Massoterapia com inteligência artificial?

Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no Brasil
20 de abril de 2023
Sesc PR abre concurso de desenhos de pontos turísticos do estado
20 de abril de 2023

Conheça EMMA – robô projetado para aplicar uma forma terapêutica da massagem Tui-Ná

Receber uma massagem de um robô pode parecer algo saído de uma história de ficção científica, mas essa pode ser uma realidade em um futuro não muito distante. A Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, está estudando a possibilidade de usar a massagem robótica como resposta para o alívio da dor dos pacientes e para amenizar a carga de trabalho da equipe.

Este é o EMMA. EMMA significa Expert Manipulative Massage Automation (automação de massagem manipulativa especializada). É um robô projetado para aplicar uma forma terapêutica de massagem chamada Tui-Ná.

“Algumas pessoas a chamam de Massagem chinesa, mas na verdade é uma abordagem muito abrangente usada principalmente para problemas nos músculos e no alinhamento muscular”, diz o Dr. Brent Bauer, médico da área de medicina interna geral da Mayo Clinic.

A Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, estuda atualmente o uso da Tui-Ná para pacientes com dor lombar crônica não específica.

“Se o estudo for positivo e dissermos: ‘Sim, a Tui-Ná pode ser um tratamento muito bom para muitas pessoas com dor lombar crônica.’ Bom, essa é metade da população terapêutica, não temos especialistas em Tui-Ná suficientes nem para atender metade das necessidades”, diz o Dr. Bauer.

É nessas situações que o EMMA ou a massagem robótica podem ajudar complementando parte do trabalho.

“Queremos que o terapeuta faça a maior parte da avaliação e do posicionamento, mas o robô pode assumir a parte repetitiva do trabalho”.

O sistema de inteligência artificial do EMMA usa sensores para medir a rigidez muscular e calcular os pontos de acupuntura no corpo de cada pessoa. A Mayo Clinic espera liderar o caminho realizando avaliações clínicas do EMMA.

“Muitos dos nossos pacientes não obtêm alívio total ou tratamento total se limitarmos isso ao que temos em nossa caixa de ferramentas convencional. É por isso que adoro a ter a possibilidade de simplesmente dizer: ‘Bem, também temos acupuntura. Temos massagem baseada em evidências. Teremos, talvez, a Tui-Ná em um futuro próximo”, diz o Dr. Bauer.

“Isso não quer dizer que iremos substituir a medicina convencional. A ideia é agregar. Estamos integrando o melhor dos dois mundos.”

vídeo do robô em ação está disponível em inglês.

Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.