, assim como do Nobu Hotel Chicago nos Estados Unidos da América.

Sobre UNICO 20˚87˚ Hotel Riviera Maya
UNICO 20˚87˚ O Hotel Riviera Maya abraça a cultura contemporânea da região. Este hotel único para o viajante sofisticado oferece aos viajantes uma experiência única, sem filtros, no contexto de um luxo relaxado, completo com arte de origem local e elementos de design artesanal cuidadosamente selecionados. Os hóspedes são encorajados a mergulhar completamente através de excursões privadas desenvolvidas exclusivamente fora da propriedade, desde a exploração dos cantos menos conhecidos da região até o jantar nos restaurantes e bares favoritos dos criadores de tendências locais. As experiências de inspiração cultural na propriedade incluem demonstrações de arte ao vivo por músicos e pintores, e um mixologista que infunde sabores e ingredientes locais para fazer coquetéis especiais em todo o hotel. Para mais informações ou para reservar uma estadia no UNICO 20° 87° Hotel Riviera Maya