Melhores passeios de um dia à beira-mar saindo de trem de Londres

Pousada Pérola da Mantiqueira indica atrações para curtir o outono em Monte Verde
28 de março de 2022
Quando uma dor de cabeça pode virar motivo de uma preocupação com nosso cérebro?
28 de março de 2022

A primavera surgiu na Inglaterra, e os dias mais quentes anunciam a temporada de verão

Que tal aproveitar o sol numa viagem de um dia ou uma escapada noturna para o litoral inglês durante uma visita a Londres? Várias praias nos arredores da capital inglesa estão a apenas uma ou duas horas de trem. São enseadas de areia, cais vitorianos cheio de diversão, obras de arte instigantes e deliciosa culinária costeira.

Londres a Brighton

Você pode começar com uma viagem à cidade de Brighton, na costa sul, onde uma caminhada de 15 minutos leva até o Royal Pavilion, construído pela primeira vez como um palácio de prazeres para o rei George IV há mais de 200 anos. Depois de apreciar a arquitetura regencial e indo-gótica do palácio, a dica é navegar pelas diversas obras expostas no Brighton Museum and Art Gallery, localizadas nos Royal Pavilion Gardens.

O ambiente litorâneo convida a almoçar um tradicional fish and chips (peixe com batatas fritas) antes de aproveitar os passeios e diversões no Brighton Palace Pier ou apreciar as vistas a 104 metros de altura a bordo do British Airways i360. Em seguida, passe a tarde no aquário mais antigo do mundo em funcionamento, o SEALIFE Brighton, ou explore as lojas independentes e cafés de The Lanes. Aqui, há um pouco de tudo: butiques chiques, joias, antiguidades artesanais e pequenas galerias.

Para um jantar requintado à noite, considere o etch., restaurante com menu degustação de 12 serviços comandando por Stephen Edwards, vencedor do “Masterchef: The Professionals”. Outra ideia é saborear um menu repleto de carnes, peixes e opções vegetarianas no Coal Shed Brighton, tudo centrado em torno de sua grelha Josper a carvão.

Se ficar mais de um dia, vale alugar uma bicicleta no esquema BTN BikeShare para pedalar ao longo do Undercliff Path de Brighton Marina até a vila de Saltdean. Também é possível pegar uma rota mais puxada para os campos cheios de vida selvagem do South Downs National Park, com vistas do Devil’s Dyke. Há também uma infinidade de passeios de bicicleta pela cidade para escolher, além de agradáveis trilhas de caminhada, incluindo Piers and Queers, uma viagem pela história LGBTQIA+ da cidade.

Como chegar: Os trens diretos da London Bridge e Victoria levam 60 minutos.

Lugares para ficar: A cidade tem uma grande variedade de opções de hospedagem. Algumas podem ser vistas em Visite Brighton, incluindo:

  • The Grand Brighton: localizado à beira-mar, o hotel foi inaugurado em 1864 e abriga 201 quartos luxuosos, além de seu próprio restaurante Cyan, churrasqueira no terraço e bar.
  • Artist Residence Brighton: esta peculiar townhouse tem 24 quartos individualmente concebidos que misturam excentricidade e criatividade.

Londres a Margate

A praia de areia e a orla marítima de Margate oferecem um sabor da tradicional Grã-Bretanha à beira-mar. A cidade na costa norte de Kent também está repleta de cafés modernos e lojas retrô. Para conhecer o passado artístico da região, explore as exposições em constante mudança do Turner Contemporary. Comemorando seu 10º aniversário em 2021, a galeria recebeu o nome de JMW Turner, que muitas vezes se inspirou no espetacular trecho da costa de Kent. Em seguida, mergulhe nos mistérios da Shell Grotto, um complexo subterrâneo descoberto em 1835 coberto com 4,6 milhões de conchas, cuja origem permanece desconhecida.

A dica é almoçar em um dos muitos cafés ou restaurantes à beira-mar da Cidade Velha, antes de passar a tarde curtindo o parque de diversões Dreamland Margate. Uma nova adição à sua coleção de passeios vintage para 2021 é um Trem Fantasma cuidadosamente restaurado, juntando-se a outros clássicos locais como Waltzer e Gallopers. Alguns passeios, incluindo a Scenic Railway de 101 anos – a montanha-russa mais antiga da Grã-Bretanha – ainda não reabriram, mas devem retornar ao longo deste ano.

Para o jantar, o Angela’s of Margate apresenta um cardápio repleto de frutos do mar e pratos vegetarianos de origem ética, enquanto o Buoy and Oyster coloca o foco em algumas das melhores carnes e mariscos que a região tem para oferecer. Uma opção mais romântica é desfrutar de um jantar íntimo no New Street Bistro, com apenas 18 lugares, que também tem serviço ao ar livre no jardim do pátio New Street Al Fresco, bem em frente.

Se tiver mais tempo em Margate, aproveite para explorar a trilha Dicken’s and Turner, uma rota de caminhada acessível de seis quilômetros que leva à Turner Contemporary Gallery a Broadstairs, um popular refúgio de férias do escritor Charles Dickens. Mosaicos coloridos documentam as conexões da dupla com a região ao longo do trajeto, enquanto ônibus regulares circulam entre os dois locais para quem não deseja caminhar nos dois sentidos. É possível pisar na Bleak House, onde Dickens escreveu “David Copperfield”ou se aventurar ao norte ao longo da costa para descobrir a Botany Bay, com areias douradas, piscinas rochosas e paredões brancos.

Como chegar: Os trens diretos de St Pancras International e Victoria levam de 90 minutos a duas horas.

