Médico cardiologista une práticas de medicina tradicional e oriental para tratamentos mais eficazes

Mario Ghanna regrava ‘Foxy Lady’, de Jimi Hendrix, em homenagem aos 49 anos da morte do cantor
21 de agosto de 2019
Principais desafios e oportunidades das cadeias produtivas do agronegócio serão debatidos no 4º CNMA
22 de agosto de 2019

Doctor uses needles for treatment of the patient

Técnicas podem ser utilizadas em conjunto no combate à dependência de álcool e tabagismo, por exemplo

A medicina oriental vem se firmando como alternativa ou recurso complementar aos tratamentos convencionais. Porém, a união das duas técnicas pode trazer resultados ainda melhores para os pacientes, especialmente em casos de doenças como transtornos de ansiedade, dependência de álcool e tabagismo.

O tratamento para a dependência tem como objetivo fazer com que o paciente consiga abandonar por completo o álcool, o cigarro ou as drogas. “Para isso, utilizamos tanto as ferramentas da medicina ocidental, com medicamentos que auxiliam no combate a ansiedade, depressão, insônia e síndrome da abstinência, quanto técnicas da medicina oriental, como a auriculoacupuntura e a acupuntura tradicional”, explica o Dr. Júlio César Kreling, cardiologista com especialização em acupuntura.

O especialista explica que utiliza essas técnicas para controle da compulsão, por meio da liberação de endorfina e serotonina no sistema nervoso, substâncias que proporcionam bem-estar. “Obtenho ótimos resultados com esse tipo de tratamento. Tenho experiência desde 1997, quando iniciei o atendimento a pacientes dependentes”, acrescenta o médico. Ele ainda ressalta que o comprometimento do paciente é um fator fundamental para o sucesso do tratamento.

A união da medicina oriental com a acupuntura faz com que o paciente se sinta mais calmo e menos irritado, além de dormir melhor e apresentar menos ansiedade. No primeiro atendimento, que dura aproximadamente uma hora, o profissional explica detalhadamente o que é a dependência, suas consequências no organismo e as dificuldades em abandonar o vício. Em seguida, começam as aplicações. Embora a sensação de dor varie de paciente para paciente, o tratamento é praticamente indolor.

Ter outros profissionais auxiliando e trabalhando em conjunto também é importante, pois o ideal é que o paciente tenha um atendimento multidisciplinar. “Em nossa clínica, desenvolvemos um tratamento em que fazem parte médico, psicólogo e nutricionista, já que os dependentes muitas vezes estão desnutridos ou têm aumento de peso quando param de fumar”, pontua o Dr. Kreling.

Sintomas e consequências da dependência

De acordo com o médico, no início o indivíduo está em “lua de mel” com o álcool, o cigarro ou as drogas, e acha que tem o controle. Os sintomas são primeiramente observados por outras pessoas, como familiares, amigos e colegas, que percebem as mudanças de fisionomia, do humor, da concentração e do sono. O que era vontade passa a ser compulsão. No caso do álcool, principalmente, os pacientes apresentam tremores e delírios que desaparecem quando eles bebem.

Em relação ao tabagismo, as consequências da dependência podem envolver problemas como câncer, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), envelhecimento precoce da pele, rouquidão e enfisema pulmonar. Os abusos do álcool podem prejudicar órgão como o fígado, o coração, os vasos e o estômago. Além disso, a dependência de álcool e drogas também acaba proporcionando o sofrimento de familiares e pessoas próximas que fazem parte da rotina do dependente.