Marchetaria Divas’ Dream Peacock Uma Ode ao Pavão

Palácio Tangará apresenta programação de Réveillon com direito à festa no glamouroso salão Cristal
29 de novembro de 2023
Instituto Artium celebra os 90 anos de Michelangelo Pistoletto
30 de novembro de 2023

O legado do Divas’ Dream Peacock se desdobra ainda mais com novas interpretações que abrangem a marchetaria. Através da sua experiência em joalharia, artesanato e complicações relojoeiras, a Bulgari celebra a grandeza inata do pavão, uma criatura encantadora dentro do imaginário da marca, ilustrando uma narrativa contínua de elegância e habilidade artesanal.

Com a coleção Divas’ Dream Peacock, nascida em 2017, a Bulgari “transcendeu o conceito suíço de métiers d’art e o levou a um nível distinto”, observa o CEO Jean-Christophe Babin em “Bulgari Beyond Time”, o livro que traça a jornada criativa da Maison. Inspirada na rica herança, criatividade e experiência da Bulgari, a coleção Divas’ Dream Peacock revela uma história tão sublime quanto a própria figura do pavão, uma maravilha da natureza que aporta um esplendor de gala.

Divas’ Dream Peacock tem seu próprio capítulo no reino mítico de ‘Animali Fantastici’, o lendário bestiário da Bulgari. Enquanto ‘Serpenti’ – a serpente hipnótica – personifica a sedução misteriosa, Pavão majestoso, ou ‘Pavone’ em italiano, irradia beleza e confiança através das nuances sedosas de suas penas. Enquanto Serpenti se enrola no pulso, Peacock, como uma verdadeira diva, arqueia suas penas em uma roda – uma infinidade de arabescos e curvas muito valorizados no repertório estilístico da Bulgari, reminiscentes dos desenhos em mosaico das Termas de Caracalla.

O icônico Divas’ Dream Peacock Dischi combina a mecânica relojoeira de um calibre automático com a complicação de horário misterioso com um mostrador adornado com marchetaria de penas naturais de pavão – uma técnica dominada pela Bulgari desde a década de 1970. O Divas’ Dream Peacock Diamonds revela um mostrador decorado com motivos em forma de leque, inspirados nos mosaicos de Caracalla. De fato, nestes vestígios, testemunhos do esplendor do passado, é possível identificar representações do pavão, um símbolo poderoso desde o antigo Egito e associado à deusa Juno na mitologia romana.

Hoje, a coleção Divas’ Dream Peacock revela novas obras-primas, demonstrando a arte da marchetaria da Bulgari e evocando os mais requintados e preciosos mosaicos antigos: os relógios Divas’ Dream Peacock Feather Marchetry, o Divas’ Dream Peacock Mother-of-Pearl Marchetary e o notável Divas’ Dream Peacock Precious Marquetry com Horas Saltantes e Minutos Retrógrados, uma criação opulenta com mostrador em ouro rosa cravejado de diamantes e incrustado com aventurina e malaquita.

Divas’ Dream Peacock Feather Marquetry

Divas’ Dream Peacock Feather Marquetry presta homenagem à plumagem naturalmente luxuosa do pavão azul. Doze penas de cores espetaculares florescem no mostrador, e seus “olhos” são um símbolo de sabedoria. Estas penas são naturalmente eliminadas pela ave e posteriormente coletadas. São meticulosamente selecionadas por suas extraordinárias cores e texturas e trabalhadas por meio de uma técnica originária da Antiguidade. Conhecida por ser aplicada na Itália renascentista, esta arte foi redescoberta pela Bulgari na década de 1970. Embora exija apenas as ferramentas mais simples – uma lupa, pinça, faca e tesoura – este processo extremamente meticuloso leva vários dias. Cada pena passa por uma antiga máquina de metal a vapor para revelar seu brilho natural e, em seguida, é cortada, montada, colada e recortada para compor um mosaico cintilante com reflexos sedosos.

 

Divas’ Dream Peacock Mother-of-Pearl Marquetry

Divas’ Dream Peacock Mother-of-Pearl Marquetry retrata a silhueta majestosa de um pavão em ouro e madrepérola. Suas penas em forma de leque percorrem o mostrador inferior, enquanto um tufo adorna sua cabeça, complementada por um bico em ouro rosa. Um delicado fundo em madrepérola branca, gravado com raios texturizados, realça o simbolismo múltiplo desta magnífica criatura, que simboliza riqueza, proteção e sabedoria. Detalhes em diamantes evocam um céu estrelado. A criação desta marchetaria em madrepérola exige imenso requinte devido à fragilidade do material. Os elementos em madrepérola são pintados no verso para introduzir vários tons de azul e, em seguida, cortados de forma complexa e inseridos em concavidades esculpidas diretamente no mostrador. Incrustações niveladas, delineadas em ouro rosa, acentuam a iridescência natural da madrepérola, este considerado o presente mais precioso do mar.

Divas’ Dream Peacock Precious Marquetry Jumping Hours and Retrograde Minute

O pavão ganha vida no mostrador de um excepcional relógio Divas’ Dream, portando uma elegância espetacular que une relojoaria e joalheria. Inspirando-se na lapidação cabochão, uma marca registrada da Bulgari desde a década de 1950, uma cúpula de safira flutua acima da silhueta majestosa desta criatura preciosa. Com sua marchetaria tridimensional, o pássaro abre bem sua cauda como um leque. Sua silhueta de inspiração antiga é refletida nos detalhes minuciosos de sua plumagem. Cada componente é delicadamente curvado para se encaixar na estrutura em camadas. Ouro rosa, diamantes lapidados em diferentes tamanhos, aventurina e malaquita embelezam ainda mais esta magnífica imagem. O verde intenso da malaquita não evoca apenas a imponência majestosa do pavão, mas também conforme tradição na Roma antiga, esta pedra é símbolo de proteção contra o infortúnio. A aventurina, assim chamada porque foi criada “per avventura” (por acaso) em Murano do século XIV, é mais uma demonstração do domínio italiano de habilidades artesanais raras.

Uma criação altamente complexa, este majestoso Divas’ Dream Peacock exigiu um ano de desenvolvimento e inúmeros aperfeiçoamentos. O mecanismo relojoeiro único, que tem como base o movimento BVL 262 manufaturado, enaltece o trabalho artesanal desenvolvido. A complicação de Horas Saltantes aparece na abertura às doze horas. Um ponteiro retrógrado, localizado na parte superior do mostrador, indica os minutos. Para não ofuscar a exibição das horas, sua haste é confeccionada em safira transparente, estendida por uma ponta metálica. Por último, as tsavoritas enfeitam a coroa em lapidação cabochão e o olho do pavão em esmeralda, detalhes requintados de um relógio extraordinário.

Estas três novas criações Divas’ Dream Peacock formam uma ode ao majestoso pássaro entre os “Animali Fantastici” do bestiário alegórico da Bulgari, sublimando as origens de joalheria da Maison.

Mais informações:

 

Bulgari – JK Iguatemi

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia

São Paulo

Telefone: (11) 3152-6446

Bulgari – Cidade Jardim

Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi

São Paulo

Telefone: (11) 3198-9408

Bulgari – Flamboyant Shopping

Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 – Jardim Goiás

Goiânia
Telefone: (62) 3142-2670

E-commerce

https://www.bulgari.com/loja_online