Lugares para ficar: Uma seleção de lugares para ficar em Margate, Broadgate e Ramsgate pode ser encontrada em Visite Thanet, incluindo:

  • The Walpole Bay Hotel: inaugurado em 1914, oferece 36 quartos repletos de personalidade e características originais.
  • Sands Hotel: o moderno hotel boutique oferece vista para o mar, 20 quartos luxuosos e seu próprio restaurante contemporâneo Bay.

Londres para Eastbourne

Eastbourne, na costa sul da Inglaterra, mistura história e cultura com impressionantes paisagens ao ar livre. Aqui você pode começar o dia explorando a riqueza de lojas independentes da cidade antes de explorar a arte contemporânea na Towner Eastbourne, a maior galeria do sudeste do país, com uma coleção de 5.000 obras de renome internacional, bem como uma variedade de exposições que mudam a cada poucos meses.

Invista numa porção de peixe e batatas fritas no píer vitoriano da cidade para o almoço, antes de um passeio à tarde ao longo do calçadão, percorrendo a Wish Tower, uma histórica Martello Tower, que remonta à era napoleônica, e o Eastbourne Redbout, um fascinante forte e museu costeiro que deve reabrir em 2022. Se preferir programas ao ar livre, tente a sorte no minigolfe ou aventure-se em passeios de caiaque ou stand-up paddle.

A cidade oferece uma variedade de opções de jantares, desde os pratos requintados no Mirabelle Restaurant no Grand Hotel a iguarias turcas no Meze e a culinária indiana no Malayalam.

Um segundo dia em Eastbourne pode ser gasto explorando os vastos espaços verdes que cercam a cidade. A oeste, uma caminhada costeira cênica de seis quilômetros leva a Beachy Head, onde se pode admirar o branco calcário dos Seven Sisters Cliffs e o exuberante Seven Sisters Country Park. Se desejar uma excursão mais longa, opte por continuar para o oeste ao longo de uma seção de 150 quilômetros do South Downs Way, uma trilha nacional pelo coração do South Downs National Park, que liga Eastbourne à cidade histórica de Winchester. Outra ideia é se aventurar ao norte de Eastbourne ao longo da Cuckoo Trail, uma rota de ciclismo e caminhada de 22 quilômetros repleta de vida selvagem natural, ou seguir uma antiga linha férrea até a pequena cidade mercantil de Heathfield, dentro da área de alta beleza natural de High Weald, que oferece vistas impressionantes da paisagem rural de Sussex. Várias dessas rotas também figuram no calendário anual Eastbourne Walking Festival, uma celebração ao ar livre que geralmente acontece no outono.

Como chegar: Os trens diretos de Victoria levam 90 minutos.

Lugares para ficar: Visite Eastbourne lista vários hotéis e pousadas à beira-mar para os visitantes escolherem, incluindo:

  • The Grand Hotel Eastbourne: luxuoso hotel e spa cinco estrelas à beira-mar, que dispõe de 152 quartos, muitos deles com vista para o mar.
  • The View Hotel: com 126 quartos está situado perto do Turner Eastbourne e aceita animais de estimação

Londres para Hastings

Área rica em história, Hastings tem uma rica herança pesqueira e abriga o funicular mais íngreme da Grã-Bretanha, que oferece vistas incríveis do Canal da Mancha.

Hastings dá nome a uma das batalhas mais significativas da história britânica em 1066, que ocorreu a alguns quilômetros ao norte da cidade, na Battle Abbey. A dica é começar o dia em uma viagem de trem de 15 minutos para rastrear os eventos que cercaram a vitória de William, o Conquistador, passear pelo campo de batalha e desfrutar de vistas espetaculares do telhado da abadia. As ruínas do primeiro castelo normando da Grã-Bretanha também podem ser exploradas em Hastings, com a exposição The 1066 Story, que leva os visitantes numa viagem desde o ponto de conquista até aos dias de hoje. O castelo fica a uma curta caminhada do topo do West Hill Lift, um funicular instalado em 1891 que mantém seus vagões vitorianos originais de madeira.

O Maggie’s Fish and Chips é um bom lugar para recarregar as baterias antes de apreciar as vistas e as diversões no Hastings Pier. Vale parar no Shipwreck Museum para ver uma coleção de artefatos raros de naufrágios e aprender mais sobre o passado marítimo da região e visitar a mistura eclética de exposições e arte moderna no Hastings Contemporary. Encontrada entre as cabanas de rede na Cidade Velha de Hastings, a galeria tem vista para a maior frota de pesca lançada na praia.

Duas boas escolhas para o jantar são os frutos do mar do restaurante No. EIGHT e as iguarias italianas contemporâneas feitas com os melhores produtos locais de East Sussex em La Bella Vista.

Se tiver um dia a mais, aproveite para embarcar no East Hill Lift até a reserva natural do Hastings Country Park. Localizada na área de grande beleza natural de High Weald, a reserva inclui vários caminhos costeiros e outras rotas que serpenteiam por antigos vales florestais, oferecendo inúmeras oportunidades para a observação de pássaros e outros animais selvagens.

Como chegar: Trens diretos da London Bridge, ou do St Pancras International com uma baldeação no Ashford International, levam 90 minutos até Hastings.

Lugares para ficar: Uma seleção de acomodações em Hastings pode ser encontrada em 1066 País, incluindo:

  • The Old Rectory: este luxuoso B&B boutique com oito quartos fica no coração da Cidade Velha de Hasting.
  • The White Rock Hotel: com vista para o Hastings Pier, possui 40 quartos.