Marcio Atalla: está mais do que na hora de o foco da saúde pública estar voltado para o autocuidado

Produtos halal movimentam US$ 45,3 bilhões de dólares
23 de julho de 2018
O segredo para se manter magro
23 de julho de 2018

Conhecido defensor de práticas saudáveis no dia a dia, o educador físico defende a adoção desses hábitos como a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe para garantir autonomia e bem-estar para aproveitar a vida

Vinte e quatro de julho é conhecido pelo Dia Internacional do Autocuidado. Cuidar da própria saúde envolve fazer escolhas constantes – 24 horas por dia, sete dias por semana. A data é um bom momento para rever hábitos e tornar a vida mais saudável.

Defensor de práticas do autocuidado, convidamos o educador físico com pós-graduação em nutrição Marcio Atalla para falar mais sobre o tema. “Está mais do que na hora de o foco da saúde pública estar voltado para isso, em vez de apenas pensar na saúde da porta do hospital pra dentro”, argumenta.

Qual a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia para a qualidade de vida?

Exatamente esta é a importância: ter qualidade de vida, ser saudável, poder viver os anos das idades mais avançadas com maior autonomia e saúde, enfim, o que precisamos para aproveitar a vida, que é estar bem fisicamente, estar “inteiro”.

Muitos são os obstáculos para se manter uma rotina saudável. Como driblar essas dificuldades?

Criando hábitos. É importante ter a consciência de que se quer ter qualidade de vida e que, para isso, temos que fazer escolhas a todo momento que vão determinar nosso estilo de vida, nossos hábitos. Quanto mais fizermos escolhas saudáveis, maior a facilidade de fazer novas e novas escolhas.

Você tem alguma dica para quem está pensando em mudar de estilo de vida?

Não desista, insista. Mudar hábitos não é fácil, por isso, persistência é o segredo.

Um estilo de vida mais saudável pode auxiliar a medicina preventiva?

Ter um estilo de vida saudável é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Está mais do que na hora de o foco da saúde pública estar voltado para isso, em vez de apenas pensar na saúde da porta do hospital pra dentro.

A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP), que levanta a bandeira do autocuidado no país, aguarda, neste momento, a aprovação do Projeto de Lei nº 9.714/2018, de autoria do deputado federal Odorico Monteiro (PSB/CE), médico, com pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá). Além de oficializar o Dia Nacional do Autocuidado, a iniciativa pretende tornar o autocuidado uma política nacional de saúde pública.

Sobre o autocuidado

O autocuidado é um termo que envolve a tomada de decisões sobre a própria saúde, uma prática assegurada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O autocuidado envolve questões fundamentais, como higiene pessoal, nutrição, prática de atividades físicas, informação confiável sobre saúde, autoconhecimento, e hábitos sociais, além do uso consciente de medicamentos. Tomar remédio por conta própria, porém, deve ser uma prática responsável pautada em orientação e educação, para que o indivíduo conheça o próprio organismo e faça escolhas de forma eficaz e segura. Para isso, é preciso entender que nem todos os medicamentos disponíveis na farmácia podem ser tomados sem receita e da mesma maneira.

Sobre a ABIMIP

A ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) é uma associação sem fins lucrativos que representa 20 empresas entre os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) que, juntos, representam aproximadamente 80% do mercado farmacêutico relevante desse tipo de produtos. Fundada em 1994, a associação tem como missão apoiar o sistema de saúde para que os brasileiros possam tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura, promovendo, assim, uma sociedade mais saudável e com maior liberdade de escolha. Para conhecer mais sobre a ABIMIP, acesse o site www.abimip.org.br.