Madri recebe a primeira edição do evento Descobertas que conta a história do Brasil por meio da gastronomia

“Pormade Portas” amplia linha de produtos
16 de junho de 2021
Fazendo a festa com a Lac Lélo
17 de junho de 2021

No dia 1º de junho, aconteceu em Madri o lançamento da série de eventos Descobertas, projeto criado pelo profissional Wagner Rusca, que une um misto de cores, aromas, raízes, ritmos e sabores do Brasil

A primeira edição do evento recebeu o nome de “Edição Pindorama”, porque conta um pouco sobre a vida dos nativos habitantes do Brasil antes mesmo do país receber este nome (antes de 1.500), até os engenhos de açúcar no atual estado de Pernambuco, em 1600. A proposta é apresentar um evento inusitado e inspirado em cada detalhe e cronologia da história do Brasil, assim como os pratos, ingredientes e música. O Descobertas é mais que um jantar e uma experiência gastronômica, é um ensaio que envolve gastronomia, história e cultura, que narra a história do Brasil de maneira ímpar, didática e saborosa.

A ideia do projeto

“O ‘Descobertas’ nasceu da imaginação, do sentir todo o conjunto cultural que nos constituiu como nação. Nestes jantares experimentais, o foco será descobrir não apenas as histórias dos pratos do nosso vasto território, mas também surpreendentes associações criativas aos momentos da nossa linha do tempo: vamos viajar desde a Pindorama (o Brasil antes de se tornar conhecido pelos portugueses) até os anos 2000, com toda a linda miscigenação geral da nossa população”, conta Wagner.

Edições

No total serão oito edições, os jantares acontecem a cada dois meses e prometem rodar as capitais europeias. O Descobertas segue o conceito de pop-up dinner (restaurante temporário). Vale lembrar que o menu varia de acordo com cada edição do evento.

“O evento tem inspiração em livros, filmes, comidas e culturas de cada estado com suas características e nos direciona a (re)descobrir a história do Brasil através de uma óptica inspiradora, curiosa e sensorial. Passando por quase todos os sentidos: paladar, olfato, audição e visão, traremos diferentes abordagens, sabores, ritmos e curiosidades”, explica Wagner Rusca.

Os eventos já têm novas datas: Madrid (29/06 e 13/07) e Lisboa (28 e 29/07). Para participar, os convidados podem se inscrever através do Instagram do Descobertas (@edicoes_descobertas) no link da Bio. Após avaliação de disponibilidade os organizadores entrarão em contato enviando o save the date com as instruções para compra e reserva do convite.

“O Brasil é alma de muitos, é um sincretismo religioso, cultural e humano. O evento Descobertas nasceu do desejo de mostrar essa mistura e as nossas histórias, que conhecemos pouco ou se não, um pouco romantizadas”, finaliza Wagner.

Como acontece

Através de projeções e textos informativos, a equipe traz momentos da história do Brasil e traduz em pratos únicos e inspiradores. É o caso da chegada dos portugueses em terras brasileiras, o “Descobrimento” em 1500. Através da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel I, neste encontro entre nativos e portugueses houve uma troca de presentes. Os últimos sacaram de suas naus e embarcações figos confitados e secos e presentearam os índios. Por sua vez, os nativos habitantes da Pindorama presentearam os colonizadores com peixe do litoral brasileiro.

Nesta passagem, o Descobertas oferece um prato com peixe embrulhado em folha de bananeira, pirão de abóbora, castanhas brasileiras salteadas em manteiga tostada e um purê de figo confitado. Este prato não apenas traduz este grande encontro, mas carrega uma explosão de cores e sabores.

Equipe do projeto

Sérgio Fuentes responsável pelas ilustrações, cenografia, projeto e consultoria geral; Nina Wang e Estúdio Bambu responsáveis pela fotografia; Ricardo Mordoch por vídeo, áudio e produção geral e Café Bucólico, onde foi realizado o primeiro evento. A cozinha de raiz e conceituada por Wagner Rusca, será executada por diversos cozinheiros brasileiros que vivem nos países onde sediarão o evento.