Lançamento do Laboratório EMI/EMC

Augen traz proposta diferente ao mercado de móveis sob medida
12 de fevereiro de 2020
Roberta Banqueri à flor da pele
13 de fevereiro de 2020

O Parque Tecnológico São José dos Campos fará o lançamento do Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética no dia 19 de fevereiro, às 8h30

Imagine se, quando o celular começasse a tocar, o airbag do carro disparasse? Ou até mesmo interferisse no funcionamento do bisturi elétrico durante uma cirurgia? Os equipamentos eletroeletrônicos estão conosco o tempo todo, em todo lugar. Para evitar que um prejudique o funcionamento do outro, passam por uma série de testes antes de irem para o mercado.

Esse tipo de trabalho é feito no Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC) do Parque Tecnológico São José dos Campos, cujo lançamento está marcado para o dia 19 de fevereiro, às 8h30, quando as empresas interessadas poderão fazer uma visita ao local.

O Laboratório foi criado para que as empresas das mais diversas áreas, como defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação, possam testar seus projetos e/ou produtos na fase de desenvolvimento.

A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida.

Diferenciais
Os equipamentos do laboratório são calibrados e possuem rastreabilidade aos laboratórios acreditados e apresentam resultados totalmente confiáveis, de acordo com as normas aplicáveis. “O receiver ESW8 é um dos destaques deste laboratório”, conta Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec. “O equipamento lê os dados em tempo real e fornece informações precisas em cerca de um terço do tempo dos outros equipamentos disponíveis no país”, explica.

O ambiente do laboratório é operado pela LACE, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética, que tem uma equipe técnica altamente capacitada para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e de testes, além de dar apoio para ajustes necessários durante o processo.

“Com o Laboratório de EMI/EMC do PqTec, podemos oferecer uma infraestrutura de desenvolvimento de hardware eletrônico diferenciada e de excelência”, resume Henrique Lemos de Faria, diretor executivo da LACE.

Com equipamentos de última geração e equipe de apoio para os testes, o cliente economizará tempo e custos com os ensaios, que reflete de igual modo no desenvolvimento do produto.

O Laboratório de EMI/EMC foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico.

Tire suas dúvidas sobre o tema

O que é Compatibilidade Eletromagnética (EMC)?

Capacidade dos equipamentos funcionarem corretamente no seu ambiente eletromagnético sem provocar interferências entre eles.

O que são Interferências Eletromagnéticas (EMI)?

Você se lembra da época em que o liquidificador ligado interferia na televisão? As interferências eletromagnéticas ocorrem quando o acoplamento de energia causa comportamento indesejado dos equipamentos eletroeletrônicos, devido a fontes de ruído como motores, lâmpadas, aparelhos celulares ou radiações cósmicas. Por isso, todo produto precisa ser projetado, testado e certificado considerando os efeitos eletromagnéticos. Isso previne problemas em diversas situações como interferência de aparelhos pessoais no funcionamento de aviões, carros, trens e hospitais; dos equipamentos de auxílio a navegação de um aeroporto; até mesmo a interferência do celular do médico no bisturi elétrico durante uma cirurgia, entre outras situações do dia a dia.

Mais informações sobre o Laboratório EMI/EMC com LACE Engenharia
vendas@laceeng.com.br | (12) 3042-0311