Métodos ágeis: entenda os facilitadores de processos que garantem alta performance das empresas

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Concluir todas as etapas de um projeto como definido no planejamento é um grande desafio para as empresas

Durante o percurso, as atividades podem sofrer alterações, que interferem diretamente na entrega final. Para aumentar a assertividade e a eficiência desse processo, muitas empresas apostam nos chamados “métodos ágeis”. Grandes aliados da gestão, esses facilitadores permitem melhorias nos fluxos de trabalho e no alinhamento entre as pessoas envolvidas no projeto.

“Empresas ágeis podem aumentar dramaticamente a produtividade e encurtar os ciclos de entrega, melhorando a qualidade”, explica Danilo Alencar, da K21 – Knowledge21, multinacional brasileira de atuação global, com foco em treinamentos e consultorias. De acordo com o levantamento State of Agile Survey, realizado pela Collabnet Versionone em 2017, cerca de 87% das empresas investem em métodos ágeis para melhorar o gerenciamento dos projetos realizados internamente e 85% utilizam para aumentar a produtividade da equipe de desenvolvimento. Atualmente, segundo Danilo, cerca de 70% das organizações no mundo estão utilizando algum tipo de processo ágil.

Seguindo a tendência

Em Curitiba, a empresa que desenvolve e integra soluções para o mercado de relacionamento PGMais adota métodos ágeis para melhorar e aumentar ainda mais a eficiência na gestão de produtos e serviços. A empresa escolheu a K21 como parceira para um processo de evolução da cultura ágil em seus processos, com transformação e quebra de paradigmas nas etapas de trabalho. Para o CEO da PGMais, Paulo Gastão, o objetivo é ter um time com uma performance ainda maior. “Com treinamento e desenvolvimento dos nossos profissionais podemos atingir níveis ainda maiores de produtividade e, principalmente, bons resultados para nossos clientes”, afirma Gastão.

Ao trabalhar com métodos em gestão Ágil e Lean, empresa, profissionais e clientes saem ganhando. “É a teoria ganha-ganha, onde o problema resolvido de forma conjunta e o resultado final beneficia todos os envolvidos. Além disso, o programa eleva nossa empresa a outro patamar, já que vamos contar com as melhores e atuais ferramentas”, diz o CEO.

José JR, coach da K21, explica que cada empresa possui uma especificidade e que não existe fórmula pronta para melhorar processos: “É preciso fazer uma análise do cenário e mapear o plano inicial de ação”. A K21 conta com especialistas reconhecidos e certificados pelo mercado e instituições internacionais, e atua em mais de 20 países com atendimento em mais de 500 empresas.

Sobre a PGMais

Empresa de tecnologia que desenvolve soluções para o mercado de relacionamento com forte atuação no segmento de cobrança, a PGMais trabalha com a oferta de produtos que auxiliam em todo o processo de relacionamento de seus clientes com seus públicos. Dentre as soluções ofertadas estão plataformas integradas de relacionamento, soluções em Inteligência Artificial (Kami), Business Analytics e Portal de Negociação, além de canais como carta, e-mail, SMS e URA. Fundada por Paulo Gastão, executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança, a PGMais atende a mais de 300 clientes B2B, trabalhando com grandes empresas do setor financeiro, varejo e cooperativas.