Livro que retrata a verticalização da cidade de Curitiba ganha espaço nas principais bibliotecas do Brasil e do mundo

30 chefs assadores apresentam o melhor do churrasco gaúcho e uruguaio
26 de julho de 2022
Estudantes ganham prêmio internacional com projeto sobre transporte de medicamentos
26 de julho de 2022

Obra criada por ocasião da trajetória de 40 anos da Baggio Schiavon Arquitetura chegará a Brasília e Washington D.C até o fim deste ano

No início desta semana (19), os arquitetos Manuel Baggio e Flávio Schiavon, sócios da Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) foram recebidos pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em razão da doação de 30 exemplares do livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura. A obra retrata as quatro décadas de atividades do escritório paranaense, que acompanhou o acelerado processo de crescimento imobiliário de Curitiba, projetando alguns dos mais importantes edifícios que compõem a paisagem urbana da cidade.

Segundo Schiavon, os exemplares já podem ser conferidos nos Faróis do Saber e Inovação, Casa da Memória, Biblioteca Pública do Paraná e biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Os empreendimentos retratados no livro materializam as premissas de verticalização que determinam a ocupação física da cidade, propostas originalmente pelo Plano Preliminar de Jorge Wilheim, implantadas nas gestões do prefeito Jaime Lerner e desenvolvidas por muitas mentes brilhantes”, avalia.

Ainda de acordo com o arquiteto, a produção do livro não foi idealizada com objetivo comercial, apesar de estar disponível para aquisição nas principais livrarias da capital. “Toda a movimentação criada para compartilhar a trajetória de 40 anos da BSA teve como intenção a contribuição cultural e acadêmica. Acreditamos no legado que construímos e essa obra discute nossa visão de desenvolvimento da cidade, assim como traz o nosso olhar para os empreendimentos que exaltam as gentilezas urbanas, dentro da nossa jornada construída no mundo da iniciativa privada, a partir da compreensão de necessidades e desejos de clientes, compatibilizando interesses e soluções”, enfatiza.

Brasília e Washington D.C.

O livro Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura, obra bilingue de 347 páginas escrita por Schiavon, Baggio, Consuelo Cornelsen e Salvador Gnoato, foi lançado em março de 2022 durante evento realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON), mesma ocasião da abertura da MOSTRA “40+40”, que registrou mais de oito mil visitas e que agora pode ser conferida virtualmente pelo endereço: https://www.tourvirtual360.com.br/mon4040/

Até o fim de 2022, a obra produzida pela BSA estará presente na Biblioteca Nacional em Brasília e na Biblioteca do Congresso Americano, em Washington D.C.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br. Acompanhe as novidades no Instagram @baggioschiavon