Maiori Casa reúne dicas de limpeza para os tapetes

5 reflexões para um Brasil que está envelhecendo
1 de novembro de 2022
Vacinas.Net lança plano com cinco vacinas para quem chegou aos 50 anos
1 de novembro de 2022

Feitos à mão ou de alta performance, essas peças merecem atenção na manutenção

Ao adquirir um tapete, sobretudo os modelos fabricados com fibras naturais (algodão, juta, viscose, lã), é necessário tomar alguns cuidados na hora da limpeza. Produtos químicos, água, vassoura, aspirador de pó, panos: qual é a melhor opção? A delicadeza dos materiais deve ser levada em conta, além da resistência de cada elemento.

Assim, Karina Ferreira, Diretora de Criação da Maiori Casa, marca especializada em tapetes feitos à mão e tecidos de alta performance, reuniu algumas dicas importantes para manter a beleza e durabilidade dessas peças na sua higienização. “Para manutenção e limpeza dos tapetes feitos à mão, é sempre indicado a lavagem profissional através de uma lavanderia especializada, pois cada modelo requisita um procedimento específico”, conta.

Entretanto, a lavagem deve ser feita apenas em emergências! O ideal é manter o hábito de aspiração ao menos uma vez por semana, com aspirador na potência média/baixa ou uma vassoura com cerdas macias. Se um líquido ou alimento gorduroso for derrubado, o recomendado é usar um pano de algodão branco ou papel toalha para absorver o excesso imediatamente, evitando que penetre na base do tapete e danifique as fibras dos fios.

“Normalmente, as peças artesanais têm sua composição com fibras naturais que em contato com produtos abrasivos, pode manchar ou quebrar os fios, devido a sensibilidade da matéria-prima”, explica Karina Ferreira da Maiori Casa. Em relação à remoção do pó, é importante limpá-lo na mesma direção dos fios, mantendo a ordem e evitando fortes atritos.

Tapetes de alta performance

Já os tapetes de alta performance, 100% sintéticos tanto na superfície quanto na urdidura (base), permitem uma lavagem mais simples. Aqui, o processo pode ser realizado em casa com água e sabão neutro. Esses modelos são mais resistentes e não mancham ou perdem a qualidade com facilidade.

Cuidados gerais

Além das dicas oferecidas, a Maiori Casa indica que para conservar os tapetes, independentemente de sua constituição, por mais tempo é essencial tirar o excesso de sujeira do verso, protegendo os danos causados pelos ácaros. A rotação das peças também é importante para uniformizar o desgaste.

“Evite deixá-lo muito exposto a luz solar ou próximo de lareiras, pois o calor e a alta incidência de luz podem desbotar ou enfraquecer as fibras”, afirma a profissional. Para quem tem animais de estimação, o melhor é impedir que eles façam suas necessidades nessas superfícies. Todo cuidado é pouco na hora de cuidar dos nossos queridos tapetes!

Sobre a Maiori Casa

Pertencente ao Grupo GC, a Maiori Casa é uma marca especializada em tapetes e tecidos de alta performance, focada em atender lojistas no mercado premium. Desde 2015, a empresa oferece excelência em atendimento aliada a inovação, apresentando coleções atemporais que reúnem design, bom gosto, estilo e qualidade. A Maiori Casa tem uma extensa gama de peças fabricadas e desenvolvidas por artesões de diversos países, tais como Turquia, Egito, China e Índia. Cada produto carrega um pouco da história, traduzindo sua visão e paixão pelo mundo da decoração.