MECA divulga programação para 2023 e traz novo posicionamento de marca

Yearbook Casa Vogue 2023 traz referências que perduram
21 de março de 2023
Concha y Toro lança Club Don Melchor
21 de março de 2023

Plataforma multicultural traz de volta o MECA (Journal), lança o projeto de conteúdo MECA (100+) e terá novos festivais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Bahia, além do já conhecido MECA (Inhotim), em Minas Gerais. Também anuncia um novo posicionamento de marca.

O MECA é um festival de música? Essa pergunta foi a origem do novo posicionamento de marca do MECA para 2023. Conhecido principalmente por organizar festivais em locações incríveis para um público moderno e influente a fim de priorizar uma experiência intimista, segura e transformadora, o MECA pretende ampliar e diversificar seu portfólio de projetos em 2023 visando fortalecer sua comunidade e também alcançar novos públicos.

Caetano Veloso no MECA Inhotim em 2022 Imagem: @ORANDUU

Plataforma 2023

O planejamento para esse ano prevê sete principais projetos no ecossistema do MECA, que contemplam os quatro novos universos da plataforma — LOVE (Cultura e Entretenimento), GOOD (Bem-estar e Sustentabilidade), NEXT (Tendências e Inovação) e RISE (Performance e Longevidade). Serão cinco festivais, quatro inéditos — em Caraíva/BA, Brumadinho/MG, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Também fazem parte do calendário a volta do MECA (Journal), nossa publicação impressa trimestral gratuita; e o novo MECA (100+), projeto de conteúdo on e offline que celebra as pessoas que estão mais chamando a atenção do MECA e criando o amanhã, hoje.

O primeiro festival do ano será em junho, em Caraíva, a charmosa vila de pescadores do sul da Bahia que ainda guarda ares mágicos. O MECA (Caraíva) é o novo “destination festival” do MECA. Será um festival realizado na baixa temporada e vai favorecer a integração de pessoas e culturas diferentes com a comunidade local. O evento se estende por diferentes locações, com shows, painéis, workshops, feiras e experiências. Entre os focos de conhecimento do festival, destaque para a valorização da cultura local, da sustentabilidade e de projetos socioambientais em parceria com a ANAC (Associação dos Nativos de Caraíva).

Na sequência, em agosto, acontece a sétima edição do MECA (Inhotim), o mais consagrado dos festivais do MECA, nos jardins do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), com muita música, arte, moda e a natureza no maior museu à céu aberto do mundo.

Em outubro, é a vez do MECA (Caldeira), em Porto Alegre, em um novo formato para explorar a cidade ao ar livre, na rua, com música, inovação, empreendedorismo e experiências que contemplem as expressões e os principais movimentos urbanos e culturais da capital gaúcha, em parceria com o Instituto Caldeira.

No próximo mês, em novembro, a plataforma estará de volta na cidade maravilhosa com um festival de encontros, onde a música se conecta com o esporte, a saúde, o cinema, a tecnologia e a gastronomia para todos os públicos, chamado de (Super) MECA, o maior e mais diverso festival já realizado pela marca.

Por fim, em dezembro, São Paulo ganha o MECA (Baile), um festival em formato de pista de dança, onde a música se conecta com a celebração das conquistas do nosso ano e o fortalecimento da nossa comunidade.

Patrocinam os festivais e os projetos de conteúdo do MECA as marcas Heineken, Johnnie Walker e NotCo.

Novo posicionamento de marca

A plataforma multicultural MECA, fundada em 2010 pelo empresário Rodrigo Santanna, anuncia também mudanças em seu posicionamento de marca. Para celebrar o lançamento da plataforma e a nova sociedade, está sendo lançada hoje (10 de março), uma campanha para reafirmar que o MECA é mais do que um festival de música. Com o mote “O MECA é um festival de música?”, a campanha quer mostrar que a marca, que nasceu como um festival de música, se transformou ao longo dos anos em uma plataforma multicultural — a única que junta música, conhecimento, arte e inovação em lugares incríveis e inusitados do Brasil — e que produz e publica conteúdos próprios no digital e no impresso sobre cultura, bem-estar, criatividade e empreendedorismo. “Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos através das nossas experiências e conteúdos. Não somos só um festival de música e não queremos que o line-up seja o principal motivo pelo qual as pessoas escolham ir ao MECA.”, afirma Rodrigo.

MECA—Onde pessoas, ideias, culturas e energias diferentes se encontram.

Confira, a seguir, os principais projetos da plataforma do MECA em 2023:

MECA (Caraíva)

Music & Sustainability Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com o turismo, a sustentabilidade e as tradições.

Data: 8 a 11 de junho

Local: Caraíva (BA)

Público: 1.500 pessoas, em quatro dias

MECA (Inhotim)

Music & Arts Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a arte, a moda e a natureza no maior museu de arte contemporânea à céu aberto do mundo.

Data: 4 a 6 de agosto

Local: Museu Inhotim (Brumadinho, MG)

Público: 12.000 pessoas, em três dias

MECA (Caldeira)

Music & Street Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a criatividade, a inovação, as expressões e os movimentos urbanos.

Data: 21 de outubro

Local: Porto Alegre (RS)

Público: 6.000 pessoas

(Super) MECA

Music & Sports Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com o esporte, a performance, o cinema, a moda e a alimentação.

Data: 18 e 19 de novembro

Local: Marina da Glória (RJ)

Público: 20.000 pessoas, em dois dias

MECA (Baile)

Annual Celebration Party – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a celebração das nossas conquistas e o fortalecimento da nossa comunidade.

Data: Dezembro

Local: TBD (SP)

Público: 4.000 pessoas

MECA (100+)

Uma celebração das 100 pessoas que estão criando o amanhã, hoje. O projeto de conteúdo contínuo on e offline reconhece e destaca as pessoas que mais estão chamando a atenção do MECA.

 

Periodicidade: Mensal

Perfis: 100 destaques por ano

MECA (Journal)

Entregue em casa por assinatura, enviado para formadores de opinião e também distribuído gratuitamente nos espaços culturais, restaurantes e lojas mais legais do Brasil.

Periodicidade: Trimestral

Tiragem: 25.000 exemplares

Sobre o MECA

O MECA é uma plataforma multicultural viva que conecta pessoas, fortalece comunidades, produz e publica conteúdos próprios, promove festivais e cria experiências. Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos. E celebramos o que existe de melhor no mundo, desde 2010.

SITE | INSTAGRAM