Marcelo Rubens Paiva discute o romance geracional em programa inédito no SescTV

Diversão e alegria não faltam para a criançada
17 de setembro de 2018
Se a empresa tivesse dinheiro suficiente, a produção seria ideal. Será mesmo?
17 de setembro de 2018

O autor fala sobre o tema em episódio da série Super Libris, no dia 17/9, segunda-feira, às 21h

Com mais de 15 livros publicados, o escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, ganhador do prêmio Jabuti em 1983, aborda a literatura que retrata uma época e suas peculiaridades em O Romance Geracional, episódio inédito da série Super Libris. Com direção de José Roberto Torero, a produção será exibida no dia 17/9, segunda-feira, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Marcelo nasceu em São Paulo, em 1959. Estudou Rádio e TV na Universidade de São Paulo – USP, Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e Dramaturgia no Centro de Pesquisa Teatral – CPT do Serviço Social do Comércio – Sesc SP. Estreou no mundo literário com Feliz Ano Velho (1982), livro que narra o acidente sofrido por ele, que lhe deixou tetraplégico, e rendeu um filme (1987) e diversas adaptações para o teatral.

O escritor conta que tinha 21 anos de idade quando começou a trabalhar nessa publicação e, naquele momento, acreditava que um livro deveria registrar particularidades do período da narrativa, como expressões. “Depois não acreditei mais nisso”, afirma e expõe que não pensava em direcioná-lo para adolescentes. “Eu escrevi um livro que era o meu universo. Aquilo que eu entendia de vida”, explica.

Feliz Ano Velho vendeu mais de 700 mil exemplares e atingiu um público com idades e áreas de conhecimentos diversas. De acordo com Marcelo, a obra tinha o objetivo de fazer um retrato de uma geração, de uma juventude que, além da literatura obrigatória nas escolas, lia a geracional, que para ele sempre existiu. O alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 -1832) e o francês Arthur Rimband (1854 – 1891) são nomes citados pelo escritor como sendo autores desse tipo de narrativa. Ele destaca, ainda, o brasileiro Machado de Assis, com Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); e os norte-americanos J.D. Salinger, com The Catcher in the Rye (1951), (O Apanhador no Campo de Centeio, em português), e Jack Kerouac, com On The Road (1957), lançado no Brasil como On The Road – Pé na Estrada.

No episódio O Romance Geracional, Marcelo Rubens Paiva participa também dos quadros: Pé de Página, no qual revela o lugar que costuma escrever, e comenta como e porque o faz; Primeira Impressão, onde indica a publicação O Que É Isso Companheiro? (1979), de Fernando Gabeira; e Epígrafe, em que fala sobre a adaptação que fez, para o cinema, do seu livro Malu de Bicicleta.

O episódio contempla ainda os quadros: Orelhas, que apresentada a biografia do cronista e romancista mineiro Fernando Sabino (1923 – 2004); Prefácio, com Dolores Prades, consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que sugere a obra infantil Histórias de Avô e de Avó (1998), de Arthur Nestrovski; e Quarta Capa, que traz o youtuber Eduardo Cilto com comentários sobre o livro O Encontro Marcado (1956), de Fernando Sabino.

Sobre a série Super Libris:

Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série é formada por 52 episódios em sua primeira temporada e 26, na segunda, todos com 26 minutos de duração, que traz entrevistas com escritores e apresenta curiosidades presentes na criação de livros. Em sua primeira temporada, foram entrevistados, com exclusividade, autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Os novos episódios trazemBernardo Ajzenberg, Marcelo Rubens Paiva, Chico Buarque, Pepetela, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Cintia Moscovich, João Paulo Cuenca, Ângela Lago, que morreu em outubro de 2017, entre outros.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Super Libris

O Romance Geracional

Estreia: 17/9, segunda, às 21h

Reapresentações: 18/9, terça, às 9h e às 17h; 19/9, quarta, às 13h30; 21/9, sexta, às 9h30 e 17h30; 23/9, domingo, às 6h; e 24/9, segunda, às 16h.

Classificação indicativa: 10 anos

Direção Geral: José Roberto Torero

Produção: Padaria de Textos

Duração: 27’

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo

Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

E no facebook: https: facebook.com/sesctv

crédito foto: Piu Dip