Mês das Crianças: 5 quartos infantis para você se inspirar

NoCarbon chega a mais de 600 pontos de venda no Brasil em apenas um ano de operação
14 de outubro de 2022
Cubas Deca com tecnologia Protekto tornam bancadas mais limpas e seguras com a eliminação de vírus e bactérias
14 de outubro de 2022

O quarto é o refúgio dos pequenos, onde eles descansam, se divertem e também se desenvolvem

A relação das crianças com o espaço físico tem influencia direta em seu processo de desenvolvimento. O quarto é um dos ambientes da casa onde elas mais passam tempo, funcionando como um refúgio. Para além do descanso, é um espaço de diversão e também de aprendizagem.

No quarto, os pequenos são convidados a desenvolver sua individualidade e criar sua identidade. Para que se abram às novas descobertas, precisam se sentir seguros, confortáveis e estimulados. Pensando nisso, separamos cinco quartos infantis para você se inspirar. Confira:

Fugindo do tradicional

Quem disse que um quarto infantil precisa ser convencional? Este projeto, assinado por Karolinna Venturi, prova que é permitido ousar! A arquiteta fugiu da tradicional composição – de cores primárias e muitas peças – para apostar numa criação contemporânea. Ainda que o ambiente combine tendências modernas e um design arrojado, como o tapete da Botteh Handmade Rugs, o mix de cores, formas e texturas é leve e acolhedor.

Projeto assinado por Karolinna Venturi, com tapete Botteh Handmade Rugs. l Foto: Eduardo Macarios

Lúdico nos detalhes

Para quem é do time “menos é mais”, o lúdico pode ser inserido em detalhes do ambiente. Neste quarto de menina, Cristina da Luz investiu na marcenaria. A designer completou a cabeceira da cama com uma espécie de casinha de madeira em rosa claro. Para contrastar com os demais tons neutros, apostou no MDF Carvalho Natural da Sudati. Além de setorizar o espaço lúdico, o material promove a sensação aconchego.


Projeto assinado por Cristina da Luz com MDF Sudati. | Foto: Marcelo Donadussi

Incentivando bons hábitos

Neste quarto, os livros foram dispostos de maneira fácil e prática para que o pequeno morador não tenha dificuldade em retirá-los e devolvê-los para o seu lugar. Além de que os exemplares estão à vista – o objetivo é que a criança sempre se lembre de pegá-los. Desenhada como uma espécie de anexo, a cama também é uma solução interessante, permitindo que os pais fiquem próximos ao filho para contar histórias e explorar um mundo de aventuras.

Projeto assinado pelo escritório Sum Architecture. l Foto: Francis Larsen

Para explorar

O quarto é o lugar onde são criadas boas e importantes memórias, o universo infantil é recheado de momentos envolventes e divertidos. Neste projeto assinado por Alessandra Gandolfi, a arquiteta transformou o ambiente em um espaço de descompressão, unindo a área de estudo aos escorregadores, telas e esconderijos.

Projeto assinado por Alessandra Gandolfi. l Foto: Marcelo Stammer

Para diferentes fases

O principal pedido dos moradores deste apartamento era que o quarto acompanhasse o crescimento do filho. A arquiteta Carolina Kist projetou o ambiente com um amplo espaço, livre para brincadeiras. A cabeceira estofada, futuramente, permitirá a mudança do colchão para uma cama de casal. A marcenaria executada pela Gava Ambientes contrasta diferentes tons de MDF, com destaque para o armário com portas em vidro reflecta bronze.


Projeto assinado por Carolina Kist, com móveis sob medida da Gava Ambientes. l Foto: Renata Salles