Juntos no amor e no trabalho

Sallve lança Protetor Solar FPS 60
11 de junho de 2021
O X marca o local: conheça Tiffany Atlas X
11 de junho de 2021

Casal de sócios da Muskinha, Amanda Chatah e José Neto compartilham o segredo do sucesso nos negócios e no relacionamento

Amor e negócios são duas forças que podem, sim, estar em sintonia. Casais que empreendem juntos têm a difícil tarefa de conciliar de maneira equilibrada a vida afetiva com a profissional. Esta é a realidade de Amanda Chatah, 42 anos e José Neto, 38 anos. O casal está junto há pouco mais de doze anos e são sócios idealizadores da marca de mobiliário infantil “Muskinha – Design Divertido”. Hoje, a marca está em rápida ascensão e conta com mais de 127 mil seguidores no Instagram @muskinha, que traz soluções e inspirações para espaços infantis aos seus seguidores.

Foi em um carnaval em 2009 que o destino juntou os dois, em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais, onde ambos possuem casas de veraneio. Amanda, já tinha uma filhinha chamada Flora, com 8 anos na época, e a primeira exigência para que o relacionamento desse certo era que José se desse bem com a menina – e aconteceu! O encontro rendeu o casamento em 2013 e a dupla hoje é um quinteto! A família, fruto dessa união, é parte crucial na criação da marca e, Flora, Olivia e Antônio seguem inspirando os pais todos os dias.

Quando Olivia, a primogênita do casal nasceu, eles perceberam como era difícil ficar longe das filhas, pois ambos passavam em média nove horas por dia trabalhando fora, o que fazia com que vissem as filhas apenas no período da noite. Foi então que começaram a surgir muitas conversas entre os dois na tentativa de mudar esse cenário.

E então, o empreendimento nasceu no ano de 2016, quando uma das suas filhas caiu do berço onde dormia. Olivia, na época com apenas oito meses de idade não sofreu nenhum ferimento grave, porém esse alerta foi o gatilho para buscarem uma solução para proteger a integridade da criança. Depois desse acontecimento assustador os pais decidiram repensar todo o quarto de Olivia. Começou então, um grande período de pesquisas sobre o universo infantil que acabou resultando no interesse do casal pelo método Montessori. A metodologia montessoriana acredita num ambiente preparado para a criança, onde os móveis estão distribuídos na altura de seus olhos e no alcance de suas mãos, visando sua maior autonomia e segurança.

Foi assim que o casal resolveu aplicar os conhecimentos de engenharia de José junto à experiência de moda e marketing de Amanda, no desenvolvimento da cama casinha que até hoje é o “carro chefe” da marca. A execução foi realizada em parceria com uma pequena marcenaria. “Depois que a cama da Olivia ficou pronta, mostramos o resultado aos nossos amigos, que espalharam a notícia e pediram que fizéssemos também para os seus filhos. Enxergamos ali a possibilidade de um novo negócio e juntamos a oportunidade de empreender com uma experiência que nós dois vivemos juntos, dentro da nossa casa”, lembram Amanda.

Nos primeiros anos do empreendimento, os dois faziam de tudo um pouco, mas com o passar do tempo foram entendendo que teriam que oferecer para a empresa a expertise individual de cada um. Amanda passou então a cuidar das áreas relacionadas à comunicação e imagem da marca, enquanto José cuidava da parte de produção, gerência de qualidade e novos produtos. Esta divisão mais apurada das tarefas fez com que o relacionamento pessoal entre os dois melhorasse bastante, pois ao executarem funções bem determinadas as divergências de opinião diminuíram.

Mesmo com o crescimento do negócio, os donos ainda põem a mão na massa em muitas etapas do processo. José, até hoje costuma ir até as casas dos clientes para trabalhar as montagens nas entregas e Amanda, ainda cuida de boa parte das fotografias dos produtos e da criação de conteúdo para as redes sociais da marca.

Sobre conciliar o relacionamento com a sociedade Amanda pondera: “Já vi muita sociedade acabar e os sócios nunca mais se falarem, mas aqui se acontecer tem um casamento em jogo, né?! Já brigamos muito, principalmente no começo quando as coisas eram mais complicadas, com a falta de dinheiro, a exaustão pela responsabilidade de tocarmos tudo sozinhos, não tínhamos nem vendedores quando tudo começou, então nos revessávamos na loja, inclusive aos finais de semana. Hoje em dia, o que realmente ainda não encontramos solução é a parte do descanso, temos muita dificuldade em tirar férias, pois somos apenas nós dois para supervisionar a empresa como um todo, né? Não temos como revezar nesse sentido. Por outro lado, é muito bonito crescer lado a lado a quem você ama e admira. Além da beleza e o orgulho de crescer juntos, é gratificante ver os nossos filhos terem a oportunidade de vivenciar isso tudo conosco e se orgulharem daquilo que estamos construindo. Levantamos uma empresa do zero sem nenhum tipo de ajuda, apenas nós dois juntos e isso já é muito especial”.

Hoje, a empresa prospera e a relação entre os dois também. O trabalho faz parte do dia a dia do casal: “Muskinha é nosso 4º filho, cuidamos tanto dela que já faz parte da nossa família” – brinca a empresária.

Conheça a Muskinha!
E-commerce: http://www.muskinha.com.br

crédito fotos: Renata D Almeida