Maestro venezuelano assume orquestra infantil em Curitiba

Modernidade e praticidade para o convívio familiar
25 de fevereiro de 2022
Receio às oscilações da bolsa devido à invasão russa na Ucrânia pode levar investidores a agirem precipitadamente e acabarem amargando prejuízos
25 de fevereiro de 2022

A Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA), do Paraná, acaba de anunciar seu novo maestro. Roberto Ramos, nascido em Caracas, na Venezuela (VE), começou a tocar percussão e a cantar no coro da escola aos cinco anos, sem nenhuma pretensão

Na época, a família morava nos Estados Unidos. Formado pela Universidade Experimental Nacional das Artes (UNEARTE) e mestre pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), o maestro está no Brasil desde 2018. “Quando eu tinha 12 anos voltamos para Venezuela, onde iniciei minha trajetória musical, por meio de um projeto social conhecido como El Sistema. Ali, comecei a tocar em orquestras, festivais, ensambles, solista entre outras atividades”, lembra o maestro.

A OIA é uma organização musical que tem como objetivo ensinar crianças e jovens entre 8 e 17 anos que moram em Curitiba e nas cidades vizinhas com uma educação musical de qualidade, e que leva em conta os desafios regionais existentes na educação de músicos e musicistas – um assunto muito importante devido à ausência de orquestras nesta faixa etária, segundo o fundador do projeto, Edward Matkin.

A Associação Musical Alegro, mantenedora da OIA, é um modelo atípico dentro dos chamados “projetos sociais”, visto que ela apoia diferentes núcleos de ensino de música existentes em Curitiba e Região Metropolitana por meio de diversas ações, aumentando o potencial musical desses núcleos e os inserindo dentro do contexto orquestral, seja na Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA) ou na Orquestra Jovem Alegro (OJA), formada atualmente por bolsistas de todo o país.

“Estou muito feliz em fazer parte de um projeto pioneiro na capital. Esta é a primeira Orquestra Infantil completa do país, com instrumentos de cordas, sopros e percussão. Para as crianças e adolescentes, isso é fantástico, pois se tem observado que as crianças e jovens investem boa parte de seu tempo em celulares, tablets, vídeo games, entre outros componentes eletrônicos – o que não considero que seja negativo, visto que essas atividades fazem parte de nossa sociedade contemporânea -, porém, quando observamos que eles passam tempo demais conectados, devemos estar alertas e procurar alternativas para investir o tempo em atividades como a música”, ressalta o maestro.

Para participar do processo de seleção, que é gratuito, a criança deve estar estudando algum instrumento musical, gravar um vídeo tocando, preencher o formulário de inscrição e aguardar os resultados. O edital será lançado no início de março. Os ensaios serão aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial de Curitiba. O transporte de ida e volta de vários locais da capital não terá custo nenhum para o estudante. Os alunos que iniciarem o projeto já têm data para três apresentações sob a supervisão dos professores: Karina Romanó (cordas); Fabricio Ribeiro (madeiras); Roberto Ramos (metais e maestro) e Camila Cardoso (percussão).

Por meio do incentivo cultural da UP Experience, ao longo de 2022, todos os concertos da Associação Musical Alegro serão realizados no Teatro Positivo. A parceria é uma maneira de trazer para o maior teatro do Paraná uma iniciativa que dá a crianças e adolescentes a oportunidade de aprender música, ao mesmo tempo que oportuniza à sociedade apreciar concertos de altíssima qualidade.

SERVIÇO 

Concertos 2022 Associação Musical Alegro

27 de junho – Grande Auditório Positivo

14 de novembro – OJA + OIA – Grande Auditório Positivo

14 de dezembro – Grande Auditório Positivo

Endereço Teatro Positivo – campus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

Informações: www.alegromusic.org/ e @teatropositivo

Instagram: @alegromusica ou Facebook: Associação Musical Alegro.