Médico explica o que é Lipedema, a doença que causa acúmulo de gordura nas pernas e acomete milhões de brasileiras

Tangará Play: hotel oferece programação infantil para animar as férias de julho
13 de julho de 2021
Cooperativa Vinícola Garibaldi conquista único ouro brasileiro no concurso Vinalies
14 de julho de 2021

Estima-se que 5 milhões de mulheres no Brasil tenham a doença e não sabem; Atinge quase que exclusivamente este público, pois está associado a um padrão hormonal feminino

O Lipedema é uma doença progressiva pouco conhecida no país, causada por acúmulo de gordura nos braços, pernas e quadris, que provoca, entre muitos sintomas, dores, hematomas e dificuldade de locomoção. Estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres no Brasil tenham a doença e não sabem, já que é confundida na maioria dos casos com obesidade, pela falta de conhecimento da classe médica. Por conta disso, o Instituto Lipedema Brasil (www.institutolipedemabrasil.com.br), o primeiro centro de referência da doença no país, foi criado para compartilhar informações e apresentar o Lipedema para a sociedade e mobilizar todas essas mulheres.

O que é o Lipedema?

O Lipedema é uma doença progressiva causada por acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo como braços, pernas e quadris, que provoca sofrimento físico e psicológico. É confundida muitas vezes com obesidade, por falta de conhecimento e de informação da classe médica. O Lipedema atinge quase que exclusivamente o público feminino, pois está associado a um padrão hormonal feminino.

Como identificar – As principais características do Lipedema, que possui quatro estágios, são: dores frequentes nas regiões das pernas, quadril, braços e antebraços, que ficam mais grossos e desproporcionais em comparação com o restante do corpo, no tornozelo parece que há um “garrote” e os joelhos perdem o contorno. A mulher pode apresentar hematomas (ficar roxa) por qualquer movimento mais brusco. Isto acontece porque a doença provoca reação inflamatória em células de gordura nestas regiões.

A doença deverá ser incluída no próximo Código Internacional de Doenças (CID 11) em 2022. Atualmente, há dois tipos de tratamento para o Lipedema, o clínico – com técnicas que amenizam a dor (por meio de dietas anti-inflamatórias e exercícios físicos), e o cirúrgico, que remove as células de gordura.

Dados sobre Lipedema – A realidade no Brasil

  • Um dos problemas é o diagnóstico equivocado. Segundo estudo recente*, apenas 9% dos médicos estavam aptos a fazer o diagnóstico da doença;
  • Costuma ser confundida com obesidade em 75% das pacientes ouvidas no estudo;
  • 63% das pacientes revelaram histórico familiar da doença, algumas vezes acometendo três gerações: avó, mãe e a paciente, evidenciando a tese de que a doença pode ser genética.
  • O Lipedema não é uma doença estética e, por isso, demanda tratamentos clínico e cirúrgico;
  • A doença não é fatal, mas atrapalha a qualidade de vida da mulher de tal forma, que pode desencadear distúrbios como depressão, obesidade, perda de mobilidade e redução de auto estima.
  • O estudo revelou que 94% das pacientes ouvidas relataram limitação física e impacto psicossocial devido à doença;
  • O Lipedema deverá ser incluído apenas no próximo Código Internacional de Doenças (CID 11) em 2022;
  • Não há tratamento gratuito para a doença no SUS ou pelos convênios médicos;
  • No Brasil, há poucos médicos especialistas no tratamento da doença;

O Instituto tem realizado ações online como ciclo de palestras e lives com a participação de especialistas nacionais e internacionais, que debatem sobre a doença, além de colher depoimentos de pessoas com Lipedema, sob diversas óticas com divulgação em seus canais sociais. O objetivo é transmitir mensagens importantes de apoio, de conscientização e compartilhar declarações para que todas essas mulheres – as que sabem que têm a doença e não podem fazer o tratamento, e as que ainda não sabem – não se sintam sozinhas.