Lançamento do livro “Arte Brasileira na Contemporaneidade”

Samsung lança refrigerador da linha French Door na cor black inox
16 de julho de 2018
VERÃO 2019: A arte do grafite em seus pés!
16 de julho de 2018

O projeto do livro “Arte Brasileira na Contemporaneidade” permeado de grande sucesso nas duas edições anteriores, completa agora o seu terceiro volume

A seleção apresentada nesta coletânea mostra o caráter estético de várias linguagens artísticas mostrando uma profunda reflexão ao olhar dentro da Contemporaneidade.

Quando se fala em arte e, principalmente, em arte contemporânea, não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da prática visual.

O que vai determinar a contemporaneidade é a qualidade da linguagem, o uso preciso do meio para expressar uma ideia, onde pesa experiência e informação.

A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da crítica de si mesmo.

Em meio ao uso de múltiplas possibilidades de materiais, espaços e tempos, a arte contemporânea não separa a rua e o museu.

A Arte Contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Também conhecida como arte Pós-Moderna, a arte contemporânea compõe com alguns aspectos da Arte Moderna, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.

No entanto, muitos dos valores defendidos pela Arte Moderna foram mantidos na contemporaneidade, como o desejo pelas invenções e experimentações dos artistas.

Não há consenso sobre quanto a arte contemporânea teria se originado, provavelmente foi em meados da Segundo Guerra Mundial.

Essa arte valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objetivo final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas contemplá-la pela sua natureza estética.

As obras a serem expostas aqui se destacam pela exuberância e a alegria de cores com matizes vivos e saturados, que traduzem a força e imenso poder de criação de cada artista.

Os trabalhos se revestem de muita originalidade e intenso sentimentalismo. Com tamanha criatividade, muitas vezes os artistas se apropriam do simbolismo para transmitir os sentimentos e as emoções que os inspiraram no momento da criação.

Dessa forma, pode-se concluir que todos os fatos sociais que envolvem a humanidade, acabam por se refletir na arte. Felizmente, a arte é essa liberdade suprema de manifestação do que se sente, pensa e vive.

Serviço:

Dia 26 e 28 de julho, às 19h,  acontece o lançamento e as noites de autógrafos do livro
“ARTE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE” volume lll
com curadoria de Carmen Pousada.
INN GALLERY – Dr. Melo Alves, 138- JARDIM PAULISTA