Master class capacita gestores sobre modelos de parcerias público privadas

W Maldives é indicado para o prêmio Readers’ Choice Awards 2022
18 de maio de 2022
Fuja do tradicional: 6 cozinhas criativas para você se inspirar
19 de maio de 2022

Módulo de junho do programa Smart City Expert aborda modelos de contratação de projetos e PPPs. Aulas são voltadas à profissionais da iniciativa privada e gestores públicos

Programa de capacitação em gestão pública inteligente, o Smart City Expert está com inscrições abertas para o módulo temáticoModelos de contratação para projetos de Smart Cities: das Govtechs às Parcerias Público-Privadas, que acontece nos dias 8, 9, 22 e 23 de junho. O programa é uma iniciativa do iCities, empresa especializada em soluções para smart cities, que realiza a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba.

O módulo permite que o gestor público e o profissional da iniciativa privada conheçam os formatos mais adequados para contratação de projetos públicos dentro dos aspectos legais e busque novos caminhos e modelos de contratação para projetos de inovação da administração pública. Ministrado pelo professor Guilherme Dominguez, advogado e empreendedor, diretor do Programa de Aceleração de Startups do BrazilLAB e diretor-executivo do Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento (ILDD), o módulo conta ainda com cases do mercado e palestras com os convidados Leonardo Ladeira, CEO do Portal de Compras PúblicasAndré Agra Gomes de Lira, auditor de Contas Públicas do TCE-PBSoraya Tonelli, coordenadora do Sebrae Santa Catarina; e Rogério Ceron, diretor presidente da SP Parcerias.

O grande desafio de expandir o mercado de smart cities são as barreiras jurídicas. Este módulo do Smart City Expert busca aprofundar o tema, trazendo uma visão atualizada do ambiente regulatório no Brasil, bem como cases de sucesso de como foram viabilizados projetos e compras públicas de inovação e smart cities no país.

Para a iniciativa privada:

  • Saiba como vender sua solução para as prefeituras e governos;
  • Saiba como a nova lei de licitações pode auxiliar na venda do seu produto ou serviço;
  • Conheça a aplicabilidade do Marco Legal das Startups;
  • Aprenda a difereciar a CPSI (Compra Pública de Solução Inovadora) do Sandbox Regulatório.

Para gestores públicos:

  • Saiba como comprar soluções inovadoras para prefeituras e governos;
  • Conheça uma visão moderna dos órgãos de controle sobre as compras de inovação;
  • Saiba tudo sobre a nova lei de licitações;
  • Conheça a aplicabilidade do Marco Legal das Startups, Parcerias Público-Privadas, Lei da Inovação, entre outros marcos legais;
  • Aprenda a diferenciar a CPSI do Sandbox Regulatório.

Metodologia inovadora

Com dez módulos temáticos, a metodologia do Smart City Expert foi desenvolvida de forma inovadora para capacitar gestores e servidores públicos no desenvolvimento de governos e cidades inteligentes, tendo foco também na capacitação de empresários, profissionais autônomos, pesquisadores e representantes de entidades de classe e do terceiro setor.

“O programa foi desenvolvido com 360 horas certificadas, material didático (e-book), aulas imersivas, palestras e uma videoteca exclusiva. E está alinhada com o Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a partir do embasamento que a Carta Brasileira oferece para que qualquer município crie e implemente projetos de smart cities pelo Brasil”, detalha Eduardo Mazzarolo Marques, sócio e diretor de estratégia do iCities.

Criado em 2020 para suprir uma lacuna em formação profissional na área de cidades inteligentes, o curso Smart City Expert é uma formação executiva que além de capacitar profissionais do mercado, os conecta com projetos e negócios ligados a cidades inteligentes. O Expert foi o primeiro curso da iCities Academy, que lançou outros formatos de capacitação para governos inteligentes e negócios smart. Mais informações sobre o Smart City Expert pelo site.

Sobre o iCities

iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.