Lugares para curtir o frio em alto estilo no Sul do país

Doenças inflamatórias intestinais necessitam de tratamento para evitar complicações
27 de maio de 2022
Pucci apresenta campanha estrelada por Vittoria Ceretti
27 de maio de 2022

Com a queda das temperaturas e neve no sul do País, muitos turistas estão de olho nos melhores destinos para ver, ao vivo, o espetáculo branco da natureza

Não adianta, se você quer ver neve caindo, numa quantidade suficiente para lindas fotos e memórias inesquecíveis, seu destino nacional é o Sul do Brasil: somente os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul oferecem a possibilidade de presenciar aqueles cenários branquinhos que vemos em filmes. Por isso, selecionamos locais que, além de lindos e aconchegantes, têm grandes chances de realizar o sonho de muita gente.

Pomerode – SC

Uma pequena cidade no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com pouco mais de 34 mil habitantes, é um pedaço da Alemanha no Brasil. Tudo nela remete aos colonizadores germânicos: a arquitetura, as pessoas e a comida. Não estranhe, grande parte dos moradores falam alemão, por isso, é comum ouvir o idioma nas ruas.

A cidade encanta também pela limpeza, áreas verdes e as casas enxaimel (arquitetura típica alemã). A última vez que nevou em Pomerode foi em 2013 mas, assim como na capital do estado vizinho, as temperaturas no inverno ficam abaixo de 10 °C facilmente.

O friozinho local é um convite às rotas turísticas que incluem artesanato típico, danças folclóricas e museus que contam a história dos imigrantes que fundaram a cidade. As fábricas locais são paradas obrigatórias e abrem suas portas para mostrar o que é produzido no local: cerveja, cristais, queijos artesanais e chocolate.

A cidade é cercada por morros que oferecem visuais inesquecíveis e voos de parapente para os mais corajosos. Destaque também para a gastronomia típica. São vários os restaurantes que oferecem pratos bem germânicos como o marreco recheado, purê de maçã e as famosas salsichas brancas.

Serra Gaúcha – RS

E se o objetivo final é mesmo a neve, a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é alvo certo. Todos os anos neva em alguma cidade deste roteiro repleto de cultura, natureza e diversão.

Uma excelente opção na região é a Rota Romântica: 14 cidades que se uniram para promover as belezas desta região de montanhas e vales do Rio Grande do Sul. Os destinos mais famosos são Gramado e Canela, já consolidadas como centros turísticos com atrações de tirar o fôlego.

A dica é se hospedar em uma cidade alternativa, como Nova Petrópolis, por exemplo, que fica a pouco mais de 30 km de Gramado. Com opções de hospedagem com excelente custo-benefício, a cidade alemã é um cenário que, de tão perfeito, parece ter sido montado. As raízes germânicas são tão valorizadas que o plano arquitetônico do local só permite construções que tenham características do país europeu.

Apesar de pequena, apenas 21 mil habitantes, Nova Petrópolis tem opções surpreendentes, como a fábrica de cerveja Edelbrau que oferece uma experiência bem diferente, com portas, alavancas, efeitos visuais que terminam em uma fonte com várias torneiras de cerveja artesanal. A cidade tem também diversos restaurantes com comidas típicas, parques impecáveis e hotéis super charmosos, prontos para aquela hospedagem inesquecível, com vista para as montanhas. E o melhor, fica pertinho de cidades como Gramado e Canela.

Tudo em um

Gostou das dicas? Já imaginou poder visitar todos esses locais (e muito mais) em um só roteiro? A Schultz oferece o pacote “A Europa Brasileira”. Uma opção para quem gosta de estrada e quer fugir das tarifas aéreas.

O roteiro dura oito dias, começa em Curitiba e passa por Pomerode, Blumenau, Florianópolis, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Garibaldi, Bento Gonçalves e Lages. Nele estão inclusos hospedagem, café da manhã e passeios. Um roteiro perfeito para quem quer fazer uma imersão nessas cidades tão europeias, inclusive no quesito clima e temperatura.

Os preços são a partir de R$2799 por pessoa (em apartamento duplo) e incluem transporte terrestre, passeios, hospedagem e café da manhã. Todas as informações sobre o pacote estão no site. Consulte seu agente de viagens.

Pomerode – SC. Foto: divulgação

Nova Petrópolis – RS. Foto: Edy Fernandes

Criada há 36 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.

Sobre a Schultz

Além de sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras, além de atendimento em Portugal.