Medidor de cuff é acessório de primeira necessidade para pacientes traqueostomizados

Effa Motors amplia rede e planeja chegar a 30 revendas em 2018
11 de maio de 2018
Peças CK Underwear exibidas por Kardashians e Jenners em campanha chegam ao Brasil
11 de maio de 2018

Equipamento permite pressão ideal do cuff, reduzindo riscos de lesões ou agravamento do quadro clínico

Pacientes traqueostomizados devem ter acompanhamento constante para evitar complicações em seu quadro clínico. A ventilação mecânica a qual eles estão submetidos é um procedimento invasivo, mas considerado seguro se forem adotadas as técnicas corretas de manuseio dos dispositivos e de manutenção e supervisão de todo o sistema. Enfermeiros, cuidadores e fisioterapeutas são os profissionais que mais lidam com estes respiradores e eles devem estar qualificados e passar por reciclagens constantes para não cometerem erros.

A respiração mecânica deixou de ser uma situação que exige internação do paciente em hospital. Atualmente, em alguns quadros clínicos, pacientes podem ser acompanhados na própria casa – com todas as adaptações necessárias – ou ainda em clínicas especializadas. O importante é ter, ao lado, profissionais prontos e qualificados para lidar com as mais diferentes situações.

A traqueostomia pode ser feita com um cuff. Trata-se de um balonete colocado nas cânulas para impedir a passagem de líquidos e outras secreções que podem ser aspiradas pelos pulmões. Além disso, o cuff é usado para mensurar uma possível perda de oxigênio transportado.

O cuff deve ser inflado na cânula em uma pressão ideal para impedir que ele fique muito rígido – causando lesões na traqueia – ou ainda maleável – contribuindo para a broncoaspiração. Estudos clínicos apontam que a pressão ideal deve ser, em média, de 20cmH2O, embora a academia considere o ciclo entre 18 e 25 cmH2O como seguro.

Como garantir a pressão adequada?

Para assegurar a pressão ideal existe um outro aparelho, o medidor de cuff, também conhecido popularmente como cufômetro. No Brasil, ele é comercializado na internet pela Celmat, que é a referência em aparelhos na área da saúde.

A manipulação do cufômetro é feita, geralmente, por enfermeiros, fisioterapuetas e cuidadores capacitados. No entanto, a definição do nível de pressão adequada deve ser feita por um profissional da área médica qualificado para este fim. Isso porque, embora os valores entre 18 e 25 cmh2O sejam uma referência, alguns pacientes podem ter demandas distintas.

O medidor de cuff é composto por um visor semelhante ao aparelho de aferir pressão do paciente. A diferença é que ele é ligado diretamente ao cuff para identificar a pressão no momento. A regulação é feita por um manômetro que, através de uma válvula, pode insuflar ou desinsuflar o cuff, conforme a necessidade.

Embora o cuff seja desenvolvido para vedar o sistema de respiração do paciente traqueostomizado, ele não é perfeito. Por isso mesmo, o medidor de cuff deve ser usado de forma constante para garantir a pressão dentro do aceitável. Caso contrário, como já foi informado, o paciente pode se machucar ou até ter o seu quadro clínico agravado.

Quando aferir 

Profissionais da área da saúde que lidam com o medidor de cuff divergem sobre a periodicidade da aferição. Alguns recomendam até três vezes ao dia, embora outros afirmem que uma vez a cada 24 horas seja suficiente. O ideal é fazer aferições mais constantes no início, exatamente para identificar a funcionalidade do sistema. Posteriormente, esta demanda pode ser diminuída, até chegar a um teste por dia.