Maior encontro de fé do mundo, Festival Kumbh Mela entra em contagem regressiva

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O maior evento de espiritualidade da Ásia é realizado quatro vezes a cada 12 anos e acontecerá em fevereiro na Índia

O festival Kumbh Mela acontece na Índia quatro vezes a cada 12 anos, reunindo mais de 70 milhões de pessoas de todas as partes do mundo. Em fevereiro, o encontro de fé será realizado novamente na confluência dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati.

O evento é realizado na cidade de Prayagraj, que se prepara para receber de 15 a 20 milhões de visitantes nos primeiros dias de celebração na mais impressionante estrutura montada para o festival, que fez surgir, praticamente do nada, uma das maiores cidades da Índia. Até 30 milhões de pessoas devem comparecer para os dias mais auspiciosos de banho do encontro, que termina no dia 4 de março. A época e duração do Kumbh Mela são definidas pelo alinhamento dos planetas e pelo movimento de Júpiter pelo Zodíaco.

A História do Kumbh Mela

De acordo com o hinduísmo, deuses e demônios entraram em guerra por causa de um pote que continha o néctar da imortalidade. Durante a briga, algumas gotas do néctar caíram em quatro cidades na Índia: Prayagraj Ujjain, Nasik e Haridwar, onde o Kumbh Mela acontece sucessivamente. Em uma demonstração de fé emocionante, os milhões de peregrinos reúnem-se para se purificar nas águas sagradas, livrando-se dos pecados cometidos nesta encarnação e em todas as vidas passadas, de acordo com os preceitos da religião.

Segundo a mitologia, o evento está inserido nos livros sagrados hindus e seus rituais já lotavam as margens dos rios do subcontinente indiano séculos antes de Cristo. O primeiro registro escrito só foi feito no século 7 d.C. pelo viajante chinês Hiuen Tsiang, que naquele período calculou 500 mil pessoas presentes no evento

Brasileiros no Kumbh Mela

A agência de viagens personalizadas Teresa Perez Tours criou um roteiro especial para proporcionar essa experiência a um pequeno grupo de viajantes brasileiros: a viagem, que acontece de 5 a 14 de fevereiro, passará também por diversos outros lugares do país, tendo seu início em Delhi, passando por Prayagraj e pela cidade sagrada de Varanasi. Um dos destaques da jornada será a companhia do jornalista Arthur Veríssimo, que é apresentador e profundo conhecedor da Índia e suas tradições, onde já esteve por 20 vezes incluindo seis passagens pelo Kumbh Mela.

Durante o festival, o grupo de viajantes terá a experiência de se hospedar em glampings – acampamento que une conforto e sofisticação –, sendo especialmente projetado para o Kumbh Mela, com todo o conforto e vistas espetaculares para os rituais. Passeios em Old Delhi, visitas à Mesquita Jama Masjid  uma das maiores de toda a Ásia -, ao Forte Vermelho  símbolo do poder Mongol -, ao mercado Chandini Chowk, e ao Raj Ghat, memorial dedicado a Mahatma Gandhi, também estão no roteiro do grupo, além de passeios de barco no rio Ganges e visita a Sarnath, um dos mais importantes centros budistas do planeta.

* Arthur Veríssimo é jornalista e autor de inúmeros livros, entre eles o Karma Pop, e em 40 anos de viagens e pesquisas in loco conheceu a fundo diversas manifestações religiosas, xamânicas e coletivas pelo planeta. Esteve na Índia, uma de suas maiores paixões, por mais de 20 vezes, incluindo seis festivais Kumbh Mela na bagagem.

Para saber como participar da viagem ao Kumbh Mela, acesse: www.teresaperez.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.