Maior evento de batata frita do mundo se torna tradição em Curitiba

Couto Pereira será palco da pré-estreia do filme do Alex
12 de setembro de 2019
Curitiba recebe neste domingo o imperdível show de humor de Paulinho Mixaria
12 de setembro de 2019

Open Freetas® nasceu de uma reunião de família e já faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense

Parecia brincadeira, mas uma reunião entre amigos dentro da casa do empresário curitibano Igor Bueno, se tornou febre na capital paranaense e é, atualmente, o maior evento de batata frita liberada do mundo.

“Quando os amigos se reuniam lá em casa, era ‘batata’. Não podia faltar batata frita. Minha avó ia para a cozinha e servia, em grandes porções, aquela que é a iguaria preferida da maioria das pessoas”, conta Bueno.

Da cozinha de casa para o mundo

A batata era realmente perfeita, segredo de cozinheira que a avó materna de Bueno, Marilene da Silva Moraes, de 68 anos, guarda a sete-chaves. “As pessoas que frequentavam a nossa casa diziam que a batata era boa demais, e por conta disso, deveríamos vender”, conta Marilene.

A batata de dona Mari, como é carinhosamente chamada, saiu da cozinha de casa e ganhou o mundo. Já em sua primeira edição, em 2017, o evento Open Freetas® teve a adesão de mais de mil e quinhentas pessoas, na segunda edição, em 2018, foram mais de mil e setecentos participantes. E o sucesso foi tanto, que o evento rompeu barreiras. “Recebemos contatos de pessoas de mais de 30 países que estavam acompanhando o evento pelas redes sociais e torcendo para que um dia chegássemos até eles. Quem sabe, né?”, conta o empresário animado.

Mas nem tudo foram flores na jornada de Igor Bueno. O jovem empresário, de 26 anos, sempre buscou inovar, desde que descobriu, aos 16 anos, a paixão por organizar eventos. “Em oito anos, entre trabalho convencional e um sonho, tentei organizar cerca de 30 eventos de vários formatos, com diversos tipos de atrativos. Em uma capital onde temos grandes produtoras, organizar os mesmos tipos de eventos já realizados e obter sucesso era praticamente impossível, levando em conta que eu sempre trabalhei sem apoio ou patrocinadores”, lembra.

Depois de várias tentativas frustradas, em um almoço com a família, degustando as famosas batatas fritas da avó, Bueno, sem perspectivas para um novo evento falou, em tom de ironia: “Será que teremos de criar um open de batatas fritas pra dar certo?”. Dito e feito. Estava criado o Open Freetas®.

Foi aí que o trabalho começou de verdade. Para testar a viabilidade do projeto, o empresário começou a convidar os amigos mais próximos para pequenos eventos, principalmente para descobrir se era viável organizar um evento deste tipo. “Vimos que a cada final de semana organizado, mais pessoas apareciam, o que me deixou muito empolgado quanto a um possível evento oficial”, lembra.

A procura da batata perfeita

Assim que o empresário resolveu materializar o evento, percebeu que faltava o principal: o nome. “Precisava de uma marca que fizesse referência à batata frita. Depois de muito pensar decidi registar o nome do negócio como Freetas. Primeiro pela similaridade com a palavra “fritas”, em segundo lugar por fazer referência ao termo “free”, e como se trata de um evento com batatas liberadas, o nome casou”, destaca.

A avó de Igor, detentora da receita da batata perfeita, não imaginava que as batatinhas que ela descascava, cozinhava e fritava com tanto carinho para os netos se transformaria no maior festival de batatas fritas já visto no mundo.

“Hoje, posso dizer que ainda temos um caminho muito longo a trilhar, mas após tantos anos de quedas, perdas, desilusões, encontramos a felicidade em algo que nos dá muito prazer em fazer”, conta o empresário, que finaliza: “Posso afirmar com toda a certeza do mundo, nós servimos a todos os participantes do evento com o mesmo carinho que minha avó sempre serviu as batatas dela no almoço de domingo”.

Tá liberado

A terceira edição do Open Freetas® acontece no dia 15 de setembro, domingo, do meio-dia às 20h, no Clube Três Marias. Serão oito horas de batata frita e espetinhos gourmet liberados.

O evento conta ainda com estrutura exclusiva para crianças, ofertando espaço kids, para que os pais fiquem despreocupados e possam curtir o festival enquanto as crianças brincam acompanhadas por monitores altamente treinados, além de participarem de um workshop culinário infantil.

Também durante a programação, acontece a 1ª Edição do Freetas® Comedy Cup.

Open Freetas® acontece no próximo dia 15 de setembro, domingo, a partir do meio-dia, no Clube Três Marias – Av. Três Marias, 274 – São Braz. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://tinyurl.com/openfreetas ou no dia e local do evento.