Madeira na bancada de lavabos: se inspire na elegância deste material

Especialista recomenda os melhores fundos imobiliários para investir em setembro
11 de setembro de 2023
Setembro Amarelo: campanha de prevenção do suicídio é objeto de conscientização coletiva
11 de setembro de 2023

A especificação do material pode soar como uma incoerência em áreas úmidas de banheiros, mas nos lavabos a sua presença é muito bem-vinda! 

Parece até um pensamento dissonante quando pensamos na possibilidade de trazer a madeira para banheiros. De fato, o material natural não combina com a umidade em intensa, mas cabe perfeitamente no décor de lavabos. Com um uso menor e as próprias características do ambiente, a madeira pode sim compor as bancadas desses ambientes!

Nesse lavabo, a arquiteta Carina Dal Fabbro apostou em uma perfeita união do estilo clássico com toques modernos. No projeto de reforma desse lavabo, que já tinha essa cuba esculpida em mármore importado, e de ótima qualidade, ela optou por preservá-lo e enaltecer sua beleza por meio da instalação do berço de madeira, que encapsulou a peça, além da instalação dos novos acessórios| Foto: Luis Gomes

arquiteta Carina Dal Fabbro coordena o escritório boutique que leva seu nome e é adepta dessa possibilidade de ressignificar a presença desse elemento no décor de interiores. É o caso das madeiras de demolição, proveniente de estruturas antigas que foram desmontadas ou demolidas. “Em vez de ser descartada, o trabalho de resgatar, recuperar e reutilizá-las reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade. Sem contar que a estética renovada é magnífica e a destaca como um recurso natural valiosíssimo”, ressalta.

Entre as espécies de madeira encontradas nesse perfil, algumas se evidenciam por sua aparência e a notável resistência à umidade. Uma delas é a peroba-rosa, infelizmente ameaça de extinção e adorada por sua estrutura naturalmente densa e uma alta concentração de óleos, o que a torna altamente resistente à penetração da água. Outra opção notável é o ipê, também conhecido por sua excepcional resistência e durabilidade e enaltecido pela capacidade de resistir ao apodrecimento causado pela exposição prolongada à umidade. “Esses são alguns exemplos de madeiras que podemos perpetuar na decoração”, enfatiza a arquiteta.

Neste projeto realizado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, uma cuba de Corian foi apoiada na bancada de madeira de demolição. Além de prática e funcional, a combinação deixou o lavabo com uma essência clean, sofisticada e acolhedora | Foto: Rafael Renzo

Cuidando da marcenaria em áreas de lavagens com água

A marcenaria desempenha um papel fundamental na criação dos ambientes. No entanto, em espaços com certa presença de água, é essencial adotar cuidados específicos para preservar a beleza e a longevidade delas. Confira as três principais dicas sugeridas pela arquiteta Carina Dal Fabbro:

1. Proteja contra a umidade: utilize seladores e vernizes de qualidade que sejam resistentes à água, aplicando-os regularmente na superfície dos móveis. Esses produtos formam uma barreira protetora, que evita o contado da umidade nas fibras da madeira.

Os lavabos seguem com atenção em alta nos projetos de interiores! Neste ambiente, a arquiteta Carina Dal Fabbro enalteceu o charme e a transparência da cuba de apoio, de vidro, instalada na bancada de madeira | Foto: Bruno Cardi

  1. Ventilação adequada:a circulação de ar é essencial para prevenir o acúmulo de umidade nos móveis. Por isso, em seus projetos a arquiteta busca promover formas para permitir à circulação de ar. “Sempre que possível, manter a porta aberta é interessante para essa manutenção do ambiente”, orienta.

3. Evite contato direto com água: ao lavar a louça na pia, por exemplo, evite que respingos de água atinjam diretamente os móveis. Utilize tapetes ou protetores de pia para criar uma barreira de proteção.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura

www.carinadalfabbro.com.br

@carinadalfabbroarq