Segundo pesquisa, apenas 29% dos consumidores chegam a indicar uma marca ou produto e especialista dá dicas para transformar clientes em indicadores
De acordo com um estudo realizado pela Nilsen, 92% dos consumidores confiam mais em indicações de amigos e familiares do que na convencional publicidade. Conforme o relatório, o marketing boca a boca movimenta US$ 6 trilhões anualmente e, até 2028, deve ser responsável por 13% das vendas ao cliente. Em contrapartida, uma pesquisa da Wharton School, revelou que, embora 83% dos consumidores estejam dispostos a indicar uma marca ou produto, apenas 29% realmente o fazem.
Para Felipe Otoni, CEO da SegSmart, empresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet para qualquer pessoa ou empresa que necessite alavancar os negócios, os dados indicam que as corporações estão perdendo dinheiro. ”As pessoas vivem em grupos sociais e, por isso, o marketing de indicação proporciona bons resultados, podendo proporcionar uma taxa de conversão de 80%. Isso acontece porque quando alguém faz uma recomendação de produto ou serviço, faz para um indivíduo que conhece e que sabe que vai fazer bom proveito daquilo. Desta forma, é crucial que as corporações tenham um programa de indicações e aproveitem a oportunidade para maximizar seus resultados”, explica o executivo.
Segundo Otoni, a palavra de um cliente satisfeito é a melhor prova social – gatilho mental para acelerar as vendas por meio de influência – que uma marca pode ter, pois o mesmo tem a capacidade de mudar a visão e a tomada de decisão de um potencial consumidor que está em dúvida. Neste cenário, o CEO da SegSmart traz três dicas para transformar clientes em promotores de uma marca, confira:
Saiba quando conseguir novos leads com os clientes
O primeiro passo é entender que existem momentos estratégicos para abordar o tema com o cliente. “O timing para falar sobre indicações faz toda a diferença. Os melhores períodos são: no pagamento; na entrega do produto ou serviço; e, quando o consumidor percebe resultados positivos e palpáveis. Essas situações são favoráveis porque ele está em um momento de alta satisfação e, por isso, mais inclinado a recomendar sua marca”, explica Otoni.
Ofereça incentivos
De acordo com o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela OpinionBox em parceria com a Octadesk, 48% dos consumidores brasileiros fazem questão de elogiar publicamente uma marca e recomendá-la a amigos e conhecidos após uma boa experiência. Nesse contexto, Otoni destaca que basta um cliente satisfeito para iniciar um ciclo de recomendações, que pode ser incentivado com um sistema de recompensas. “Além de agradecer pela indicação, mostre ao consumidor o quanto isso é importante para você. Uma forma de fazer isso é adotar uma metodologia que bonifique quem fez a recomendação. Assim, quando a venda se concretiza, o responsável pela recomendação recebe uma comissão, o que o motiva a trazer novos contatos”, explica o executivo.
Cultive o relacionamento
Por último, Otoni ressalta que é crucial conservar e zelar pelo relacionamento com o cliente no pós-vendas, isso porque tal ação reforça a confiança do consumidor na marca e gera indicações espontâneas. “A partir do momento em que você estimula as indicações na sua empresa, isso abre um novo canal de vendas que necessita de pouco investimento e gera uma grande soma de retorno”, finaliza.
Sobre a SegSmart
Fundada em 2016, a SegSmart é uma empresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet para qualquer pessoa ou empresa que necessite alavancar os negócios. Por meio de soluções completas de gerenciamento e escalabilidade, auxilia na potencialização das vendas através de um sistema de indicações e oferece uma extensão para o WhatsApp Web que aperfeiçoa a gestão dos contatos e aumenta as vendas em até 93%.
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