Massa magra: sedentarismo no isolamento social pode acarretar na perda dos músculos

Hotel Tierra Chiloé lança experiência imersiva de viagem
22 de setembro de 2020
Novo aspirador robô Multilaser
23 de setembro de 2020

Você já ouviu falar em massa magra?

Ela é nossa massa muscular, que garante um corpo mais tonificado, com ganho de força. A massa magra é construída com uma rotina de exercícios, com foco no ganho de músculos. “A massa magra é difícil de conquistar e fácil de perder. Durante o isolamento social, muitos pacientes ficaram sedentários ou deixaram a musculação de lado, optando por exercícios aeróbios, e perderam parte da massa muscular”, explica a médica da Eden Clinic, Márcia Simões.

A perda de massa magra pode acarretar alguns sintomas, como fraqueza, preguiça e flacidez. “É preciso ficar atento ao emagrecimento acelerado. Perder muito peso de maneira rápida pode estar associado à perda de musculatura, também”, alerta Márcia.

No processo de emagrecimento, por exemplo, é preciso identificar se a perda de peso na balança está relacionada com a gordura mesmo, ou é perda de massa magra. “Conseguimos medir isso com o índice de massa corpórea e porcentagem de gordura no corpo, com auxílio da balança de bioimpedância e com o adipômetro”, afirma.

Para conquistar a tão sonhada massa magra, é preciso praticar exercícios físicos de força com frequência, por pelo menos três vezes por semana. “Musculação com peso consegue instigar os músculos a evoluírem. É importante um acompanhamento profissional para que o exercício ofereça sempre uma evolução e traga resultados”, afirma.

A médica lembra da importância de uma alimentação adequada antes e depois de realizar os exercícios físicos. “Antes do treino, é importante ingerir um carboidrato, para dar energia ao corpo, ou uma fonte de gordura boa. Após, é importante ingerir proteínas, que são essenciais para recuperar os músculos após o esforço”, indica a médica, lembrando que durante todo o processo e ao longo do dia, a hidratação é essencial.

Alguns suplementos alimentares, como proteína, BCAA, glutamina, creatina também colaboram com o ganho de massa magra. “O ideal é consultar um profissional, para avaliar quais as reais necessidades do seu corpo e fazer um tratamento focado nos objetivos pessoais de cada um”, finaliza a médica.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Crédito foto: Andrea Piacquadio