Mesa de Lemos tem a primeira estrela Michelin da região do Centro de Portugal

Fatores de risco modificáveis podem evitar mortes causadas por doença cardiovascular
20 de dezembro de 2019
ASICS SportStyle apresenta coleção cápsula com Transformers
20 de dezembro de 2019

Restaurante da Quinta de Lemos se destaca pela culinária sustentável e de alto nível

O restaurante Mesa de Lemos recebeu sua primeira estrela Michelin. Localizado em meio a colinas verdes, em uma propriedade rural que produz vinhos, azeites e mel, a Quinta de Lemos, o estabelecimento tem agora a primeira distinção do guia de toda a região do Centro de Portugal.

Situada a 20 minutos da cidade de Viseu, a casa já completa cinco anos desde sua abertura e tem à frente o brilhante e ambicioso chef Diogo Rocha (foto acima), que aposta em uma gastronomia sustentável, com produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea.

foto Jorge Simao

A principal preocupação do chef é a seleção dos ingredientes, e faz questão de ter apenas os melhores e mais saborosos em seus pratos. O cardápio alinha sua genialidade com o respeito profundo pela natureza e estações do ano, e utiliza em maioria produtos da região do Dão ou cultivados na própria horta da quinta. O resultado são pratos ousados e deliciosos, com belas apresentações e nomes que remetem à origem do elemento principal, como o bacalhau “De Islândia”, a couve-flor “De Nossa Horta” e o porco “Do Montado Alentejano”.

Para explorar a criatividade do autor, o Menu do Chefe, com sete pratos, é uma boa escolha. Há ainda o Menu Lemos, com cinco pratos, todos exaltando os sabores locais e com uma elegância única.

O interior do restaurante é muito sofisticado e acolhedor, decorado em tons claros, em um moderno edifício cravado nas pedras do terreno, e construído em cimento e vidros que emolduram a bela vista para os vinhedos da Quinta de Lemos e campos ao redor. Os vinhos ali produzidos harmonizam perfeitamente com o menu, ajudando a marcar as refeições na memória dos visitantes.

O restaurante é muito exclusivo e funciona de quarta-feira a sábado para o jantar e de sexta-feira a domingo para o almoço. Por isso, para saborear essa experiência inesquecível em gastronomia, o ideal é fazer uma reserva.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com