Maior nome do Jazz mundial na atualidade se apresenta em Curitiba

Tommy Hilfiger lança a coleção de óculos TOMMYXZENDAYA para a primavera 2019
12 de março de 2019
Ermenegildo Zegna e Maserati apresentam novos carros com interiores em PELLETESSUTA
12 de março de 2019

Kamasi Washington desembarcará pela primeira vez na capital paranaense para um show imperdível na Ópera de Arame

“Embaixador do jazz do século XXI”, “revolucionário do jazz moderno” e “maior acontecimento do jazz em anos, talvez décadas”. A Ópera de Arame, um dos principais pontos turísticos de Curitiba e palco de shows épicos, vai receber, no próximo dia 24 de março, o dono desses elogios, considerado o maior jazzista mundial na atualidade: Kamasi Washington. O saxofonista americano desembarcará na capital paranaense, com produção da Goat Entertainment, com a turnê “Heaven and Earth Tour”, inédita no Brasil.

Nascido em Los Angeles, Califórnia, Kamasi Washington já tinha contato com diversos instrumentos ainda na infância e aos 13 anos conheceu o saxofone, que se tornou sua principal vocação na música. Após alguns anos, se tornou saxofonista tenor na Hamilton High School Music Academy. Quando formado, ingressou na tradicional Universidade da Califórnia (UCLA), fazendo parte do departamento de Etnomusicologia. Em 2004, ainda estudando, gravou seu primeiro álbum chamado “Young Jazz Giants” com Cameron Graves, Stephen “Thundercat” Bruner e Ronald Bruner.

Desde então, Washington se apresentou e gravou com grandes artistas de diversos gêneros, entre eles nomes como Ryan Adams, Snoop Dog, Ms. Lauryn Hill e Broken Bells. Mas a sua parceria mais conhecida foi com Kendrick Lamar no disco “To pimp a butterfly”, que rendeu o prêmio de melhor álbum de rap do Grammy Awards 2015 e considerado o melhor do ano pela fusão perfeita entre o jazz e o hip-hop. No mesmo ano, Kamasi lançou o “The Epic”, álbum triplo com 2h53m de duração, aclamado pela crítica e terceiro lugar na parada de jazz da Billboard. Em sua primeira passagem pelo Brasil, em 2017, o artista apresentou-se no Rio de Janeiro em São Paulo com shows lotados com os grandes sucessos da sua carreira.

Agora, Kamasi Washington retorna ao país para apresentar seu novo álbum: “Heaven and Earth”, que tem como destaque as músicas “Fists of Fury” e “The Space Travelers Lullaby”. Lançado em 2018, o trabalho conta com parceiros de peso, entre eles Thundercat e Terrace Martin, e foi eleito pelo inglês The Guardian como um dos 50 melhores do ano. Os curitibanos terão a oportunidade de conferir de perto o sopro firme do saxofonista que comanda uma banda formada por músicos geniais em uma viagem épica pela música negra, do afrobeatao hip-hop, com pinceladas de reggae, soul e gospel.

Recentemente, o americano mostrou todo seu repertório em alguns dos maiores festivais do planeta, entre eles Coachella, Glastonbury e Primavera Sound. Além do show em Curitiba, Kamasi também se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Completando a turnê pela América Latina, o artista tocará nas edições chilenas e argentinas do Lollapalooza 2019.

Abertura e ações culturais

Propondo uma noite completa, a Goat Entertainment preparou uma programação especial para marcar a passagem de Kamasi Whashington por Curitiba. O evento contará com três apresentações de abertura: Rosa Armonial, grupo paranaense que produz espetáculos e composições musicais inspiradas no Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, que busca valorizar as manifestações culturais populares brasileiras; Central Sistema de Som feat. Dow Raiz, com o melhor da música urbana com referências no funk dos anos 1970, afrobeat, reggae roots, dub e música popular brasileira; e Allison Rodrigues, mais conhecido com DEMBEATS, beat maker, produtor musical e DJ curitibano. Para completar, a noite contará com uma exposição de arte com curadoria da Tetra Gallery e com uma feira de livros e discos organizada pelo tradicional Joaquim Livros & Discos.

O show de Kamasi Washington acontece no dia 24 de março (domingo), na Ópera de Arame (Rua João Gava, 970 – Abranches), com abertura dos portões a partir das 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 100 (primeiro lote) e estão disponíveis no site www.kamasiwhashingtoncwb.eventbrite.com.br. Mais informações nos perfis da Goat Entertainment nas redes sociais.