Mercado de bens duráveis cresce 6% em faturamento, nos cinco primeiros meses do ano, aponta GfK

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Em ano de copa do mundo, TV’s foi a categoria em destaque e a que mais cresceu, com desempenho positivo de 35% em faturamento, seguida por notebooks com 14% 

Em ano de copa do mundo, já seria esperado que os televisores se tornassem um dos destaques do ano. Nos primeiros cinco meses de 2018, o mercado movimentou 42,5 bilhões de reais ante 40 bilhões de reais em 2017, representando um crescimento de 6% sobre o mesmo período. É o que mostra o mais recente estudo sobre bens duráveis da GfK, um dos mais importantes institutos de pesquisas do mundo feito especialmente para a EletrolarShow 2017.

No total da cesta de bens duráveis, incluindo as categorias de telecom, linha branca, linha marrom, informática e eletroportáteis tiveram uma retração -1% nas vendas, apesar do crescimento de 6% no faturamento e naturalmente um aumento no preço de 7%, segundo o mesmo estudo da GfK.

Nos primeiros cinco meses de 2018 e, ao contrário do que acontecia em 2017, smartphones apresentou uma queda de 2% em faturamento. Ainda assim, tecnologia continua a ser um dos drivers mais importantes desta categoria, sendo que os aparelhos com tela superior ou igual a 5,5 polegadas e com capacidade de 32gb ou superior, apresenta um crescimento muito expressivo de 210% em faturamento.

No total os produtos que integram a chamada linha branca tiveram crescimento nos primeiros 5 meses do ano. Se analisarmos os 4 principais produtos dentro da categoria de linha branca, verificamos uma certa estabilidade ou um crescimento tímido nesses produtos (lavadoras de roupa, fogões, geladeiras e micro-ondas). Especificamente para o produto de lavadora de roupas, constatou-se uma estabilidade nas vendas em comparação com o ano anterior, ainda que isso tenha representado um aumento no faturamento de 7%.

Já para o produto “fogões”, também houve uma estabilidade em unidades, e um crescimento de 3% em faturamento.
Geladeira é um produto que, nestes primeiros 5 meses do ano, tem tido um excelente desempenho, com um crescimento de 3% em unidades e aproximadamente 13% em faturamento, se tornando, cada vez mais, o principal produto de linha branca, correspondendo a um terço do faturamento total da cesta.

Avaliando a performance total de linha branca, incluindo vários outros produtos desde ar condicionado, congelador, secador, cooktops, fornos e fogões, refrigeradores, lava louças, exaustores, micro-ondas, lavadoras de roupa e adega de vinhos, o faturamento da linha branca foi 6% maior de janeiro a maio de 2018 na comparação com os mesmos meses de 2017.

Com a copa do mundo, em “consumer eletronics”, o destaque ficou com os televisores que ganharam importância no último ano. As inovações tecnológicas contribuíram para o incremento nas vendas, que cresceram 35% em faturamento e 27% em volume na comparação entre janeiro e maio deste ano com os mesmos meses de 2017. O tamanho médio dos aparelhos veio crescendo desde o início do ano, ultrapassando a média de 41 polegadas em Maio de 2018. Além da dimensão média dos televisores, a tecnologia de UHD também veio ganhando bastante representatividade a cada mês.

Já para para a categoria de eletroporáteis, no período de janeiro a maio deste ano, as vendas cresceram 4% em faturamento e 4% em volume, em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtos que fazem parte da linha “cozinha/comer” foram os que apresentaram maiores crescimentos, 14%, algo que também havia acontecido em 2017 em relação a 2016, em faturamento, nos cinco primeiros meses deste ano. Foram seguidos por produtos para o preparo de bebidas, com 11% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado. A categoria de limpeza e cuidados do lar, que contempla, entre outros produtos, ferro de passar e aspirador de pó, teve vendas 6% maiores, em faturamento. Já para a categoria de cuidados pessoais, existiu um crescimento residual de 1%, em comparação com o ano de 2017.

Em sentido oposto, a categoria de Climatização e bem-estar registrou uma queda, em faturamento, de 16%, bastante significativa.

Na categoria Informática, os computadores seguem o trajeto de recuperação, que começou a partir da black Friday de 2016.O total de computadores (notebooks + desktops) apresentou crescimento, em unidades de 8% e, em faturamento, de 10%. Se analisarmos o detalhe dos produtos, o segmento de notebooks, registou um crescimento em faturamento de 14% e em volume 10%, no período de janeiro a maio deste ano, ante o mesmo período de 2017.

Já no caso de desktops, houve uma redução de 2% em unidades, e igualmente uma redução, em faturamento, de 15%.
Os processadores mais robustos continuam a ganhar importância e representam mais de metade do mercado em termos de faturamento. Também o segmento de gaming, continua a ser um dos principais destaques, crescendo, nos primeiros 5 meses do ano, mais de 300%.

Sobre a Gfk 

A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria – tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos cons umidores.

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