Maria Cecilia de São Thiago lança o fotolivro “unforgettable”

Varejo de vestuário mostra recuperação, mas ainda está aquém dos níveis de 2019
23 de junho de 2021
Christian Louboutin aposta no vermelho vibrante em nova coleção
23 de junho de 2021

Fotolivro inaugura a Editora Ateliê Oriente, comandado por Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima, que assina a curadoria de “unforgettable”.

 Lançamento e bate-papo virtual entre a artista e curador acontece no dia 24 de junho, 18h, no @atelieorientecom. Link para o evento: https://fb.me/e/RDWQoqtV

Como Nathaly Cole que fazendo uso da tecnologia lança o álbum “Unforgettable With Love“ utilizando uma nova técnica que a permitiu regravar duetos de velhos registros musicais com o pai já falecido.

Eu, retomo os negativos em vidro de fotografias estereoscópicas dos meus irmãos, feitas por meu pai entre 1929 e 1944, e faço uma releitura dessas imagens, criando um vai e vem entre tempos e espaços com o intuito de criar uma possibilidade de materialização da saudade que sinto, de um tempo que não vivi, fala a artista Maria Cecilia de São Thiago, sobre o Fotolivro “unforgettable”

“Eu tenho saudade do que não vivi. Tenho saudade de lugares onde não fui e de pessoas que não conheci.

Tenho saudade de uma época que não vivenciei, lembranças de um tempo que mesmo sem fazer parte do meu passado, marcou presença e deixou legado.”

Ruy Barbosa

Quando Cecilia resolveu começar a editar os negativos de vidro de seu pai no final de 2015, o seu intuito era provocar uma viagem no tempo e na memória dos seus quatro irmãos mais velhos. Como tudo, com o passar do tempo, o trabalho foi se modificando e mais intensamente a modificando também.

E da simples trajetória das imagens nesses quase 100 anos em que elas foram feitas, o trabalho hoje tem uma abrangência maior que propriamente a da tecnologia, ou das memórias que guardamos e carregamos conosco, mas uma profundidade no autoconhecimento e na questão da Cura pela Arte que ele envolve.

“Fotografar e manipular imagens é pensar na profundidade das relações humanas.”

Assim, Cecilia define percebendo que a fotografia passou a ser para ela ao longo dos anos, um processo de cura.

Como uma “Procura pelo Tempo Perdido”, ela tenta tornar presente o ausente, mostrando o invisível das imagens entre o claro e o escuro, luz e sombra, positivo e negativo, nessa tentativa de materializar a saudade de um tempo que não viveu.

À medida que ela gradualmente cria ou “externaliza” suas imagens em seus dispositivos móveis, traz à luz certos elementos do seu inconsciente que estavam anteriormente na sombra.

As imagens conseguem exemplificar de maneira muito precisa a ideia de que fotografia também é construção do passado; sem a necessidade do elemento discursivo, para a exemplificar.

O acesso ao passado via fotografia e memória, visto que, em alguma medida, depende de uma construção narrativa, sempre traz consigo uma dimensão incorporadora de ficção e surrealismo.

Além disso, o trabalho tem uma universalidade muito forte, pois os álbuns de família sempre foram muito comuns em nossa cultura.

Não importa de quem são as imagens, a história de todos nós sempre foi parecida.

Por outro lado, Cecilia conta sobre as memórias de família focando no uso da tecnologia, pois também via nas imagens feitas por seu pai há quase 100 anos, o mesmo entusiasmo no “uso dos meios mais avançados de criação de seu tempo”. [ref Arlindo Machado]

O primeiro estudo para “unforgettable”, batizado de “Eu Sei Sim Onde Ela Mora” em referência a uma música composta pelo pai, recebeu o primeiro lugar para Fotolivros na convocatória Px3 e tem exposição presencial marcada para outubro em Paris.

prize gold in book/fine art, 1st place winner in book. https://px3.fr/winners/hm/2020/1-91406-20/

Sobre Maria Cecilia de São Thiago

Nascida em São Paulo, Maria Cecilia de São Thiago é designer gráfica, designer de joias e fotógrafa.

Ela viveu 6 anos em Munique na Alemanha e seu trabalho tem uma forte influência de artistas de língua alemã.

Seus trabalhos foram exibidos ultimamente em Paris, Caen, Florença, Roma e Budapest, onde recebeu prêmios em destaque.

É co-editora na coluna do site TheAppWhisperer.com:

https://theappwhisperer.com/author/klimtt/

E seus trabalhos estão à venda na Galeria Online de Londres, UK

https://theappwhispererprintsales.com/collections/maria-cecilia-de-sao-thiago

www.klimtt.com

instagram.com/klimtt.

* Pós-Graduada no Curso de Processos, Gestão e Cultura Contemporânea no

Madalena Centro de Estudos da Imagem / Unimes Universidade Metropolitana de Santos 2017

* Diplomada em Curso de Comunicação Visual – Bacharelado – (FAAP) Faculdade de Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado 1974 -1976

* Diplomada em 2o Grau técnico em Desenho de Comunicação e Decoração pelo iadê – Instituto de Arte e Decoração