Lesão no ligamento cruzado anterior é a de maior incidência, aponta levantamento do Instituto do Joelho HCor

Equipe do Prof. Dr. Rene Abdala analisou 310 cirurgias realizadas em 2017 e verificou que 37% foram para correção no LCA, sendo 52% delas com outras lesões associadas

 Um levantamento realizado pela equipe do Prof. Dr. Rene Abdalla, do Instituto do Joelho HCor, referência no Brasil em tratamento de lesões ligamentares, revela que o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o mais afetado em casos de lesões de joelho.

Foram avaliadas 310 cirurgias realizadas de janeiro a dezembro do ano passado e 114 delas, cerca de 37%, foram para reconstrução do LCA, sendo 59 com outras lesões associadas, o que representa 52% somente desse tipo de procedimento.

“A lesão vai depender muito de alguns fatores como, por exemplo, intensidade do movimento, algum trauma, sobrecarga e também desgaste de articulação. Cerca de 90% das lesões no LCA são causadas pelo futebol”, comenta O Prof. Dr. Rene Abdalla, diretor médico do Instituto do Joelho HCor.

“A média de idade das pessoas com lesões no LCA e associadas é de 33 anos, justamente um período de grande vigor físico, e variam entre 14 e 58 anos. Em nosso levantamento constatamos a incidência da lesão em 22 mulheres e 92 homens”, acrescenta Dr. Rene.

Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

A lesão no LCA tirou o lateral direito da seleção brasileira, Daniel Alves, da Copa do Mundo e também afastou dos gramados o atacante Fred, do Cruzeiro.

O LCA é um dos quatro principais ligamentos e mantém o fêmur e a tíbia juntos. Sua função é não permitir que a tíbia vá para frente em relação ao fêmur. Ele se parece com um pedaço de elástico e quando se alonga, além da sua capacidade, as fibras desse elástico se rompem. A cirurgia de reconstrução dura cerca de 1 hora e o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte. A reabilitação é iniciada no hospital, com taxa de sucesso de 95%.

Mais de 3,2 mil reconstruções de LCA foram realizadas pelo Dr. Rene Abdalla e equipe desde a criação do Instituto do Joelho, em 2009.

Visitas em nosso Portal

contador de visitas

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.