Marina Linhares propõe acessibilidade e inclusão na Casacor SP

Serasa alerta: Smishing é o novo golpe virtual por SMS para roubar dados pessoais
12 de agosto de 2022
Com onda extrema de frio no Brasil, cães que sofrem com dores nas articulações precisam de cuidado redobrado
12 de agosto de 2022

A decoradora Marina Linhares inova em sua participação na Casacor 2022 apresentando aos visitantes não apenas um ambiente decorado, mas também um espaço acessível que pode ser efetivamente apreciado por todos

E quando dizemos todas as pessoas é exatamente a amplitude desta expressão que queremos alcançar, pois o projeto de Marina abraça com maestria os parâmetros almejados em nossa sociedade para o que chamamos de inclusão e acessibilidade: rampas de acesso, corredores com largura suficiente para o trânsito de cadeirantes e corrimãos, são uma constante em todas as mostras que participa. Mas desta vez, Marina transcendeu o que sugerem os manuais e literalmente transformou o ambiente intitulado de “Um jeito novo do mesmo jeito” em um espaço onde todos os sentidos são privilegiados e todas as diferenças são acolhidas.

Justamente o que proporciona a inusitada instalação imersiva, logo na entrada do espaço: a letra da música Noturno em São Paulo, de Dick Farney, projetada no chão, automaticamente se transforma em um retrato na parede, uma silhueta mapeada, de todo e qualquer corpo que por ali passar, seja ele como for.

Depois desta inspiradora experiência, impossível não sentir o bem-estar promovido pela fragrância Manacá, que em milésimos de segundos transporta quem visita a Casacor para um lugar especial onde a certeza das boas-vindas está sempre presente.

A certeza que vem com a apresentação do espaço por meio de uma planta baixa tátil, a qual oportuniza sua compreensão sob uma nova perspectiva, além de possibilitar que pessoas com qualquer tipo de deficiência visual, tenham um melhor entendimento da concepção, disposição e das dimensões de cada uma das peças ali dispostas, o que é potencializado por uma minuciosa áudio descrição e por detalhes em relevo de todos os tecidos que foram utilizados no ambiente.

Para completar, vídeos em Libras – Língua Brasileira de Sinais, expõem à comunidade surda detalhes interessantes sobre a idealização do projeto e o conceito do ambiente. Tudo pensado com merecida atenção aos detalhes.

“O capricho é uma constante em tudo o que faço, mas precisa ser apreciado, vivenciado e aproveitado por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer nosso trabalho”, diz Marina. “Não há como ficar satisfeita quando o acesso não é para todas as pessoas”, completa a designer.

O cuidado de Marina, é uma constante. Desde 2021, o escritório tem estruturado uma estratégia ESG (impacto Ambiental, Social e de Governança) em direção à certificação como uma Empresa B. A iniciativa busca o equilíbrio entre o propósito e lucro, considerando o impacto das decisões da empresa em sua equipe de trabalho, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

O escritório conta com o apoio de uma consultoria especializada que, em conjunto, desenvolveram as seguintes ações: a sensibilização de toda a equipe em relação ao tema; a formação de um Comitê de Impacto interno; o diagnóstico do impacto socioambiental da empresa; a escuta dos principais stakeholders para definição dos principais temas materiais, entre outras.

Muito além das questões de sustentabilidade corporativa, um dos seus principais impactos positivos está na inserção de um olhar responsável na própria entrega de todos os serviços que o escritório oferece. Surge então a iniciativa do projeto para a Casacor de forma inclusiva, possibilitando que todos tenham acesso à experiência da exposição.

Casacor SP Conjunto Nacional

Até 11 de setembro

www.marinalinhares.com.br

@marinalinharesinteriores

11 3050-0660

Crédito fotos: Salvador Cordaro