Litoral do Paraná ganha parque ecológico

Campanha Carmim Inverno 2018
28 de fevereiro de 2018
Tecline apresenta Sofá Sestan
1 de março de 2018

Ekôa Park será inaugurado em Morretes com conceito de educação ambiental e aproximação com a natureza

No próximo dia 03 de março, a partir das 09h, o Ekôa Park será aberto para visitação em Morretes (PR). Criado com o objetivo de aproximar a natureza da vida das pessoas, o parque terá diversas atrações para toda a família. O nome vem do tupi guarani e significa morada.

E essa morada estará cheia de experiências para que os visitantes se reconectem com o meio ambiente. “A natureza nos ensina diariamente, nos inspirando a solucionar os problemas, além de melhorar significativamente nossa qualidade de vida. É essa experiência transformadora que iremos oferecer no Ekôa Park”, conta Tatiana Perim, diretora do parque e ambientalista de coração.

Ela conta que sempre foi apaixonada por essa região que é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial por sua beleza natural e rica diversidade biológica. “Por meio do turismo ecológico e consciente, do uso racional e manejo criterioso dos recursos naturais, é possível explorar com conservação”, explica. Segundo Tatiana, o ganho econômico é muito maior com a floresta em pé do que com a exploração predatória. “Lucramos não somente com o turismo, mas também com os serviços ambientais prestados por uma floresta viva bem conservada, como água de boa qualidade e quantidade, fortalecimento do solo e purificação ar, para nomear somente alguns”, ressalta. Ela destaca ainda que esses serviços são prestados gratuitamente pelas florestas.

Imersão na natureza

Logo na chegada os visitantes irão se encantar com uma projeção 180º que conta a história de Morretes, trazendo informações sobre as formações geológicas e seus ciclos econômicos. A sala é composta por um sistema de projeção vídeo mapeada em que cinco projetores criam uma ilusão de uma janela para o universo. “A inspiração inicial foi a série Cosmos de Carl Sagan onde uma espaçonave percorre o espaço conhecido e de suas janelas vemos a evolução do universo”, explica Olavo Ekman, sócio e artista do Bijari, estúdio responsável pela projeção.

Ao final da apresentação, uma porta no centro da projeção se abre e dá passagem para o Corredor dos Sentidos: uma trilha curta que leva ao centro da mata com sons e aromas da natureza, além de trabalhos de arte que dialogam com o ambiente completando o ciclo de descompressão urbana e permitindo ao visitante aproveitar ao máximo os encantos do local.

A partir dali é possível percorrer a trilha do Peabiru, que conta a história do caminho do Peabiru e seus mistérios; a Trilha da Mata, que mostra as curiosidades da natureza e a dinâmica das interações do bioma; e a Trilha das Aves, que possui a torre de observação, perfeita para os amantes do birdwatching. “Tudo foi pensado para encantar o visitante, levando-o a fazer reflexões e conectando-o com a natureza”, ressalta Tatiana.

Um dos grandes diferenciais do parque é o fato dele estar em meio ao maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil, possibilitando um contato próximo e equilibrado com o ecossistema.

Morro da Aventura

Outro grande atrativo do Ekôa Park é o Morro da Aventura, que oferece atrações com mais adrenalina: arvorismo, tirolesa e bolha humana. No arvorismo são diversos desafios nas alturas em meio à floresta, um percurso com mais de 240 metros com muita adrenalina. No final do percurso está a tirolesa, com aproximadamente 160 metros de comprimento, passando por cima do lago principal. É nesse mesmo lago que o visitante pode entrar em uma bolha e sair andando pelas águas. “O turista pode escolher fazer as três atrações extras em um pacote ou pagar separadamente por cada atividade que tenha interesse em fazer”, destaca a diretora.

Nas alturas

Outra atração que chama a atenção do público é o balão cativo. São cerca de 40 metros de subida no balão, que oferece uma vista única da Mata Atlântica e da Serra do Mar. Além disso, para os turistas que gostam de esportes radicais, o parque também oferece o rapel no balão.

Educação Ambiental

O parque também possui uma área dedicada ao aprendizado. Batizado de Tekôa, ali serão realizadas oficinas para ensinar sobre tecnologias sustentáveis, técnicas construtivas de baixo impacto, plantio e beneficiamento de alimentos. “É realmente um espaço de pedagogia na prática, onde a teoria e a prática se encontram”, explica Tatiana.

Arte em meio à natureza

Os visitantes do Ekôa Park também irão perceber uma série de intervenções artísticas criadas pelo artista plástico Tony Reis. Elas brincam com os elementos da natureza, misturando objetos do cotidiano com a mata conservada, relembrando que nós somos parte integrante da natureza.

O parque também terá restaurante com buffet regional, sempre valorizando a produção local e alimentos orgânicos. A venda de ingressos será no local ou pelo site serraverdeexpress.com.br.

O Ekôa Park está aberto para o turismo sempre aos finais de semana e feriados. Nos outros dias da semana é possível locar o espaço para treinamentos, eventos corporativos e realizar visitas escolares.

Serviço:

Ekôa Park

Abertura para o público: sábado, 03/03

Endereço: Estrada da Graciosa, Km 18,5 – São João da Graciosa/Morretes

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 09h às 17h

Venda de ingressos: no local ou pelo site serraverdeexpress.com.br.

Mais informaçõeswww.ekoapark.com.br