Madeira em evidência: Claudia Alionis mostra o elemento natural inserido na decoração

Spray impede que máscaras contra a Covid-19 machuquem a pele
25 de janeiro de 2021
Carnaval em clima de sossego na Ilha de Boipeba (BA), na Pousada Mangabeiras
25 de janeiro de 2021

Não é de hoje que a madeira marca presença como item de destaque nos projetos de arquitetura de interiores

Curinga, o material natural compõe diferentes estilos de decoração devido a sua versatilidade e aparência. Não é para menos que a arquiteta Claudia Alionis busca utilizar o material em seus projetos de interiores, visualizando as vantagens de utilizar a madeira que pode estar presente no mobiliário, piso e até nas paredes. Confira as dicas da arquiteta:

Neste projeto, a arquiteta apostou em cadeiras que ressaltam elementos naturais brasileiros, como a palhinha no assento. Fotos: Rafael Renzo

Com base fria, composta pelos tons de verde, azul e o cimento queimado na parede, as cadeiras de madeira tiveram a função de garantir conforto visual à cozinha. “A madeira é um elemento chave para trazer aconchego aos ambientes, e por ser atemporal, se encaixa em composições que vai do clássico ao moderno”, explica a arquiteta.

Painel de madeira de demolição com porta de correr divide a sala de TV dos demais ambientes sociais.

O grande diferencial deste projeto assinado pela Claudia Alionis, é a forma que utilizou a madeira de demolição camuflando as portas de correr que levam para a sala de TV e quando fechadas funcionam como um lindo painel decorativo. “Além do aspecto rústico, a madeira de demolição tem uma pegada sustentável, já que é proveniente de refugo de obras antigas e seria descartada na natureza sem uma nova utilização. Ou seja, minimizando os impactos ao meio ambiente”.

A treliça de madeira maciça recebeu tratamento antes da fixação dos vasos meia lua, criando um lindo jardim vertical para a área externa.

Outro benefício de utilizar a madeira é a sua durabilidade. A matéria prima é resistente e pode ser utilizada inclusive em áreas externas, expostas ao vento e sol, desde que passe por um tratamento especializado para impermeabilização da peça. “Indicamos sempre a utilização de verniz náutico, que deve ser aplicado de tempos em tempos, para não danificar a madeira”, indica Claudia. No caso da aplicação em ambientes internos, a manutenção é mais simples, e pede apenas limpeza recorrente, com pano macio e úmido.

Serviço 
Claudia Alionis Arquitetura & Design
https://www.claualionis.com.br/
E-mail: claudia@claudiaalionis.com
Tel.: 55 11 99135-4040
Instagram: @claudia_alionis