Mercadoteca terá bate-papos gratuitos com degustação sobre vinhos de verão

Saiba como controlar a ansiedade no trabalho e seja feliz
4 de fevereiro de 2020
Coral, cinema e baile de Carnaval para crianças são os destaques da programação de fevereiro na Biblioteca Pública
4 de fevereiro de 2020

Uma série de três bate-papos sobre vinhos ideais para curtir no verão acontece na Mercadoteca em fevereiro

A primeira edição do projeto Vinhos de Verão acontece nesta quarta-feira (5/2), às 19h30, sob comando da enóloga Sandra Zottis. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, via direct pelo Instagram da Mercadoteca (www.instagram.com/mercadoteca/), já que são apenas 12 vagas disponíveis.

Além de aprender de forma descontraída sobre o universo dos vinhos, o público poderá degustar os rótulos apresentados. Nesta noite inaugural, Sandra Zottis falará sobre três vinhos. Os rótulos escolhidos são: Casa Del Lago Sauvignon Blanc, Alento Rosé e Vistalago Pinot Noir.

Sandra abordará temas como produção dos diferentes tipos de vinhos, harmonizações, forma de servir e quais os tipos ideais para climas mais quentes. “Selecionei vinhos mais leves e aromáticos para serem apreciados em dias quentes”, explica. “Quero desmistificar a ideia de que vinho esquenta o corpo, que só é bom no inverno”.

Nas dicas de harmonização, ela vai ensinar como combinar vinhos com saladas, frutos do mar, bacalhau e sushis, por exemplo. “Brancos e rosés, por exemplo, tem casamento perfeito com pratos leves, de baixa gordura e poucos molhos”, afirma.

Há quase 20 anos atuando na área, a enóloga gaúcha Sandra Zottis é uma das profissionais do vinho mais conhecidas e respeitadas de Curitiba. Formada em Viticultura e Enologia, iniciou a carreira na vinícola Dal Pizzol (RS), antes de se mudar para a capital paranaense. Foi responsável por treinamentos, palestras e degustações para clientes e restaurantes das lojas Vino! e da Magnum Importadora por 12 anos. É sócia fundadora do Instituto Cultural do Vinho e integrante da Associação Brasileira de Enologia. Foi jurada em concursos internacionais, na Argentina e em Portugal.

Na próxima semana (12/1), quem comanda o Vinhos de Verão é o enólogo Philipe Lima. Já a terceira e última edição do evento será apresentada por uma dupla de sommeliers: Everton Costa (da Grand Cru importadora) e Guilherme Balbino, atual campeão do 1º Desafio Paranaense de Sommeliers.

Bate-papo e degustação Vinhos de Verão, com a enóloga Sandra Zottis na Mercadoteca

Data: Quarta-feira, 5 de fevereiro

Horário: 19h30

Entrada franca, mediante inscrição prévia pelo direct do Instagram da Mercadoteca (www.instagram.com/mercadoteca/)

Endereço: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê

www.mercadoteca.com.br