Livro “A arte nos sonha” analisa o momento da criação de 13 obras de renomados compositores de música clássica, com ilustrações de Elias Andreato

Campeonato de automobilismo virtual confirma os 40 pilotos mais rápidos do Brasil
8 de junho de 2021
Aventura em família: Costão do Santinho Resort comemora adesão
8 de junho de 2021

Carlos Netto, autor da publicação, passou uma década realizando minuciosa pesquisa. Elifas Andreato assina as ilustrações, Maestro João Carlos Martins a apresentação. Beethoven, Mozart e Tchaikovsky estão entre os músicos contemplados

Após uma década de pesquisa, o escritor carioca Carlos Netto lança o livro “A Arte nos Sonha”, que apresenta a história de 13 composições de renomados autores: quais as motivações no tema e estética de obras como “Tristão e Isolda”, de Wagner, ou a Sinfonia no. 6 – Patética, de Tchaikovsky. A publicação foi trabalhada com base em fontes originais, entre cartas e registros nas partituras; e secundárias, com as biografias mais recentes publicadas no exterior. A ideia é estimular o ouvir e o exercitar da construção de significados para o compositor e o ouvinte, aproximando-os em suas razões pessoais e humanas. Ir além da partitura. Não se trata de um livro sobre teoria musical, mas das vivencias que estão na origem da criação artística. Elifas Andreato assina capa e ilustrações, com apresentação do Maestro João Carlos Martins. O lançamento será em abril, pela editora Escuta.

“Não é um livro voltado apenas para quem tem conhecimento de música clássica. A ideia é estimular a reflexão pessoal e construção de repertório que pode ser útil na vida profissional e pessoal, diante dos desafios humanos vividos pelos compositores. O fio condutor entre os capítulos, com suas respectivas histórias, procura mostrar que aquilo que fazemos é resultado de quem somos. Nossa ação revela o que sentimos, nosso estado de espírito e motivações, além da qualidade daquilo que realizamos e criamos”, explica o autor.

Tomasso Albinoni, Richard Wagner, Wolfgang Amadeus Mozart, Astor Piazzolla, Camile Saint-Saens, George Gershwin, Claude Debussy, Peter Tchaikovsky, Henryk Górecki, Edward Elgar, Gustav Mahler, Robert Schumann, Ludwig Van Beethoven são os músicos contemplados.

As obras escolhidas revelam o momento significativo da vida do compositor, com temas que serão apresentados dentro da perspectiva da Psicologia, História, Sociologia e Filosofia. Cada capítulo é dedicado, a partir do tema escolhido, a pessoas que são referências em projetos já realizados pelo autor. Nesse grupo estão contemplados: a atriz Clarice Niskier, o escritor Nilton Bonder, a cantora Zizi Possi, o maestro João Carlos Martins, a Associação de Vítimas da Barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho (AVABRUM), Carlos Prazeres, fundador e diretor-executivo da Orquestra Maré do Amanhã, entre outros.

Para muitos Mozart é um artefato cultural, um músico genial. Poucos entendem que há vida humana ali. É um mergulho nas motivações da alma humana. “Nada acontece do nada”, como escreveu Mozart. “Quem desejar me conhecer precisa fazê-lo através das minhas composições”, afirmou Mahler. Chopin buscava o piano quando precisava expressar algo que não conseguia através das palavras. Nenhuma obra de arte pode se tornar grande e universal, transpassando séculos, de forma estranha aos que dela participam – compositores, intérpretes e ouvintes. Há conexões entre vidas. No mosaico de sensações provocadas pela música, a composição se revigora e mostra sua vitalidade na multiplicidade dos diferentes olhares, interpretações e significados ao longo dos séculos.

QR CODE E SITE

Através do QR CODE impresso no livro, o leitor poderá acessar a música apresentada no referido capítulo. No site www.aartenossonha.com.br, o leitor poderá expressar sua experiência e vivência com o texto e a música, assim como ter contato com outros leitores e o significado da música para eles. Haverá uma playlist com as composições escolhidas pelo autor; indicações de interpretações consagradas; entrevistas com compositores, músicos e pessoas do campo das artes sobre os temas tratados no livro; programação de concertos, via streaming, das peças tratadas no livro; discussão da bibliografia e fontes utilizadas e indicações de outros livros para aprofundamento do leitor. Para o lançamento do livro o entrevistado será o rabino Nilton Bonder respondendo questões sobre o mito de “Tristão e Isolda”, da obra de Richard Wagner, um dos capítulos do livro.

