Marianne Ramos assina paisagismo de espaço Jean de Just na CASACOR São Paulo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A paisagista e arquiteta paulistana Marianne Ramos, assina o espaço que reproduz a varanda de uma casa dos anos 1950 e 1960, com o designer de interiores parisiense

O Jardim do Lounge, primeiro espaço da CASACOR São Paulo deste ano, traz o conceito de sustentabilidade, proposto pela maior mostra de decoração do país, em vários elementos. No ambiente, de 95m², foram preservados o forro e as paredes já existentes do Jockey Clube de São Paulo e foram utilizados móveis vintage e plantas que necessitam de pouca rega.

O paisagismo é um ponto forte e essencial no projeto, presente nas áreas interna e externa. Participando da CASACOR pela segunda vez, a arquiteta e paisagista Marianne Ramos destaca plantas sustentáveis e de clima árido, como cactos, agaves, dracena e suculentas, além de samambaias. A forração de pedra é outro recurso utilizado que facilita a manutenção e reforça a forte atmosfera de brasilidade do ambiente. As paredes se comunicam com a vegetação: plantas acima dos cocares, estantes misturadas com folhagens, parede azul com cactos, criando uma atmosfera fresca, de leveza. “O paisagismo sempre dá vida aos ambientes e traz alegria, conexão com a natureza e bem-estar para as pessoas. E foi exatamente isso que procurei fazer nesse ambiente”, afirma Marianne.

Inspirado na arquitetura californiana de Palm Springs, o espaço reproduz uma varanda, uma espécie de terraço coberto e aberto, que poderia ser a entrada de uma casa. A referência do projeto foi a área de convivência dos prédios dos anos 1950 e 1960, repletas de pastilhas no chão e nas paredes, onde as pessoas ficavam conversando com os vizinhos.

Para compor o ambiente, o designer de interiores Jean de Just misturou móveis vintage brasileiros com criações novas, como o sofá da Prototype, as cadeiras da Líder Interiores, a mesa de mármore e as mesas laterais de sua própria autoria. As paredes foram decoradas com três cocares do artista Marcos Bazzo, e quatro fotos de Fernanda Naman e os tapetes são da By Kamy “Gosto de misturar elementos de épocas e de estilos diferentes para dar alma à decoração. Gosto de geometria, de ter um elemento forte num espaço. E, acima de tudo, gosto de conforto, de um lugar aconchegante, agradável e funcional”, define Jean.

Ideias originais

O Lounge do Jardim oferece ainda duas propostas criativas. Para estimular a participação dos visitantes e estabelecer mais conexão digital, foi montado o cantinho do Instagram. Num espaço colorido e com painel de cactos, é possível tirar fotos e fazer vídeos. Para investir no conceito de responsabilidade social, uma das estantes apresenta vasos brancos, que até o final da mostra serão customizados por arquitetos e vendidos com o objetivo de ajudar ONGs.

Profissionais

Marianne Ramos – Arquiteta e paisagista, formada pela Faculdade de Belas Artes, viveu e estudou em San Diego, na Califórnia. Trabalhou em escritórios brasileiros importantes como o da Maria João, Gilberto Elkis, Calux Jardins, Benedito Abbud. Há alguns anos, montou seu próprio escritório em São Paulo, onde desenvolve projetos residenciais, comerciais e de lazer.

Jean de Juste – Designer de interiores, 38 anos, nascido em Paris, na França, participa pela terceira vez da mostra CASACOR. Formado na Ecole Spéciale d´Architecture em Paris, ganhou o Prêmio da Casa Claudia, na categoria o hotel mais lindo do Brasil, com o Hotel 55, no Rio de Janeiro. Trabalhou para Alberto Pinto, um dos mais importantes designers de interiores do mundo.

Serviços:

CASACOR São Paulo

www.casacor.abril.com.br

De: 21 de maio a 29 de julho de 2019

Terça a sábado, das 12h às 21h | Domingo, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo – Av. Lineu de Paula Machado, 875

crédito fotos: Renato Navarro

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.