Lentes de contato exigem cuidados específicos não só em relação à utilização, mas também em relação ao manuseio e armazenamento

Descubra 5 eletrônicos compatíveis com o ecossistema da casa inteligente
10 de maio de 2023
Segundo maior polo de moda do Brasil se destaca pela produção de Jeans
10 de maio de 2023

Há também outras dicas importantes como a de não dormir com as lentes e a de oferecer um descanso aos olhos com alguma frequência

As lentes de contato têm se popularizado entre os brasileiros e, segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, há mais de dois milhões de brasileiros que as utilizam como método de correção da miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros distúrbios visuais ou mesmo como função estética. Porém, os cuidados com as lentes são essenciais para preservar a saúde dos olhos e evitar futuros problemas, como foi o caso recente de um jovem americano que perdeu um olho após ter dormido com as lentes e ter sido vítima de uma infecção ocular causada por um parasita.

Para evitar qualquer tipo de situação incômoda em relação às lentes, o oftalmologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Luiz Aguiar, afirma que os cuidados devem começar já com o manuseio e armazenamento das lentes. “A pessoa deve manusear as lentes sempre com as mãos higienizadas e limpas, sem qualquer tipo de produto. Para guarda-las, elas devem ser mantidas em um estojo apropriada com o uso de soluções específicas, como os soros para lentes, que mantenham hidratadas e descontaminadas. O soro do estojo também deverá ser renovado constantemente”, ressalta ele.

O médico destaca que os materiais das lentes são muito permeáveis (deixam passar o oxigênio do ar para a córnea, onde a lente se apoia), o que permite a sua utilização por longos períodos. Porém, ele explica que, sempre que houver qualquer incômodo no olho, o mais indicado é retirá-la. “Dê um tempo, lave-as com a solução adequada e tente colocá-la novamente. Se essa orientação não for seguida, a lente poderá ser danificada precocemente, ficar contaminada e, eventualmente, provocar danos aos olhos. Em casos mais graves até mesmo provocar uma conjuntivite e lesões profundas de difícil tratamento”, destaca.

Outra recomendação é não dormir com as lentes, pois a córnea poderá sofrer e o olho poderá ficar vermelho com dores e secreções e até mesmo estar sujeito a infecções, como foi o caso do jovem americano. Outra recomendação diz respeito ao tempo de uso de cada lente de contato. “Isso poderá variar de acordo com vários fatores, como a umidade do ambiente, o tempo de esforço visual continuado, a poluição, a existência de alergias e outros. Se for possível dar um descanso aos olhos com alguma frequência também é recomendado”, analisa o médico.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Site: www.hpev.com.br