DOAÇÃO

Serão doados 300 exemplares para orquestras jovens localizadas em regiões de risco social e cadastradas na plataforma, via web, no Projeto Orquestrando o Brasil (www.orquestrandoobrasil.com.br), lançado pelo maestro João Carlos Martins. O livro servirá de base para um curso voltado para jovens músicos para que se aprofundem mais em aspectos da história dos compositores clássicos.

DEPOIMENTO DO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

Este é um livro diferente de tudo o que eu já li na minha vida e na minha carreira de músico. Existem muitas biografias de Bach, de Mozart, de Beethoven e milhares de livros sobre as suas obras. Este livro não é como esses.

O livro que Carlos Netto realizou é um trabalho que vai ter a maior importância para quem está se iniciando no universo da música clássica e, também para aquele que já está envolvido há muito tempo com essa música.

É fantástico analisar um grande nome da música não somente através da sua escrita, através da sua inspiração, através da sua racionalidade. A Arte nos Sonha quer chegar no fundo da mente de um compositor e procura mostrar o que a alma de um artista pode transmitir para outro ser humano.

A única coisa que posso dizer é que este é um livro que emocionou profundamente esse velho maestro e certamente vai emocionar qualquer pessoa que tenha a oportunidade de ler essa obra.

SOBRE O AUTOR

Carlos Netto é idealizador e coordenador do projeto cultural “A Arte Abraça Brumadinho”, organizando atividades culturais na cidade com artista como Orquestra Maré do Amanhã, Mário Adnet e família Jobim, Clóvis de Barros, Marcus Viana, entre outros.

Foi Diretor de Pessoas e Estratégia do Banco do Brasil por 9 anos, tendo se desligado em dezembro de 2018. Dirigiu os Centros Culturais Banco do Brasil por 2 anos.

É produtor cultural e fundou a Inspirartes Produções Culturais Ltda em 2019. No último ano realizou trabalhos culturais em favelas, como Paraisópolis (SP) e Maré (RJ).

O autor ficou entre os 100 finalistas do Concurso Literário da Livraria Lello, do Porto (Portugal), em 2020. Foram 5.600 participantes de 39 países.

– Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense

– Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

– Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

– Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo

– Pós-doutorando em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo.

– Professor convidado da FIA – Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo

COLABORADORES DO LIVRO “A ARTE NOS SONHA”

Prefácio: Sigmar Malvezzi é livre docente, pela Universidade de São Paulo – USP; doutor em Organizational Behaviour, pela University of Lancaster, Inglaterra e mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, desde 1986. Autor de 60 publicações, entre elas artigos em periódicos, capítulos de livros, textos em jornais de grande circulação e em revistas especializadas.

Ilustrações: Elifas Andreato é designer gráfico e um dos maiores ilustradores brasileiros. Fez 14 ilustrações, sendo uma para cada capítulo e a capa. Cada capítulo terá uma ilustração relacionada ao compositor e a música escolhida no conteúdo.

Texto da apresentação: Maestro João Carlos Martins é dos maiores nomes da música sinfônica no Brasil. Único pianista no mundo que gravou todas as peças de Bach para piano. Seus trabalhos como pianista são reconhecidos internacionalmente, tendo se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo. Autor de livros sobre sua vivência no campo musical.

SOBRE A EDITORA ESCUTA

A Editora Escuta foi fundada em 1986 com o objetivo de apresentar ao público brasileiro os textos mais importantes em psicanálise, tanto de renomados autores estrangeiros quanto nacionais. Assim seu catálogo reúne, entre outros de igual relevância, Piera Aulagnier, Pierre Fédida, Christopher Bollas, Renato Mezan, Contardo Calligaris, Maurice Blanchot, Claude Le Guen, Charles Melman, Joel Birman, Paulina S. Rocha, Jurandir Freire Costa, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Luis Claudio Figueiredo, Zeferino Rocha, Donald Meltzer, Maria Cristina Kupfer, Manoel Tosta Berlinck, Radmila Zygouris, Arthur Tatossian…

Durante as décadas de 1980 e 1990, juntamente com a Livraria Pulsional, sua co-irmã, promoveu a vinda ao Brasil de Pierre Fédida, Christopher Bollas, Radmila Zygouris, Piera Aulagnier para conferências, seminários clínicos e seminários teóricos. Atualmente, além de sua solidez na área psicanalítica, investe também em textos primorosos em filosofia, psicopatologia, fenomenologia, psiquiatria e outras áreas do saber humano.